Livraria da Folha

 
13/09/2010 - 13h22

Arsenais de cachaça, livros revelam curiosidades da popular "branquinha"

da Livraria da Folha

Que o brasileiro adora uma cerveja não é mistério, e outras bebidas como o uísque e o vinho cada vez mais despertam os paladares das pessoas. Mas a cachaça...

Folha Imagem
Degustar cachaça é uma nova prática
Degustar cachaça é uma nova prática
Reprodução
Obra aborda história social e cultural da famosa bebida brasileira
Obra aborda história social e cultural da famosa bebida brasileira

A cachaça é considerada um símbolo nacional. A "branquinha", carinhosamente apelidada, é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira e que ganha cada vez mais respeito e gosto no exterior.

Famosa desde os tempos da senzala, curioso pensar como a bebida teve participação em fatos históricos, sociais e econômicos nos tempos de desenvolvimento do Brasil. Afinal, o destilado é feito à base da cana-de-açúcar, cultivo popular nos tempos de colonização portuguesa.

Por conta desta elegância e importância histórica, diversos livros debatem o tema de formas diferentes, mas cada um com curiosidades interessantes e que valem uma espiada.

"Cachaça", de Jairo Martins da Silva, aborda as informações marcantes de toda a história da peculiar bebida. O autor aborda os preconceitos enfrentados pela "branquinha" nas mesas brasileiras e no exterior até pouco tempo, além de comentar seu recente uso por profissionais da gastronomia.

Reprodução
Famoso folclorista, Luís da Câmara Cascudo, promove divertido ensaio
Famoso folclorista, Luís da Câmara Cascudo, promove divertido ensaio

Outra obra interessante é a do folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo, nomeada "Prelúdio da Cachaça", onde o pesquisador viaja por uma linha do tempo para apresentar todos os dados coletados da "água que passarinho não bebe", como brinca o folclorista.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Mais um livro com o título "Cachaça", este do químico Erwin Weimann, explora o processo de sua fabricação nos canaviais e engenhos de antigamente e a feitura de hoje em diferentes regiões do país. A obra também reúne nomes famosos da cozinha nacional, como Carla Pernambuco, Sergio Arno e Claude Troisgros, que ensinam receitas feitas com cachaça. Weimann, é claro, também promove um debate científico entre outras populares bebidas do mundo, como a cerveja.

Cachaceiros ou não, com ou sem limão (para fazer a tradicional "caipirinha"), não faltam opções interessantes para se aprender mais sobre a famosa aguardente. Afinal, lugar de cultura é no bar com os amigos.

 
Voltar ao topo da página