Livraria da Folha

 
23/10/2010 - 16h11

Profissionais do rádio improvisavam melhor, conta "História da Televisão no Brasil"

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Livro reconstrói origem da TV no Brasil e história de pioneiros
Livro reconstrói origem da TV no Brasil e história de pioneiros

O livro "História da Televisão no Brasil", organizado por Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo, mergulha no contexto histórico no qual a TV brasileira surgiu, dando detalhes e analisando até mesmo a formação dos profissionais que a compunham em seu início, na década de 1950.

Tudo isso mostrado por meio de entrevistas e depoimentos com os gigantes da época. O ator Lima Duarte, por exemplo, antes de entrar em cena para uma adaptação de Hamlet (de William Shakespeare), precisou dar uma passada em um barzinho.

Além de falar da origem da TV como continuidade do rádio e mostrar que as novelas eram uma adaptação das radionovelas, a obra explica por que os primeiros profissionais do novo veículo migraram do rádio, mesmo sendo ele naquela época o meio de comunicação de maior prestígio. E a TV era só um "brinquedo".

"História da Televisão no Brasil" conta em detalhes a trajetória desse meio de comunicação, analisando sua importância na estruturação da política, da economia e da cultura, além do seu impacto no público. Década a década, os autores narram as transformações do meio - e da sociedade.

No início, produtores e diretores da TV preferiam os profissionais do rádio aos atores do teatro, por causa da agilidade deles para o improviso, algo extremamente necessário numa época em que tudo era feito ao vivo.

A influência do cinema hollywoodiano era mais no jeito de fazer do que como campo de legitimação cultural. Na verdade, o cinema era a inspiração para o trabalho com a câmera e a busca de uma linguagem própria para a TV. Uma linguagem que estivesse além da mescla entre a representação em grande plano do teatro e a entonação afetada do rádio. Uma linguagem que coubesse naquela pequenina janela.

*

"História da Televisão no Brasil"
Autor: Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento, Marco Roxo (organizadores)
Editora: Contexto
Páginas: 352
Quanto: R$ 42,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página