Livraria da Folha

 
26/10/2010 - 20h01

Escritor beat assaltava à mão armada e cultivou plantação de maconha, revela HQ

FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
HQ com Harvey Pekar recria história da controversa geração beat
HQ com Harvey Pekar recria história da controversa geração beat

Com a narrativa principal roteirizada pelo mestre dos quadrinhos alternativos Harvey Pekar (1939-2010) e desenhada por Ed Piskor, "Os Beats" (Benvirá, 2010), organizado por Paul Buhle, cria um panorama completo sobre a geração beatinik (entre 1950 e 1960), com ênfase em seus três principais representantes --Jack Kerouac (1922-1969), Allen Ginsberg (1926-1997) e William S. Burroughs (1914-1997)-- e suas controversas biografias.

Burroughs, por exemplo, manteve uma plantação de maconha, praticou assaltos à mão armada e matou a própria mulher em uma "brincadeira" de tiro ao alvo. Para completar, o misógino escritor preferia garotos indianos na cama e chegou a declarar que as mulheres eram "erros que deveriam ser eliminados da população".

Livres para fazer sexo com que bem entendessem --independente de gênero e etnia-- e experimentando praticamente todos os tipos de alucinógenos e narcóticos existentes na época, o trio flertou com religiões orientais, principalmente Ginsberg, e sustentou opiniões políticas polêmicas, que passeavam entre extremos do pensamento da esquerda e da direita.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O volume mostra a história por trás da redação da maior parte da obra desses autores, com detalhes sobre as ficções beats mais importantes como "On The Road" (L&PM Editores), de Kerouac, "Almoço Nu" (esgotado), de Burroughs, e o poema "O Uivo" (L&PM Pocket), de Ginsberg.

"Os Beats" expõe ainda as dificuldades que os autores tiveram em conseguir publicar seus livros, além de falar sobre os aspectos inovadores em suas criações, a relação que mantiveram com a crítica literária e com o jazz, assim como o impacto de seus trabalhos e suas atitudes sobre as próximas gerações, como os hippies e os punks.

A segunda metade do quadrinho traz biografias de outros 14 autores da época, como os poetas Gregory Corso e Michael McClure, além de histórias com personagens e acontecimentos que marcaram a cena. Estes capítulos foram criados por um time de escritores e ilustradores como Trina Robbins, Gary Dumm e Peter Kuper, alguns deles diretamente relacionados com a geração beat.

*

"Os Beats"
Autores: Harvey Pekar e Ed Piskor
Editora: Benvirá
Páginas: 208
Quanto: R$ 33,92 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página