Livraria da Folha

 
06/09/2010 - 18h11

Livros abordam as eleições por diferentes pontos de vista

da Livraria da Folha

Às vésperas de mais uma eleição, a Livraria da Folha selecionou livros sobre o tema destinados tanto a quem vota quanto aos candidatos.

A obra "A Geografia do Voto nas Eleições Presidenciais do Brasil: 1989-2006" (Vozes, 2010), por exemplo, traz um estudo detalhado e uma análise dos números que refletem a vontade política do povo brasileiro. Para chegar ao resultado final, os autores compilaram informações sobre os resultados das cinco últimas eleições presidenciais.

"Eleições na Estrada" (Publifolha, 2009) segue o mesmo caminho, traçando um perfil de quem concorre e de quem vai às urnas. A diferença é o método aplicado. Nesta obra, dois repórteres da Folha de S.Paulo relatam sua viagem aos confins do Brasil no segundo semestre de 2008, durante a cobertura de campanhas eleitorais em 30 municípios do interior do país.

Divulgação
Do perfil dos eleitores brasileiros às ferramentas de marketing político, saiba tudo sobre as eleições
Do perfil dos eleitores brasileiros às ferramentas de marketing político, saiba tudo sobre as eleições

Em "A Cabeça do Eleitor" (Record, 2008), o sociólogo Alberto Carlos de Almeida aborda de maneira clara e acessível o comportamento do povo na hora de votar. O autor baseou-se em estatísticas de mais de cem eleições municipais, estaduais e presidenciais. Para ele, o eleitor brasileiro coloca quase sempre em primeiro lugar a satisfação de suas necessidades básicas e está longe de ser ingênuo: não se deixa ludibriar facilmente nem mesmo pelas mais avançadas técnicas de comunicação e publicidade.

"Eleições 2.0" (Publifolha, 2009) discorre sobre como o uso das mídias sociais --como blogs, YouTube, Wikipédia e Orkut-- pelos candidatos e cidadãos tornou-se ferramenta essencial de comunicação e fator importante na corrida eleitoral.

Para faturar o cargo pretendido, no entanto, não basta só saber usar a internet a seu favor. Em "Campanha Política" (A Girafa, 2006), o marqueteiro Jorge Oliveira orienta os profissionais de comunicação com mais de 250 dicas para melhorar a imagem de seus candidatos.

No livro "Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais" (Editora Objetiva, 2009), Antonio Lavareda, que já participou de 76 campanhas, analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais. Ele usa como referência vitórias recentes como as de Barack Obama, Lula e Fernando Henrique Cardoso.

 
Voltar ao topo da página