Livraria da Folha

 
21/09/2010 - 21h04

Há 150 anos morria Arthur Schopenhauer; conheça o filósofo pessimista

da Livraria da Folha

Reprodução
Arthur Schopenhauer entrou para a história com a imagem de ranzinza
Arthur Schopenhauer entrou para a história com a imagem de ranzinza

Arthur Schopenhauer, chamado de filósofo do pessimismo, entrou para a história com a imagem carrancuda de velho ranzinza, mal-amado e invejoso. Mas, convenhamos, ele tinha lá seus motivos.

Nasceu numa família rica, em Dantzig, atual Polônia, no ano de 1788. Sua mãe era escritora e defendia uma postura muito liberal para a época. Após o suicídio do marido, passou a viver com um jovem amante. O filósofo reprovava abertamente essa conduta.

Somado ao seu desapontamento com a figura materna, suas decepções amorosas lhe transformaram em um misógino convicto. Carregou, por toda a vida, um grande rancor pelo sexo feminino.

Em 1819, publica "O Mundo como Vontade e Representação" sua obra-prima. Pouco tempo depois, quando lecionava na Universidade de Berlim, Schopenhauer encontrou seu maior adversário: Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831).

As palestras de Hegel, o maior representante do idealismo alemão, eram as mais disputadas entre os alunos, fato que atraía a inveja. Conta-se que, com a intenção de disputar a preferência dos estudantes, Schopenhauer marcou sua aula no mesmo horário, a experiência resultou em um fracasso total.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Contudo, sua vida não foi feita apenas de frustrações e derrotas. Aos poucos, seus textos passaram a atrair a atenção de escritores e de outros intelectuais. Exerceu grande influência em Friedrich Nietzsche (1844-1900), Sigmund Freud (1856-1939) e Machado de Assis (1839-1908).

Morreu em 1860, há 150 anos. Hoje, seus livros são mais vendidos que os de seu rival.

Visite a estante dedicada à filosofia

 
Voltar ao topo da página