Livraria da Folha

 
22/10/2010 - 13h05

Terapia literária expõe íntimos de Verissimo e Ventura em "Conversa Sobre o Tempo"

da Livraria da Folha

Divulgação
Entre uma "consulta" e outra, os amigos aproveitavam para papear
Entre uma "consulta" e outra, os amigos aproveitavam para papear

Falar de morte, paixões, política, amizade e família, bem ou mal, todo mundo fala. Os diálogos nas mesas de bar, no sofá da sala ou depois do futebol são verdadeiras terapias frente às frustrações diárias a que somos submetidos. Afinal, como já bem disseram alguns pensadores, a felicidade é passageira.

No entanto, a vida e tudo em seu entorno ganha discussões calorosas, profundas e instigantes quando debatidas por dois dos mais prestigiados escritores - e intelectuais - brasileiros: Zuenir Ventura e Luis Fernando Verissimo. Em "Conversa Sobre o Tempo", os dois amigos resgatam memórias e dão opiniões sobre diferentes temas.

Com mediação do também jornalista Arthur Dapieve, durante cinco dias os três companheiros conversavam por algumas horas sobre os assuntos combinados. Como conta Dapieve, "os primeiros papos viriam a durar quase três horas. Depois aprenderíamos a ir ao ponto. Os últimos papos terminariam em pouco mais de hora e meia".

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Quase que num Big Brother às avessas, isolados em uma fazenda, as "entrevistas" aconteciam no salão, apenas com os três e os gravadores digitais exercendo o papel de documentar as crônicas orais de cada personagem.

"Tanto Verissimo quanto Zuenir logo perceberam que, pelos temas propostos, as sessões constituiriam uma variante literária da psicanálise que nenhum dos dois nunca fez. Para que nosso reality show da cabeça fosse bem-sucedido precisávamos de privacidade e sossego", revela Dapieve.

O livro se devora em poucos dias. O olho atento vai de uma página à outra rapidamente. Com muito humor e sabedoria, os assuntos tocantes fazem o leitor refletir e entender muito de cada autor, os segredos da infância, os desafios da juventude e a consagração adulta. Sem restrições, os jornalistas citam das dificuldades, dos problemas pessoais e quaisquer outros podres da vida.

Sem máscaras ou sensacionalismo, a opinião de cada um é dita, debatida e embasada em ideias de outros importantes pensadores da história. "Conversa Sobre o Tempo" é uma bela metáfora para qualquer assunto que venhamos a pensar, seja no futebol, no sofá ou na mesa do bar.

*

"Conversa Sobre o Tempo"
Autor: Arthur Dapieve, Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo
Editora: Agir
Páginas: 284
Quanto: R$ 30,43 (tempo promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página