Livraria da Folha

 
15/10/2009 - 12h55

Historiador elege os 25 melhores quadros brasileiros

da Folha Online

Peça a alguém que cite cinco grandes nomes da pintura brasileira, de qualquer época, e as respostas tenderão a ser bastante semelhantes. Essa "unanimidade" não é fruto de consenso crítico, mas, antes, da falta de um debate mais arejado.

Reprodução
Autor elege, hierarquiza e contextualiza 25 grandes quadros da pintura brasileira
Autor elege e contextualiza 25 quadros da pintura brasileira

É isso que afirma o historiador Rafael Cardoso, autor do livro "A Arte Brasileira em 25 Quadros", da editora Record, à venda na Livraria da Folha.

Com o objetivo de provocar esse debate e de estimular o prazer e a fruição da arte, Cardoso enfrentou o desafio de selecionar os 25 maiores quadros produzidos no Brasil de 1790 a 1930 --período no qual o autor acredita ter havido a "formação de uma idéia de cultura nacional".

O livro é ilustrado e tem formato 21 cm x 28 cm, que permite que todas as obras sejam ricamente reproduzidas em cores. Mas não espere um passeio por águas conhecidas. Como toda boa lista que se preze, a de Cardoso é polêmica.

O autor selecionou obras de artistas consagrados --como Jean-Baptiste Debret, Anita Malfatti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral-- e, também, obras de autores extraordinários que são pouco discutidos até mesmo nos meios especializados, por terem se tornado vítimas do esquecimento geral.

O próprio autor, porém, esclarece que não tem a pretensão de ser o dono da verdade. "Qualquer um que tentar compilar sua própria lista descobrirá que a tarefa é bem mais complexa do que pode parecer. Há grandes artistas, de valor incontestável, cujas obras não constam deste volume. Outros, raramente lembrados, estão aqui", afirma na apresentação do livro.

O grande mérito do livro está menos na lista em si e mais no modo como Rafael Cardoso "desvenda" as obras eleitas (incluindo pinturas, gravuras e outros métodos de impressão). Apoiado em detalhada pesquisa que traz revelações históricas capazes de surpreender até especialistas, o autor apresenta as 25 obras de forma original, contextualizando-as em relação ao momento em que foram produzidas, expostas, criticadas, compradas e colecionadas.

Ao mapear quase um século e meio de criação plástica no país, o autor promove uma revisão capaz de revolucionar a compreensão da arte brasileira. Assim, "A Arte Brasileira em 25 Quadros" pode ser encarado como um manual didático de (re)descoberta da história da pintura no país, que estimula o leitor comum a conhecer melhor e gostar mais de arte --em especial, da arte brasileira.

Leia resenha "Obra traz visão generalista da história da pintura no Brasil", por Fabio Cypriano

AUTOR

Rafael Cardoso é escritor e historiador da arte, PhD pelo Courtauld Institute Of Art da Universidade de Londres. Entre seus trabalhos principais de não-ficção estão os livros: "O Design Brasileiro Antes do Design" (2005), "Uma Introdução À História do Design" (2004) e "Art and The Academy in the Nineteenth Century" (2000). É professor do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e também curador, crítico e perito judicial.

*

"A Arte Brasileira em 25 Quadros"
Autor: Rafael Cardoso
Editora: Record
Páginas: 224
Quanto: R$ 82,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página