Livraria da Folha

 
31/10/2010 - 13h45

Indecisos já se decidiram, diz pesquisa

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Se ainda não sabe em quem votar, não se preocupe. Segundo uma pesquisa realizada em 2007, na Itália, associações feitas pelo seu cérebro já decidiram qual o melhor candidato, mesmo que você ainda não saiba disso.

Divulgação
Obra traz crônicas bem-humoradas e profundas sobre a vida na Terra
Obra traz crônicas bem-humoradas e profundas sobre a vida na Terra

De acordo com o estudo, a mente humana age atribuindo "notas" positivas ou negativas em milissegundos. Em estado não consciente, um juízo de valor é aplicado a um objeto ou pessoa e determina sua preferência.

O artigo "Automatic Mental Associations Predict Future Choices of Undecided Decision-Makers" ("Associações Mentais Automáticas Predizem Escolhas Futuras de Indecisos que Tomam Decisões", em tradução livre), publicado na revista "Science" em 2008, foi comentado por Fernando Reinach, biólogo e um dos idealizadores dos projetos de sequenciamento genômico no Brasil.

O comentário faz parte de "A Longa Marcha dos Grilos Canibais" (Companhia das Letras, 2010), uma coletânea de texto escritos por Reinach.

Descobertas, dilemas ambientais, sexo, pré-história, avanços tecnológicos e política são alvos da análise criativa e bem-humorada do cientista. Leia, abaixo, a crônica na íntegra.

Visite a estante dedicada às ciências biológicas

*

Imagine que num futuro próximo você precise tomar a decisão de escolher um candidato a prefeito. Será possível que seu cérebro já tenha decidido qual será esse candidato, embora você se sinta indeciso? Em outras palavras, será possível que você não tenha consciência de uma decisão que seu cérebro já tomou? Pois exatamente isso foi demonstrado.

Você acabou de ler a palavra "porco" e a imagem do animal "surgiu" na sua consciência. Mas nos milissegundos que separam o instante em que a imagem dessas cinco letras atingiu sua retina e o instante em que a imagem do animal apareceu na sua consciência, muita coisa aconteceu em seu cérebro: a retina processou a imagem e a transferiu para o córtex visual. Este identificou a palavra e extraiu de sua memória a imagem do animal, seu cheiro ou mesmo seu gosto. Esse processo ocorreu sem que você tivesse consciência. Após alguns milissegundos, o resultado desse processo fez com que você tivesse consciência do que havia lido. Imagine alguém capaz de observar as atividades que ocorrem em seu cérebro em tempo real. Ele seria capaz de prever que um "porco" iria aparecer na sua consciência antes mesmo de você se dar conta do que havia lido. Isso lhe permitiria prever seu pensamento com alguns milissegundos de antecedência. Nesse novo experimento, os cientistas foram capazes de fazer exatamente esse tipo de predição, mas com uma antecedência de alguns dias.

No final de 2007, a polêmica em Vicenza, na Itália, era um plebiscito que decidiria sobre a expansão de uma base militar americana na região. Cientistas estudaram 129 pessoas. Elas foram questionadas se eram a favor ou contra, depois submetidas a uma entrevista detalhada sobre os motivos de sua decisão ou indecisão. Os indecisos foram submetidos a um teste no qual são mostradas, por um curto espaço de tempo, e em rápida sucessão, centenas de imagens em uma tela de computador. Ao ver cada imagem, a pessoa deve apertar o botão bom/positivo ou o ruim/ negativo. As imagens são mostradas tão depressa que é impossível tomar decisões conscientes e a pessoa é forçada a responder de forma automática (é o que ocorre, por exemplo, quando saltamos de susto ao ver uma cobra; a reação não passa pela consciência). Embora os participantes não tenham percebido de forma consciente, entre as centenas de imagens que desfilaram diante de seus olhos estavam imagens relacionadas com o aumento das bases militares. Ao analisarem os resultados, os pesquisadores classificaram as pessoas que haviam se declarado indecisas em dois grupos: os que associavam instintivamente as imagens militares ao ruim/negativo e os que associavam essas imagens ao bom/positivo. Algumas semanas depois, logo após o plebiscito, cada uma foi entrevistada para revelar seu voto. O resultado é impressionante. Entre as que se declararam indecisas, os testes de associação automática de imagens foi capaz de prever com mais de 99% de certeza como elas votariam dias depois. Isso sugere que no cérebro dessas pessoas, apesar de elas conscientemente se acharem indecisas, seu voto já estava determinado. Elas só não sabiam o que seu inconsciente já havia decidido, porque a decisão ainda não tinha se cristalizado na consciência. O interessante é que entre as pessoas que declararam já haver tomado uma decisão os testes de associação foram pouco informativos, como se o cérebro já tivesse encerrado o processo de decisão, entregado o resultado à consciência e apagado os rastros de sua atividade.

Essa pesquisa, além de exemplificar o pouco acesso de nossa consciência aos processos cerebrais que "criam" os pensamentos conscientes, abre uma série de possibilidades práticas com implicações morais complexas. Será que deve ser permitido aos órgãos de pesquisa de opinião "medir" o que ocorre no inconsciente de eleitores que se declaram indecisos?

*

"A Longa Marcha dos Grilos Canibais"
Autor: Fernando Reinach
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 400
Quanto: R$ 36,00 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página