Livraria da Folha

 
22/10/2010 - 18h09

"Bispo S/A" narra cultos da Universal contra possessões demoníacas ao ritmo de forró

FRANK FARIA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Obra revela os bastidores do exercício de poder da IURD
Obra revela os bastidores do exercício de poder da IURD

No livro "Bispo S/A", o autor Odêmio Antonio Ferrari aborda o fundamentalismo e o exercício do poder na IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). O livro apresenta como o fundador Edir Macedo teve êxito com sua igreja e com as redes de comunicação que conseguiu montar.

Filho de pai alagoano e mãe mineira, veio de uma família humilde composta por 17 irmãos -dentre eles, 10 morreram. Ex-funcionário da Loterj (loteria do Rio), Macedo hoje é lembrado nos cultos da Universal como "modelo de identificação", que "alcançou a meta de ser rico".

"Na sua estratégia organizativa, a IURD guia-se por uma razão e lógica instrumental. Analisa o mercado, seu tipo de clientela e carências em vista de melhor atender e colher resultados imediatos e significados. Faz adequação permanente na linguagem e nos métodos de culto. Continuamente está ajustando elementos religiosos e fazendo o processo de acomodação ao mercado neoliberal, em conformidade com a mentalidade confusa atual. Adquirindo e colocando a seu serviço os meios de comunicação (televisão, rádios, jornal, dentre outros), treina os pastores/bispos para o proselitismo, usando linguagem simples e direta", escreve Ferrari.

A obra investiga os fenômenos religiosos pós-modernidade, suas novas instituições (onde aparece a ideia da teologia da prosperidade), o começo da IURD, suas origens, seu trinômio "exorcismo, cura, prosperidade", e suas relações com o poder.

No final, o autor relata um dia de culto e como as pessoas são influenciadas. Formado em filosofia, teologia e com mestrado em ciências da religião pela PUC-SP, Ferrari é ligado à Igreja Católica: vigário na paróquia Santa Cruz de Itaberaba (região da Brasilândia, na capital paulista).

O texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro 'Escrevendo pela Nova Ortografia'.

Leia trechos do livro.

*

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O discurso centraliza-se praticamente só no mal, fruto do demônio e suas múltiplas fisionomias, expressado, numa variedade de compreensões que permeiam o senso comum popular, sendo a maioria proveniente da linguagem dos cultos afro, crenças indígenas e magia negra, como trabalho espiritual feito com fotos no cemitério... roubo de roupas íntimas para esfriar o relacionamento do casal... olho grande... espírito de inveja e miséria... fumaça do charuto do preto-velho... trabalho da vizinha feito para prejudicar a sua casa... trabalho feito em comidas para causar doenças e câncer de todo tipo...

*

Alguns portadores de espíritos mais rebeldes tiveram que ser arrastados até pelos cabelos. Expostos ao público, ficaram se contorcendo e grunhindo, acompanhados por alguns obreiros (as), enquanto o pastor mostrava os resultados concretos das possessões presentes no ambiente e a força da igreja como eficaz combatente dos males. Iniciou-se um canto com ritmo de forró, incentivando à participação com palmas e gestos, descontraída, entra o recolhimento do envelope do dízimo, o qual havia sido levado para casa no encontro anterior. Se alguém estava sem, imediatamente recebia um outro das mãos dos obreiros. Em inúmeras cestas, os envelopes são colocados no palco aos pés de uma grande cruz iluminada.

*

'Bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Exercício do Poder'
Autor: Odêmio Antonio Ferrari
Editora: Ave-Maria
Páginas: 264
Quanto: R$ 23,92 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página