Livraria da Folha

 
17/10/2009 - 21h00

Conheça a história de grandes da música, do pop ao clássico

da Folha Online

A Livraria da Folha oferece uma série de livros sobre a vida e a obra de grandes criadores e ídolos da música. De Maysa a Mozart, passando pelos maiores nomes da MPB e por estilos como o rock e o reggae, veja uma lista de sugestões.

*

ROCK/POP

Divulgação
1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer Robert Dimery (Editor Geral)

"1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer", de Robert Dimery (Editor Geral)

Em "1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer" (Sextante), 90 jornalistas e críticos de música de renome internacional apresentam uma seleção de álbuns que abrangem desde as origens do rock n' roll nos anos 50 aos sucessos contemporâneos. Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas.

Divulgação
As Aventuras da Blitz Rodrigo Rodrigues

"As Aventuras da Blitz", de Rodrigo Rodrigues

A banda que embalou uma geração inteira ao som de "Você Não Soube Me Amar" tem a sua história completa finalmente revelada. A biografia ilustrada "As Aventuras da Blitz" (Ediouro, 2009) conta tudo: a formação inicial com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão; a chegada do sucesso e as músicas que agitaram o país; as polêmicas com os críticos, as brigas entre os integrantes e toda a verdade sobre o fim da Blitz. O livro tem 200 imagens raras e históricas --fotos, capas de revista, recortes de jornais, ingressos etc-- e projeto gráfico do designer Luiz Stein, responsável pelas capas dos discos da banda. É escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa "Vitrine", da TV Cultura.

*

MÚSICA BRASILEIRA

Divulgação

"Carmen: Uma Biografia", de Ruy Castro

Consagrada pelo prêmio Jabuti de "melhor biografia" e "melhor livro de não-ficção", a obra "Carmen: Uma Biografia" (Companhia das Letras, 2005) apresenta a fascinante história de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século 20. Atriz e cantora, a "pequena notável" atingiu a consagração internacional ao estrelar musicais de Hollywood e sua imagem permanece até hoje como um ícone do Carnaval. Com texto envolvente, riquíssimo em detalhes e histórias de bastidores, o jornalista e escritor Ruy Castro reconstrói aqui a meteórica e conturbada trajetória da estrela, revelando a história da intimidade e da vida pública de Carmen, desde seu nascimento até a morte precoce aos 46 anos. Saiba mais sobre o livro.

Divulgação
Folha Explica o mito, a carreira e a brasilidade do "rei" Roberto Carlos

"Folha Explica Roberto Carlos", de Oscar Pilagallo

O lançamento "Roberto Carlos" (Publifolha, 2008), novo volume da série Folha Explica, desvenda o mito, a carreira e a brasilidade do "rei". O livro traça um panorama dinâmico da vida e da obra do cantor, cobrindo toda sua trajetória desde a juventude até os dias atuais. Inclui ainda a discografia e a filmografia completa de Roberto Carlos. O volume está disponível no site da Publifolha. Leia a introdução de "Folha Explica Roberto Carlos".

Divulgação

Biografia que serviu de base para a minissérie da TV Globo, "Maysa - Só Numa Multidão de Amores" (editora Globo) percorre minuciosamente toda a rica e conturbada trajetória da cantora, marcada por dramas em suas relações amorosas, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas para desintoxicação. O autor Lira Neto teve acesso aos arquivos pessoais de Maysa e recupera os detalhes de sua vida, incluindo o convívio com o pai notívago e hedonista, o casamento com o magnata André Matarazzo (que impunha a Maysa o recato das tradições familiares), a identificação visceral da cantora com a música romântica e a assimilação das novidades estéticas trazidas pela bossa nova.

Divulgação

Boate por boate, tiete por tiete, história por história, "Chega de Saudade" (Companhia das Letras) reconstitui a vida boêmia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova. Para compor este fascinante mosaico envolvendo música e comportamento, Ruy Castro ouviu dezenas de seus participantes: compositores, cantores, instrumentistas --além dos amigos e inimigos deles. O resultado é uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, Sylvinha Telles, Elis Regina e pela legião de jovens que eles seduziram com seu charme e suas canções.

