Livraria da Folha

 
15/10/2010 - 19h24

Biografia de Stephen Hawking mostra como ele convive com doença degenerativa

ARIADNE ARAÚJO
colaboração para a Livraria da Folha

Efe
Stephen Hawking durante a conferência "Por que devemos viajar ao espaço", nos EUA
Stephen Hawking durante a conferência "Por que devemos viajar ao espaço", nos EUA

Uma doença degenerativa e incurável paralisou seus movimentos, deixou-o em uma cadeira de rodas, interrompeu sua fala e o ameaça de morte desde os 21 anos. Mas, Stephen Hawking, um dos mais importantes físicos teóricos da atualidade, tem uma agenda cheia de viagens, palestras e encontros científicos, recebe prêmios e homenagens mundo afora e continua a pensar teorias sobre as leis que governam o universo. Além, claro, de escrever livros que se tornam best-seller e artigos e ensaios que assanham o meio científico.

Divulgação
Stephen Hawking é portadora de esclerose lateral amiotrófica
Stephen Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica

Em "Stephen Hawking: uma Biografia" (A Girafa), a física e astrônoma Kristine Larsen conta como conheceu o homem que se tornou mundialmente conhecido, tanto por suas teorias sobre os buracos negros, tanto por suas graves limitações físicas. Onde quer que ele vá, todos os olhares se voltam para ele: "como César numa versão moderna de biga, ladeado por seus alunos, assessores e seguidores em geral", diz a autora. Ainda estudante de pós-graduação, ela o encontrou pela primeira vez em Chicago, durante um simpósio de astrofísica.

Convite bom demais para ser verdade: uma festa improvisada no quarto de hotel de, nada menos, Hawking? Na dúvida, Kristine Larsen foi conferir. À porta, a enfermeira do físico avisava a quem chegasse que trouxessem copos, pois os do anfitrião haviam acabado. Nesse encontro informal, a conversa girou sobre família, filhos, preocupações do dia a dia. "Herói digno de adoração (...), afinal ele não era muito diferente de nossos pais, ou de nós mesmos". Anos depois, Larsen escreveu esse livro, mesmo sabendo que ele nunca lê biografias dele.

No livro biográfico, Larsen mostra as duas faces do homem que ocupou o posto de Isaac Newton, o de professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge. De menino curioso e inteligente, fascinado por desmontar relógios e rádios, depois na adolescência, construindo computadores, modelos de barcos e aviões. "Os amigos o chamavam de Einstein". Com 17 anos, ele foi para a universidade estudar ciências e matemática, mas as aulas não eram desafio para ele. Muito popular, tinha excelentes notas sem estudar ou ler os livros.

Quando ele pediu a namorada em casamento, Jane Wilde sabia que ele tinha sido diagnosticado de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - os neurônios motores, células nervosas do cérebro e da espinha dorsal, morrem gradativamente, bem como as fibras nervosas que os conectam aos músculos. Com ela, Hawking viveu 25 anos e teve 3 filhos, mas o estresse, com o agravamento da doença, acabou afetando a relação. O físico, então, casou-se, outra vez, com sua enfermeira Elaine. O divórcio ganhou muito espaço na mídia.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Na lista dos mais vendidos do "New York Times" durante 53 semanas e na lista do "Sunday Times" de Londres por mais de 4 anos, o livro de Hawking ("Uma breve história do tempo", esgotado) entrou no Guinness Livro dos Recordes. Sua celebridade alçou a ciência cosmológica ao centro das atenções e ele virou um astro. Por exemplo, em 1993, em um episódio da série "Star Trek" a nova geração, ele aparece como um holograma, ao lado de Newton e Einstein, jogando cartas com Data.

Também tem participações em "Os Simpsons", "Futurama", "O Laboratório de Dexter", e ainda em uma propaganda do Discovery Channel, chamada "Eu amo o mundo". A escolha do nome de seu outro livro de sucesso ("O Universo numa Casca de Noz", esgotado) reflete o estado de espírito desse cientista que, apesar das limitações de seu corpo, sempre se sentiu livre em sua mente. Tirado do Hamlet, de Shakespeare, o título inspira-se na frase original: "Eu poderia estar confinando em uma casca de noz e me considerar um rei no espaço infinito".

*

"Stephen Hawking: uma Biografia"
Autora: Kristine Larsen
Editora: A Girafa
Páginas: 208
Quanto: R$ 9,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página