Livraria da Folha

 
17/10/2009 - 09h00

Entenda o mundo, as guerras, o terrorismo e a política internacional com livros

da Folha Online

Veja abaixo uma seleção de títulos que discutem grandes temas mundiais e internacionais, cobrindo a política, a economia, a história e a cultura.

ORIENTE MÉDIO

Divulgação
Demétrio Magnoli investiga as motivações do terrorismo global da Al Qaeda

"Terror Global" - Em ensaio sintético e esclarecedor, o jornalista e doutor em Geografia Humana Demétrio Magnoli investiga as raízes e os objetivos do terrorismo islâmico, explica os métodos utilizados pela Al Qaeda e busca entender os significado dos atentados de 11 de Setembro. Magnoli traça um panorama dos primórdios do terrorismo até a atualidade, lista os grupos mais atuantes no mundo, examina a questão religiosa e política, os países envolvidos e os dados históricos mais marcantes. Leia introdução do livro

Divulgação
Livro fala de origens, fontes, profetas e divisões do islamismo

"O Islã" - Volume da série Folha Explica, este livro esclarece de forma sintética as origens do islamismo, suas fontes sagradas, seus profetas e suas divisões ao longo da história. O livro desfaz generalizações e interpretações enviesadas sobre o Islã e dedica um capítulo à presença muçulmana no Brasil. É assinado pelo professor doutor da FFLCH-USP Paulo Daniel Farah, autor de "Glossário de Termos Islâmicos" e "ABC do Mundo Árabe", que viveu no Oriente Médio e atualmente dirige o Centro de Estudos Árabes da USP. Leia trecho.

Divulgação
Livro analisa a política norte-americana e a atuação da Al Qaeda

Classificado como "provocante" pelo The Observer (Reino Unido) e "(...) repleto de observações interessantes e insights estimulantes" pela The Nation (EUA), o livro "Al-Qaeda e o que Significa ser Moderno" apresenta uma visão original sobre a Al Qaeda, a política norte-americana e o efeito devastador dos ataques de 11 de Setembro sobre o mito dominador do Ocidente. John Gray, professor de Pensamento Europeu na London School of Economics, aponta "zonas de anarquia" de "estados fracassados" como o nascedouro da Al Qaeda e desfaz lugares-comuns sobre a organização terrorista --como aqueles que a classificam como medieval. Saiba por que a Al Qaeda deve ser entendida como "organização moderna".

Divulgação
Agente infiltrado revela as entranhas do terrorismo islâmico

Quem deseja conhecer a realidade dos campos de treinamento da Al Qaeda e entender o que move os jihadistas islâmicos deve ler "Por Dentro do Jihad - Uma História de Espionagem". O livro é escrito pelo agente secreto Omar Nasiri, que viveu anos infiltrado na Al Qaeda trabalhando como espião para serviços de inteligência da Europa. Nos campos de treinamento no Afeganistão e em círculos islâmicos radicais de Londres, ele conheceu e conviveu com homens que mais tarde se tornariam os terroristas mais procurados do mundo. Agente infiltrado relata o "antes" do 11 de Setembro; leia trecho.

Divulgação
Em "Porta do Sol", Elias Khoury refaz a saga do povo palestino
Em "Porta do Sol", Elias Khoury refaz a saga do povo palestino

"Porta do Sol" - Em um campo de refugiados, um velho herói palestino repousa em coma profundo. Diante dele, um jovem seguidor se mantém em vigília e narra, sem saber se é ouvido, a história de vida deste herói --que nada mais é que a saga do povo palestino.

"Imagem e Realidade do Conflito Israel-Palestina" - Em mais um livro polêmico, o historiador norte-americano de origem judaica Norman Finkelstein critica duramente a política israelense atual e a estratégia do sionismo. Finkelstein é autor também de "A Indústria do Holocausto", o best-seller que questiona os motivos do interesse da mídia e das instituições governamentais pela questão judaica. A obra gerou protestos e réplicas no mundo todo.

"O Atlas do Oriente Médio" - Este livro é essencial para entender o Oriente Médio e o papel que ele desempenha na política global. Enquanto as potências ocidentais tentam redesenhar o mapa da região, a obra desvenda a história desta zona de confronto e instabilidade, desde o Império Otomano até a atualidade. Entenda a disputa pela terra entre palestinos e israelenses.

"Afeganistão" - O cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf, diretor do filme "Caminho para Kandahar", joga luz sobre o drama dos refugiados e o tráfico humano no Afeganistão. Em texto claro, corajoso e tomado por fúria cívica inspiradora, Makhmalbaf não poupa críticas ao Taleban, ao seu líder supremo --o mulá Omar-- e à humilhação imposta pelo grupo extremista islâmico às mulheres afegãs. O cineasta também condena as políticas de Washington e das Nações Unidas. Saiba mais sobre o livro.

INVASÃO DO IRAQUE

Divulgação
A Queda de Bagdá Jon Lee Anderson Livraria

Um relato singular da invasão do Iraque está em "A Queda de Bagdá", livro de Jon Lee Anderson, colaborador da revista The New Yorker e autor de "Che - Uma Biografia". Ao contrário da maioria dos jornalistas que atuaram na guerra do Iraque ao lado das tropas ocidentais, Anderson realizou uma cobertura independente. Acompanhou um grupo heterogêneo de iraquianos por quase dois anos e oferece neste livro um relato vívido e chocante dos efeitos da guerra sobre essas pessoas, que revela como a vida de iraquianos comuns foi afetada pelo conflito.

