Livraria da Folha

 
04/11/2010 - 08h09

Prepare bolo de laranja para diabéticos

da Livraria da Folha

O ditado popular diz que tudo o que é proibido é mais gostoso. Talvez por isso seja difícil resistir a alimentos que sejam restritos por questões de saúde. Os diabéticos, por exemplo, precisam abolir completamente o açúcar de suas dietas.

Divulgação
Receitas rápidos e simples podem ser feitas por quem não tem tempo
Receitas rápidos e simples podem ser feitas por quem não tem tempo

Não são apenas os doces que devem ser cortados do cardápio. Muitos outros pratos, como carne de porco, frituras, frios e embutidos; devem passar longe da mesa. É preciso ter cuidado, também, com a combinação de determinados alimentos que, durante a digestão, elevam a taxa de glicose no sangue. Apenas verduras são completamente liberadas.

Mas um doce sempre alegra o dia, e estes podem ser preparados com adoçantes e produtos dietéticos. Ainda assim, é preciso atenção ao consumo destes pratos, pois apesar de não possuírem açúcar, apresentam calorias.

O livro "Quentes e Frios", que reúne receitas tradicionais e rápidas para quem não tem tempo de cozinhar, dedica um capítulo exclusivamente àqueles que não podem ingerir glicose. São pratos salgados e sobremesas, todos devidamente pensados para as necessidades especiais dos diabéticos.

Entre uma iguaria e outra, citações literárias de grandes escritores complementam o volume. Entre eles estão José Lins do Rego, Ferreira Gullar e Eça de Queiroz.

Veja como preparar bolo de laranja para quem possui diabetes:

*

Bolo de Laranja

Henrique Manreza/Folhapress

Ingredientes
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante em pó
- raspas de casca de laranja
- ½ copo de caldo de laranja

Modo de Preparo
Bater as claras em neve. Acrescentar as gemas. Juntar a farinha de trigo, o fermento, o adoçante e as cascas de laranja mexendo devagar. Colocar e misturar o caldo de laranja. Despejar a massa numa forma untada com margarina light e assar em forno médio.

*

Quentes e Frios
Autor: Maria Stella Libanio Christo
Editora: José Olympio
Páginas: 280
Quanto: R$ 40,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página