Livraria da Folha

 
31/08/2010 - 15h50

Público decidirá se personagem Caio é gay, diz Mauricio de Sousa

PAULA DUME
colaboração para a Livraria da Folha

25.fev.10/Folhapress
Segundo Mauricio, leitor vai decidir se Caio é gay ou não
Segundo Mauricio, leitor vai decidir se Caio é gay ou não

Orientação sexual ainda é um assunto delicado para discutir com os adolescentes, principalmente nas tirinhas de Mauricio de Sousa.

"Nem nós nem nosso público mais conservador estamos preparados para receber um personagem decididamente gay nas nossas histórias em quadrinhos", afirmou o desenhista em entrevista à Livraria da Folha, quando questionado sobre o sumiço do suposto personagem gay, chamado Caio, da revista "Tina".

Enquete: Na sua opinião, o personagem Caio deve ser gay?

Caio surgiu na 6ª edição da publicação. Apresentado como melhor amigo de Tina, diz ser comprometido. Neste momento, ele aponta para outro rapaz, o que causa estranhamento nos demais personagens e leitores do quadrinho.

Divulgação
Tina e Caio na capa da 6ª edição da revista "Tina", da Panini Comics; orientação sexual do personagem causa polêmica entre leitores
Tina e Caio na capa da 6ª edição da revista "Tina", da Panini Comics; orientação sexual do personagem causa polêmica entre leitores

O criador da Turma da Mônica esclareceu que Caio não sumiu. "Vai reaparecer, mas com essa proposta do leitor decidir se ele é gay ou não", disse o quadrinista sem detalhar o processo de escolha.

Durante a conversa, Mauricio também descreve o cuidado que teve na adaptação dos tabus da adolescência nos livros "Coisas que as Garotas Devem Saber" e "Coisas que os Garotos Devem Saber", que têm os personagens da Turma da Mônica Jovem.

Mauricio também contou como será sua parceria com os personagens de Osamu Tezuka (1928-1989), considerado o "pai do mangá moderno".

*

Livraria da Folha: Por que Caio, o suposto personagem gay, sumiu dos quadrinhos?

Mauricio de Sousa: Ele não sumiu, vai reaparecer, mas com essa proposta do leitor decidir se ele é gay ou não. Nem nós nem nosso público mais conservador estamos preparados para receber um personagem decididamente gay nas nossas histórias em quadrinhos.

Livraria da Folha: Como você adaptou a linguagem dos personagens para tratar de informações sobre sexualidade e saúde nos livros para os jovens?

Mauricio: Eu fiz uma parceria com o [Antonio Carlos] Vilela com esse cuidado, para que fosse um livro para o adolescente mesmo. As ilustrações também são adequadas, ou seja, a forma procurada foi a mais suave e gentil, como se tivéssemos falando com nossos filhos. Muitos pais encaram esses assuntos como tabus, esperando que os filhos cheguem para falar. Os filhos também têm um pouquinho de receio de falar com a mãe e com o pai. Então, nós estamos abrindo o jogo com esses assuntos e sugerindo que pais e filhos leiam juntos e tirem as dúvidas nesse texto, que está muito cuidadoso. Nós estamos intermediando um diálogo entre pais e filhos para essa idade difícil.

Livraria da Folha: Esses livros são indicados para quais faixas etárias?

Mauricio: Criançada de 8 ou 9 anos, esperem um pouquinho. Esses livros são para crianças acima de 10 ou 12 anos. É para a menininha que está entrando na puberdade e para os meninos que estão se tornando homenzinhos. São assuntos que têm esse cuidado.

Livraria da Folha: Como será a parceria entre os personagens da Turma da Mônica com os de Osamu Tezuka?

Mauricio: O que posso adiantar é que estamos desenvolvendo os temas que serão passados no Japão, e boa parte das aventuras no Brasil --na Amazônia e um pouquinho no Sudeste. Nossos personagens vão se misturar com os deles.

 
Voltar ao topo da página