Divulgação
De Bagdá, Com Muito Amor Jay Kopelman e Melinda Roth Livraria

Uma outra visão da invasão norte-americana no Iraque é apresentada no livro "De Bagdá, Com Muito Amor" (Best Seller). Em meio aos escombros de uma cidade iraquiana, o marine norte-americano Jay Kopelman encontra --e adota-- um cachorro vira-lata, a quem chama de Lava. Seu esforço para manter Lava por perto em meio à insanidade da guerra e contra as ordens de seus superiores fornece o fio condutor do relato. Kopelman intercala sua "história pessoal" com um detalhado relato dos horrorres da guerra, que inclui a denúncia da corrupção nas forças de coalisão lideradas pelos EUA, o ataque à burocracia do exército norte-americano e o relato das dificuldades extremas enfrentadas pela população civil do Iraque.

"Sobrevivi Para Contar" - Immaculée Ilibagiza era uma jovem ruandesa feliz e esperançosa. Adorava seu país, tinha uma família unida, respeitada e gostava de estudar. Em 1994, sua vida mudou completamente. A tensão entre os grupos étnicos tútsis e hútus descambou para um conflito generalizado que tomou conta de Ruanda e provocou um dos eventos mais horrendos da história do país. Saiba mais sobre o livro

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Reprodução
Livro narra a Batalha de Creta, durante a Segunda Guerra Mundial
Livro narra a Batalha de Creta, durante a Segunda Guerra Mundial

"Creta" - Este livro conta a história da rendição da Grécia, da Batalha de Creta e da resistência cretense contra a invasão dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Com passado militar, o autor Antony Beevor escreve sobre o confronto com olhar de soldado e insight de historiador.

"O Diário de Hélène Berr - Um Relato da Ocupação Nazista de Paris" - Mantido em privado por mais de cinco décadas e publicado pela primeira vez na França em janeiro de 2008, é uma das sensações literárias do ano e já teve seus direitos de tradução comercializados para mais de 12 idiomas. Este comovente diário da jovem judia-francesa Hélène Berr permite entender o horror e o absurdo enfrentado pelos judeus-franceses na Paris ocupada.

AMÉRICA LATINA

Reprodução
Escritor analisa a ascensão de Chávez, Morales, Corrêa e da esquerda na AL
Escritor analisa a ascensão de Chávez, Morales e Corrêa

"Piratas do Caribe - O Eixo da Esperança" - Tariq Ali defende a tese de que a esquerda democrática liderada por Chávez, Morales e Correa está influenciando positivamente os rumos da América Latina ao desafiar o consenso neoliberal e o poderio dos EUA.

"Brasil e Argentina - Um Ensaio de História Comparada" - Boris Fausto e Fernando Devoto comparam o desenvolvimento econômico e social de Brasil e Argentina: a herança colonial, as relações entre Igreja, Estado e sociedade; o populismo; os ciclos de ditadura e democratização.

"Che - Uma Biografia" - Escrito por Jon Lee Anderson, esta obra é uma biografia definitiva de uma das figuras mais influentes, polêmicas e carismáticas de nosso século, o revolucionário Ernesto Che Guevara. O autor é ainda o único biógrafo a revelar toda a verdade sobre o foco guerrilheiro organizado por Che na Argentina, no início da década de 60, um episódio sobre o qual, até agora, se sabia muito pouco.

OUTROS

Divulgação
Livro traz relato de mulher condenada a estupro coletivo no Paquistão
Livro traz relato de mulher condenada a estupro coletivo

"Desonrada" - O livro narra a história real da paquistanesa Mukhtar Mai, vítima de estupro coletivo em 2002, em punição a seu irmão adolescente, acusado ter se relacionado com uma mulher pertencente a uma poderosa família local. Escrita pela jornalista francesa Marie-Thérèse Cuny, a obra traz o relato da mulher que se tornou símbolo internacional da luta pelos direitos femininos em países onde ainda vigora a "lei da honra" e a justiça tribal.

"Mayada" - A história real da iraquiana Mayada Al-Askari e da reviravolta que sua vida sofreu quando foi presa pela polícia secreta de Saddam Hussein em 1999. A autora Jean P. Sasson, da série "Princesa", descreve como Mayada foi jogada em uma cela sem julgamento, traz à tona os horrores que a iraquiana viveu na prisão e relata como ela sobreviveu ao medo, à angústia, às ameaças e à tortura. Saiba mais sobre o livro

Divulgação
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas
Livro revela origem de mais de 350 nomes de países, regiões e ilhas

"A Origem dos Nomes dos Países" - Nunca houve um livro como esse, que reúne pela primeira vez a origem do nome de mais de 350 países, regiões e ilhas do mundo, além de cidades da Antiguidade. Leia mais sobre o livro e conheça a origem do nome do Zimbábue.

"Agente 86" - Criado em 1965 para satirizar os filmes de espionagem inspirados na Guerra Fria - conflito velado e sem armas que gerava muita espionagem por parte dos Estados Unidos e da União Soviética -, o seriado "Agente 86" é tema do livro do jornalista Odair Braz Júnior. Fã da série, Braz Júnior reviu todos os episódios, tomando nota das frases mais engraçadas, dos disfarces, das cenas românticas, dos vilões.

"Rumo a uma Nova Guerra Fria" - Neste livro, o ativista político, escritor e lingüista norte-americano Noam Chomsky reúne ensaios escritos entre 1973 e 1981, nos quais apresenta seus pontos de vista sobre a política externa americana, a íntima relação entre intelectuais e o Estado, a estratégia dos Estados Unidos em relação ao petróleo, o conflito israelense-palestino.

 
Voltar ao topo da página