Livraria da Folha

 
24/09/2010 - 16h07

"A Criança até 4 Anos" ajuda educadores e pais sobre desenvolvimento dos pequenos

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra aponta como ambiente escolar pode ser educativo e saudável
Obra aponta como ambiente escolar pode ser educativo e saudável

Quando seus olhos se encontram, o acordo está selado. Há ali um compromisso, uma obrigatoriedade e uma entrega quase que total de um para o outro. No entanto, se a boca abre e o grito ecoa, a comunicação é perdida e, a cada novo fôlego, os adultos batem cabeça na tentativa de desvendar o que a criança quer. É fome, sono ou birra? Tudo junto ou nada disso?

Em "A Criança até 4 anos", a educadora Vânia de Almeida Salek baseia-se em anos de experiência para relatar, instruir e acalmar profissionais da educação que trabalham com esta faixa etária. A obra também orienta pais de primeira e segunda viagem, curiosos com o desenvolvimento educacional de seus filhos e de como a escola pode ser um ambiente rico, estimulante e saudável durante o período da infância.

O objetivo do livro é ir além do beabá da relação com as "fofinhas" crianças. O foco é na construção social infantil, questionando o comportamento na entrada da escola, ambientação, troca de experiências, desenvolvimento da linguagem e do controle do próprio corpo, entre outros comportamentos relativos à educação que acontece dentro dos muros da escola.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Por cinco anos, Salek se dedicou à pesquisa e acompanhamento de grupos de crianças, e o registro desta experiência resultou no livro, que relata e explora o cotidiano dos educadores. As maiores dificuldades, as melhores formas para se agir em situações fora do padrão, como se portar e servir de exemplo para os pequenos são alguns dos comportamentos abordados pela autora.

Os capítulos de "A Criança Até 4 anos" são divididos por faixa etária, o que facilita a leitura do leitor-pai-educador na compreensão das fases que serão vividas pelas crianças, desde as primeiras palavras até a interação criativa com o mundo. Algumas das propostas apresentadas são em forma de jogos e brincadeiras.

A primeira parte da obra condiz muito com a realidade brasileira. Discutir sobre "O Ingresso na Creche" diz respeito a mães e pais de todas as faixas econômicas, e por isso, é fundamental que se esclareça o que acontece ali dentro, quais são as propostas e o papel dos educadores, instituições e como as crianças são afetadas por isso.

"O livro foi escrito com a intenção de servir como um guia prático, descomplicado e bem-humorado", avisa a autora. Assim, da próxima vez que os olhos se encontrarem, desta vez sorria sem medo de aprender e ensinar.

*

"A Criança Até 4 anos"
Autora: Vânia de Almeida Salek
Editora: Summus Editorial
Páginas: 144
Quanto: R$ 33,80
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página