Livraria da Folha

 
25/09/2010 - 08h10

Gordon Ramsay ensina a fazer doce cremoso de café e chocolate; veja receita

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Chef introduz e apresenta o segredo de suas receitas
Chef introduz e apresenta o segredo de suas receitas

Famoso pelos programas "Hell's Kitchen" e "Kitchen Nightmares", o chef Gordon Ramsay sabe fazer da cozinha um ambiente dos sonhos e mais relaxado. Em seu "Cozinhando para os Amigos" , lançado recentemente pela editora Globo, o temido popstar do mundo gastronômico revela-se bastante simpático.

Pequenas notas introdutórias escritas pelo autor apresentam as mais de cem receitas, divididas em oito capítulos, presentes no livro. O grande trunfo da obra é transformar o ato de cozinhar em uma atividade divertida, que envolve toda a família.

Ramsay tem como princípio fazer da mesa uma fonte de prazer e não de estresse e procura sempre por alimentos. No livro ele mostra que cozinhar não precisa ser chato nem complicado. Divide, assim, com os leitores, seus pratos favoritos e clássicos como presunto assado caramelizado e risoto de cogumelo.

Uma das sobremesas apresentadas na obra é um delicioso creme de café e chocolate simples de preparar. Veja receita.

*

Divulgação
Rico e cremoso, doce é levemente assado e pode ser servido de diversas formas
Rico e cremoso, doce é levemente assado e pode ser servido de diversas formas

Potes de chocolate e café

Para 4 pessoas

200 ml de creme de leite sem soro
100 g de chocolate meio-amargo, com o mais alto teor de sólidos de cacau, picado
50 ml de creme de leite com soro
2 gemas grandes
30 g de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de café forte ou expresso
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco, para servir (opcional)
lascas de chocolate, para guarnecer (opcional)

Estes cremes de chocolate e café são ricos e cremosos, e tão agradáveis ao olhar quanto ao paladar. Como os cremes são delicadamente assados em banho-maria, você pode colocá-los em belas xícaras de chá, como eu fiz, ou usar potes comuns para uma apresentação mais simples.

Preaqueça o forno a 170°C. Em uma panela média, aqueça o creme de leite até começar a levantar fervura. Adicione o chocolate e mexa até derretê-lo e a mistura ficar lisa. Retire a panela do fogo e junte a mistura de chocolate ao creme com soro, mexendo. Deixe esfriar.

Ferva uma chaleira de água. Usando uma batedeira elétrica, bata as gemas e o açúcar em uma tigela durante cerca de 5 minutos ou até obter uma pasta pálida e grossa o bastante para soltar-se lentamente da pá da batedeira. Agregue ao creme de chocolate e acrescente o café.

Divida a mistura entre 4 potinhos comuns ou de cerâmica, com capacidade para 125-150 ml. Coloque os potinhos em uma assadeira funda. Coloque a assadeira na grade inferior do forno, que você deve puxar até a metade para fora, mas mantendo a assadeira nivelada. Coloque água fervente na assadeira - a água deve ir até a metade dos potes. Empurre a grade de volta para dentro. Asse durante 20-25 minutos. Os pudins estão prontos quando a parte externa ficar firme e o centro levemente mole.

Retire os potes da forma de banho-maria e deixe esfriar completamente. Mantenha na geladeira durante algumas horas ou a noite toda. Retire da geladeira 10-15 minutos antes de servir. Se quiser, acompanhe com uma porção de creme fresco e lascas de chocolate.

*

"Cozinhando para os Amigos"
Autor: Gordon Ramsay
Editora: Globo
Páginas: 210
Quanto: R$ 79,90 (veja preço especial)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página