Livraria da Folha

 
16/09/2010 - 15h14

Diário do século 19 narra o início das grandes cirurgias; leia trecho

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No século 19, Henrique Estêvão Hartmann abandonou a prática cirúrgica para registrar as descobertas científicas no campo da medicina. Viajou o mundo coletando informações e se tornou testemunha das revoluções do período.

Divulgação
Livro constitui o mais fascinante relato dos pioneiros da cirurgia
Livro constitui o mais fascinante relato dos pioneiros da cirurgia

No dia em que William Morton realizou a primeira anestesia, em 16 de outubro de 1846, Hartmann estava presente. Esse evento foi decisivo. Graças ao emprego de anestésicos, as grandes cirurgias se tornaram realidade.

Após sua morte o diário caiu nas mãos do jovem médico Jürgen Thorwald, seu neto. Ao receber a herança, decidiu que o publicaria, revelando o desenvolvimento científico que seu avô presenciou.

Baseado no relato, "O Século dos Cirurgiões" (Hemus, 2010) recria o ambiente e dá vida aos pioneiros da cirurgia. Leia, abaixo, um trecho do livro.

Visite a estante dedicada à medicina

*

Antônio Hillary, comerciante e aproveitador de guerra em Constantinopla, que me conseguira permissão para entrar no lazareto e me conduzia espichou os cantos da boca para o queixo.

- Vistas de longe, até as covas têm, às vezes, bela aparência, - disse ele. - E aquilo é uma cova de primeira grandeza. Eu não vou a terra. Com a febre, o tifo e a cólera, o senhor pode avir-se sozinho...

- Mas eu só quero ver as salas cirúrgicas! - insisti.

- Morrem todos na mesma sujeira. - tornou-me o homem. - Se imagina seriamente que o éter e o clorofórmio podem virar um lazareto em local de recreio, digo-lhe que está enganado, moço! Pode deitar a droga à vontade, no nariz dos feridos, fechar a boca a esses coitados, enquanto lhes cortam braços e pernas. Mas depois, eles morrem fatalmente de febre e gangrena; e vão juntar-se ao montão de cadáveres. E morrem tanto mais depressa, com certeza tanto maior, quanto mais os seus colegas os examinam e esquartejam. O senhor ainda não viu o que é morrer!...

Nesse momento, eu ainda não podia compreender que, na última frase, Hillary formulara uma verdade fundamental, nitidamente característica de mais de três decênios de evolução cirúrgica.

*

"O Século dos Cirurgiões"
Autor: Jürgen Thorwald
Editora: Hemus
Páginas: 352
Quanto: R$ 42,42 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página