Livraria da Folha

 
26/09/2010 - 20h09

Assis Valente suicidou-se tomando formicida com guaraná

BENEDITO TEIXEIRA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre o compositor
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre o compositor

Leia curiosidades sobre o compositor Assis Valente.

Entre próteses e desenhos
Os desenhos de Assis Valente chegaram a ser publicados em revistas famosas da época, como a Fon-Fon, logo que ele chegou ao Rio, em 1927. O trabalho como protético também era elogiado, sendo considerado um dos melhores da cidade. O sócio José de Aguiar Dantas acabou a parceria no laboratório de próteses por causa da carreira artística de Valente, que o afastava das obrigações do negócio. Em 1938, o compositor abriu seu próprio laboratório.

Passos para a morte
As dívidas agravaram a situação financeira do compositor. Após a tentativa de suicídio no Corcovado, tentou cortar os pulsos. A terceira e última tentativa de se matar ocorreu no dia 10 de março de 1958. Atolado em dívidas, foi à SBACEM (Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música) verificar se havia algum dinheiro. Depois, comunicou sua morte ao editor Vicente Vitale e ao embaixador Pascoal Carlos Magno. Por volta das 18h daquele dia, num banco da Praia do Russel, morreu depois de tomar formicida com guaraná.

Cansado da vida
Após sua morte, nos bolsos da calça que vestia foi encontrada uma carta para a polícia que dizia: "Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos e de tudo". Também pediu a Ary Barroso para pagar os aluguéis atrasados. Na mesma carta afirmou que estava muito cansado das injustiças e enjoado de tudo.

 
Voltar ao topo da página