Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 08h15

Coloque mais sabor no frango com iogurte e pimenta

da Livraria da Folha

Frango assado, grelhado, à milanesa ou ensopado. Essas são as variações de preparo mais comuns desse tipo de carne. Algumas pessoas não gostam por conta da falta de criatividade ou do gosto que ave mantém depois de pronto.

Divulgação
Frango mostra sua versatilidade com receitas saborosas e fáceis
Frango mostra sua versatilidade com receitas saborosas e fáceis

"200 Receitas Práticas com Frango", da Publifolha e parte da coleção "Culinária de Todas as Cores", seleciona pratos com a carne branca para variar de diferentes formas. Ensina, também, como aproveitar todas as partes do frango e deixá-lo mais versátil.

Com pele, sem pele, inteiro, moído, só o peito e muitos outros tipos de corte são usados. O livro ensina como escolher no supermercado ou como destrinchá-lo, se comprar o orgânico. Outro ponto importante, a higiene da carne, é explicado cuidadosamente para evitar problemas de saúde.

Desperdício também não existe. Um capítulo é dedicado exclusivamente à reutilização das sobras. Além de aproveitar todas as partes da ave, é possível fazer molhos e caldos com o restante da refeição.

Para receber os amigos em casa, a sugestão é um frango temperado com iogurte. Veja a receita:

*

Frango picante com iogurte

Divulgação

Rendimento:
4 porções

Preparo:
30 minutos mais o tempo da marinada

Cozimento:
1h20

Ingredientes
- 1 frango inteiro de 1,5 kg
- 2,5 cm de gengibre fatiado
- 2 pimentas verdes pequenas
- 1 maço pequeno de coentro mais um pouco para servir
- 4 dentes de alho descascados
- 200 ml de iogurte natural desnatado
- raspas e suco de 1 limão
- 1 colher (chá) de garam masala em pó
- 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
- 1 colher (chá) de sementes de cominho trituradas
- 1 colher (chá) de sal
- 50 g de manteiga derretida

Modo de Preparo
Faça 2-3 talhos nas coxas e no peito do frango com a faca e coloque num saco plástico grande. Pique bem o gengibre, as pimentas, o coentro e o alho. Misture o iogurte e adicione as raspas e o suco de limão, as especiarias e o sal. Ponha a mistura no saco plástico, feche bem e deixe na geladeira por 4 horas (ou durante a noite).

Espere o frango voltar à temperatura ambiente, retire do saco (com a cobertura) e coloque na assadeira com 4 colheres (sopa) de água ao fundo. Regue o frango com a manteiga.

Asse, sem cobrir, em forno preaquecido a 190°C por 1h20, pincelando de vez em quando um pouco mais da marinada de iogurte sobre o frango.

Verifique se o frango está pronto (p. 11), transfira para uma travessa, guarneça com coentro e sirva com arroz pilaf ou arroz-selvagem.

Acompanhamento:
Chutney de nectarina

Frite 1 cebola roxa picada em 1 colher (sopa) de óleo de girassol por 5 minutos. Acrescente 6 bagas de cardamomo trituradas e misture 400 g de nectarinas e 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto, de açúcar mascavo e de água. Tampe e cozinhe lentamente por 10 minutos.

*

200 Receitas Práticas com Frango
Autor: Louise Pickford
Editora: Publifolha
Páginas: 240
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página