Livraria da Folha

 
01/09/2010 - 07h04

Invasão da Polônia provoca Segunda Guerra; conheça a história

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Há 71 anos, na madrugada do dia 1º de setembro de 1939, tropas da Alemanha romperam a fronteira polaca. A invasão desencadeou o maior conflito militar da história, guerra que envolveu mais de 70 países e provocou a morte de aproximadamente 50 milhões de pessoas.

Hitler desejava reaver o chamado corredor de Danzig --faixa de terra que liga a Polônia ao Mar do Norte--, um território alemão perdido durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A agressão também serviu para testar a tolerância da Inglaterra e da França, além de colocar em prática as táticas de batalha e expor os soldados a uma situação real de combate.

Divulgação
Esta obra destaca as estratégias características do confronto
Esta obra destaca as estratégias características do confronto

Os poloneses --assim como o exercito francês e outros da época-- usavam cavalos para locomoção, transporte de armas e combate de cavalaria, semelhante às estratégias do século 19. O país possuía alguns armamentos modernos e blindados, mas não foi capaz de enfrentar a organização e a tecnologia nazista.

Pela violação internacional, a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Em 10 de setembro, os alemães cercam Varsóvia. Devastada, no dia 27 do mesmo mês a capital se rende. A resistência polaca continuou por mais alguns dias, mas sem força para reverter o domínio estrangeiro.

A União Soviética, sob o comando de Josef Stálin (1879-1953), colaborou com a invasão. Porém, o país mudou de lado pouco tempo depois e colaborou para o fim do Terceiro Reich.

"A Segunda Guerra Mundial" (Contexto, 2010), escrito pelo historiador francês Philippe Masson (1928-2005), traz análise do conflito com destaque para as características estratégicas, logísticas, econômicas e humanas.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página