Livraria da Folha

 
03/10/2010 - 11h24

"Dom Casmurro e os Discos Voadores" recria clássico sob perspectiva da ficção científica

PAULA DUME
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Manfredi ressaltou que Machado de Assis flertou com o fantástico em seus contos
Manfredi ressaltou que Machado de Assis flertou com o fantástico em seus contos

Em "Dom Casmurro e os Discos Voadores", Lúcio Manfredi vai além do mistério que os olhos de ressaca de Capitu contêm e agrega porções fantásticas à trama, recriada a partir de "Dom Casmurro" (1899), de Machado de Assis (1839-1908).

A obra integra a coleção "Clássicos Fantásticos", publicado pelo selo Lua de Papel, da editora LeYa. Nela, Manfredi inseriu seres alienígenas e andróides à história do célebre triângulo amoroso --Bentinho, Capitu e Escobar.

A narrativa começa em 1857, com Bentinho aos 14 anos descobrindo seus sentimentos por Capitu. Os leitores devem descobrir quem são realmente as figuras nesse romance, porque eles estão disfarçados sob os personagens originais de Machado. O ciúme obsessivo de Bentinho também marca presença nessa recriação.

Em entrevista à Livraria da Folha, Manfredi afirmou ter um profundo respeito por "Dom Casmurro" e que queria escrever uma versão que preservasse os elementos essenciais da obra só que transpostos para um novo contexto, o fantástico.

"Não me parece que isso seja uma heresia. Machado mesmo flertou com o fantástico em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e em vários de seus contos", disse.

Divulgação
Alienígenas e andróides dominam recriação do clássico de Machado
Alienígenas e andróides dominam recriação do clássico de Machado

Do conteúdo da obra original, de 30 a 40% foi preservado, segundo o escritor. "Era obrigatório manter alguns trechos, como o da descrição dos olhos de ressaca de Capitu. Mas mesmo esses trechos ficam com um sentido completamente diferente à luz do resto do texto, que foi quase totalmente reescrito."

O escritor reconhece que há várias referências escondidas no livro --de obras e de autores clássicos da ficção científica, filmes e seriados de TV.

""Dom Casmurro" desenvolve alguns temas que me são caros, como até que ponto podemos conhecer outra pessoa, até que ponto podemos conhecer de fato a nós mesmos e até que ponto podemos saber o que é ou não real. Todos esses temas continuam presentes na minha versão, com a diferença de que agora eles são retrabalhados dentro da perspectiva da ficção científica", esclarece Manfredi durante a conversa.

 
Voltar ao topo da página