Livraria da Folha

 
06/09/2010 - 12h16

Em romance policial, cirurgião desvenda crimes a partir de ossada da vítima

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A Europa Medieval é cenário de crimes desconhecidos e quase perfeitos. Guiadas por motivações de vingança, inveja e inocência, são muitas as mortes que não deixam histórias. Que simplesmente são, eram, já foram. Em época tão distante, sem tecnologia, com povoados separados, tradições seculares e leis orais, como exigir soluções e evidências de assassinatos a partir de leituras simples da situação?

Divulgação
Se desvendar um assassinato hoje já é difícil, imagine em 1363
Se desvendar um assassinato hoje já é difícil, imagine em 1363

E este poderia ser mais um desses casos, quando um homem avista no fosso do castelo o que ele imaginava ser ossos de porco. "Até que ele encontrou a caveira", revela o cirurgião Hugh de Singleton, personagem principal do livro "Ossos Inquietos" (Garimpo). Chamado para uma visita profissional pelo Lorde Gilbert, terceiro barão Talbot e lorde do castelo de Bampton, foi com o encargo de examinar os ossos. Eram realmente de uma pessoa?

Sempre em primeira pessoa, o cirurgião revela pouco a pouco seus pensamentos, suspeitas e infelicidades para com a vida. "Se quando escolhi este trabalho, eu soubesse que limpar sujeira de ossos faria parte de meus deveres, eu teria continuado a primeira vocação que escolhi para mim: clérigo."

Com base em diálogos, suspeitas e observações clínicas, a complexidade dos crimes é revelada a partir das diferentes fontes de informação, a começar pela ossada encontrada. Um quebra-cabeça se revela dentro de outro, e no entrelaço dos crimes, paixão, poder e fortuna ditam as emoções sem regras.

O escritor do romance Melvin R. Starr por muito tempo lecionou aulas de história, especializando-se em estudos medievais. Aliado à curiosidade pelas técnicas medicinais comuns à época, "Ossos Inquietos" inaugura uma série de tramas misteriosas com o cirurgião, investigador e criminalista Hugh de Singleton. Pelo menos, até que os ossos em questão não sejam os dele.

*

"Ossos Inquietos"
Autor: Melvin R. Starr
Editora: Garimpo Editorial
Páginas: 256
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página