Livraria da Folha

 
08/09/2010 - 09h27

Hitler e outros líderes possuíram lança que perfurou Jesus, diz livro; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro conta história da arma que perfurou Jesus e se tornou relíquia
Livro conta história da arma que perfurou Jesus e se tornou relíquia

Em "A Lança Sagrada de Hitler" (em promoção na Livraria da Folha), o pesquisador Pedro Silva reúne documentos, relatos históricos, narrativas míticas e textos religiosos para remontar a história da lança com que Jesus foi perfurado para confirmar sua morte após a crucificação.

De acordo com o autor, o objeto banhado com o sangue de Cristo --conhecido como Lança Sagrada, Lança de Longino ou Lança do Destino-- se tornou uma relíquia e muitos passaram a cobiçá-la, pois tornaria invencível o seu proprietário.

Silva narra como o objeto passou de mão em mão na história da humanidade e como chegou até grandes conquistadores como Adolph Hitler, Carlos Magno, Alexandre, o Grande, o imperador Constantino e até Frederico Barba Ruiva.

Divulgação
Hitler teria possuído lança que feriu Jesus; segundo Silva, conquistadores achavam que arma deixava invencível
Hitler teria possuído lança que feriu Jesus; segundo Silva, conquistadores achavam que arma deixava invencível

Leia trecho de "A Lança Sagrada de Hitler" .

*

A nossa análise, no entanto, indica que, se a Lança Sagrada efetivamente perfurou Cristo, então foi por meio das mãos de Longino que tal ato aconteceu, caso contrário o fato não teria tido o impacto na História, essencialmente bíblica, que obteve.

A Lança, como catalisador da revelação, fornecia a prova viva da Ressurreição, pois o ferimento físico causado pela ponta afunilada esta misteriosamente selado no Cristo ressuscitado, quando este apareceu à visão espiritual dês seus apóstolos reunidos. Apenas o desconfiado Tomé, confiando unicamente nas aparências exteriores da visão física, não viu o Deus-Homem que atravessou as portas fechadas para aparecer perante ele.

Depois disse a Tomé "Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente".

Como as feridas terrestres da Lança e dos pregos apareciam no corpo físico de Cristo ressuscitado, os primeiros cristãos acreditavam que, se os seus ossos tivessem sido despedaçados na Cruz, a Ressurreição, tal como a conhecemos nunca poderia ter acontecido, pois era este o significado que atribuíam às misteriosas palavras de Isaías: "Nenhum de seus ossos será quebrado".

Gaio Cássio, que cometera um crime marcial motivado pelo seu desejo compassivo de proteger o corpo de Jesus Cristo, passou a ser conhecido como Longino, o Lanceiro. Convertido ao Cristianismo, veio a ser venerado como grande herói e santo pela primeira comunidade cristã em Jerusalém, e como principal testemunha do derramamento do Sangue da Nova Aliança, da qual a Lança se tornou símbolo.

Diz-se que, por pouco tempo, ele teve nas mãos o destino de toda a Humanidade. A Lança com a qual perfurou o flanco de Cristo tornou-se um dos grandes tesouros da cristandade, e uma lenda única se criou à cerca desta arma, na qual foi mais tarde colocado um dos pregos na Cruz.

*

"A Lança Sagrada de Hitler"
Autor: Pedro Silva
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 112
Quanto: R$ 6,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página