Livraria da Folha

 
21/10/2010 - 19h07

Escritor Todd Parr fala sobre livros e manda mensagem para crianças do Brasil

MARCELO JUCÁ
colaboração para a Livraria da Folha

Reprodução
Todd Parr ama cachorros, a cor azul, macarrão e se divertir com as crianças
Todd Parr ama cachorros, macarrão e generosidade

O escritor Todd Parr é responsável pela criação de personagens coloridos, engraçados e muito generosos. Seus livros contam histórias de famílias, amigos e brincadeiras divertidas.

Em entrevista à Livraria da Folha, o escritor comenta o sucesso de seus livros -- que inspiraram a criação do programa televisivo "Toddworld" --, questões sobre as diferenças entre as pessoas e aproveita para mandar uma mensagem para as crianças do Brasil.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Recentemente, o autor lançou "O Livro do Planeta Terra", abordando um tema importante de uma maneira diferente. Com um pouco de humor, Todd busca ensinar as crianças a importância de cuidar do meio ambiente. O autor comenta que a obra foi bem aceita pelas crianças e pais. Além disso, afirma na entrevista que recebe muitos pedidos para escrever sobre bullying, e que está pensando a respeito.

No Brasil, os livros de Todd são lançados pela editora Panda Books, e conforme informação exclusiva concedida à Livraria da Folha, os dois próximos títulos do autor são "O Livro do Vovô" e "O Livro da Vovó".

Confira entrevista na íntegra.

*

Livraria da Folha: Seus livros interagem de uma forma original com as crianças pelos desenhos simples e mistura de cores. Acredita que isto possa ter ajudado no sucesso dos personagens?

Todd Parr: Sim, eu acredito que meu estilo de linhas simples, traços fortes e cores brilhantes têm ajudado muito com o sucesso do desenho.

Livraria da Folha: E foi uma ideia sua optar por traços que fiquem próximos aos das próprias crianças ou foi algo que simplesmente aconteceu?

Todd Parr: Um pouco dos dois, o bom e o ruim do meu estilo é que ele é o mesmo desde quando eu estava na escola. Eu nunca progredi :)

Livraria da Folha: Podemos perceber em muitas das histórias que a "diferença" é um dos temas mais abordados. Por que você acha importante tocar nesse assunto e como os livros podem ajudar a educar os pequenos?

Todd Parr: O objetivo em todo o meu trabalho é fazer com que as crianças se sintam bem com elas mesmas, enquanto aprendem e aceitem de forma pura as diferenças dos outros.

Reprodução
Cuecas e Calcinhas O Certo e o Errado Todd Parr /// Tudo Bem Ser Diferente Todd Parr /// O Livro da Família Todd Parr /// O Livro da Mamãe Todd Parr /// O Livro do Papai Todd Parr /// O Livro dos Sentimentos Todd Parr
Cuecas e Calcinhas O Certo e o Errado Todd Parr /// Tudo Bem Ser Diferente Todd Parr /// O Livro da Família Todd Parr /// O Livro da Mamãe Todd Parr /// O Livro do Papai Todd Parr /// O Livro dos Sentimentos Todd Parr

Livraria da Folha: Você também fala muito da família e de amigos. Acha que atualmente o respeito e amor por eles tem sido deixado de lado?

Todd Parr: Eu acredito que todos nós precisamos nos lembrar, às vezes, de dizer para a nossa família e amigos que nós os amamos e que devemos sempre tentar ser gentis.

Livraria da Folha: Como as crianças e pais receberam o "Livro do Planeta Terra"?

Todd Parr: Receberam muito bem. Apesar de ser um assunto complicado para os pequenos compreenderem, busquei apresentar ideias e atitudes básicas com um pouco de humor.

Livraria da Folha: As crianças, pais ou professores pedem para que você crie histórias sobre algum determinado assunto?

Todd Parr: Recebo muitos pedidos para fazer mais livros do personagem "Otto", assim como para tratar de outros temas, principalmente bullying.

Reprodução
Todd Parr envolve as crianças em uma grande brincadeira sobre certo e errado
Todd Parr envolve as crianças em uma grande brincadeira sobre certo e errado

Livraria da Folha: Qual o seu livro favorito?

Todd Parr: Dos meus, o que mais gosto é "Cuecas e Calcinhas", e "Go Dog Go", de Philp Eastman e "Hop on Pop" (ambos, sem versão brasileira), do conhecido Dr. Seuss.

Livraria da Folha: Você gosta da cor azul, macarrão e animais. Do que não gosta?

Todd Parr: Pessoas más e trânsito.

Livraria da Folha: Um recado para as crianças brasileiras?

Todd Parr: Sejam gentis umas com as outras, acreditem em si mesmas e o mundo será um lugar melhor por causa de vocês.

Com amor,
Todd.

 
Voltar ao topo da página