Divulgação
Livro com CD traz doze contos originais inspirados em 12 músicas clássicas

Doze canções brasileiras clássicas, como "Corcovado", de Tom Jobim e "Carinhoso", de Pixinguinha/João de Barro, servem de inspiração para doze escritores que compõem narrativas originais, em contraponto com suas memórias particulares das letras e melodias. O resultado é "Aquela Canção - 12 Contos para 12 Músicas" (Publifolha, 2005), livro de contos originais de Luis Fernando Verissimo, Miltom Hatoum, Moacyr Scliar, Marçal Aquino e outros autores. Acompanha o livro um CD da gravadora Biscoito Fino, com todas as doze canções, em novas e raras versões interpretadas por Milton Nascimento, Gilberto Gil, Miúcha, Zélia Duncan, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Marisa Monte e outros nomes da MPB. Leia mais sobre o livro.

Divulgação
"Era dos Festivais" é primeira obra de fôlego sobre os festivais de música no Brasil

O jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello conta no livro "A Era dos Festivais - Uma Parábola" (Editora 34, 3a edição, 2003) a história e os bastidores dos principais festivais de música brasileira entre 1960 e 1972 --eventos que revelaram ao Brasil nomes da MPB como Elis Regina, Nara Leão, Caetano, Gil e Chico Buarque. Testemunha ocular dos fatos, o autor também aborda os embates entre política e estética, acirrados a partir do golpe militar de 1964. Leia resenha do livro e saiba como um acordo secreto evitou polêmica no festival de 1966.

Divulgação
Zuza Homem de Mello reúne memórias sobre o jazz, o rádio, a TV e a música brasileira

Zuza Homem de Mello viveu momentos definidores do jazz, do rádio, da TV e da música brasileira. No livro "Música Nas Veias" (Editora 34, 2007), ele divide com o leitor histórias e memórias que vão da carreira de Jacob do Bandolim às agruras dos músicos de jazz na Alemanha nazista, de textos pessoais sobre sua carreira de radialista e produtor cultural ao seu pessoal com Marlene Dietrich, do episódio em que Louis Armstrong quase foi agredido em São Paulo até a história das orquestras de dança brasileiras. Com comentários acessíveis sobre a música, Zuza permite ao leitor "leigo" entender e viver a riqueza da obra musical destes e de outros artistas retratados no livro, que é ilustrado com mais de 120 imagens selecionadas pelo autor.

Divulgação
Biografia de Adoniran narra trajetória completa do ícone paulistano

Ninguém expressou melhor a confluência de caipiras, italianos e malandros suburbanos em São Paulo do que João Rubinato, o genial Adoniran Barbosa (1910-1982). A biografia "Adoniran - Dá Licença de Contar..." (Editora 34, 2002) narra a trajetória completa desse ícone da cultura paulistana: os incontáveis biscates na adolescência, a iniciação no rádio, a criação de algumas de suas canções mais conhecidas e os "causos" do inesquecível compositor. O livro é escrito por Ayrton Mugnaini Jr., jornalista, compositor e pesquisador de música popular, autor de obras sobre artistas como Raul Seixas, Roberto Carlos e Elis Regina.

Divulgação
Livro reúne textos e letras do músico e compositor Tom Zé

Aos 19 anos, Tom Zé cantou para sua namorada e percebeu que não levava jeito para a coisa. Que nunca seria um cantor convencional. Ele conta que "foi ao inferno" quando se deu conta de suas limitações, mas que foram elas que o guiaram para a sua trajetória singular."Tô te explicando pra te confundir", diz o músico em "Tropicalista Lenta Luta" (Publifolha, 2003), livro escrito pelo próprio cantor e compositor baiano. Tom Zé quem conta sua história desde o início de sua carreira na Bahia. O livro traz ainda textos do músico publicados na imprensa, uma carta, todas as suas letras até o disco "Imprensa Cantada" (2003) e uma longa entrevista, concedida ao músico Luiz Tatit e ao editor da Publifolha, Arthur Nestrovski. O livro traz ainda a discografia completa de Tom Zé e uma biografia musical. Leia crítica publicada à época do lançamento e saiba mais sobre o livro

*

ENSAIOS E ANTOLOGIAS

Divulgação
Todos Entoam Ensaios, Conversas e Canções Luiz Tatit

Um dos maiores nomes da música paulista, Luiz Tatit fala de suas lembranças, comenta e divide suas reflexões teóricas sobre músicas, cantores e compositores em "Todos Entoam" (Publifolha, 2007). São 16 ensaios sobre a canção popular, os cancionistas e assuntos correlatos e uma grande entrevista com Tatit, que conversa com um elenco seleto de entrevistadores. De Recife a Roma, de Buenos Aires a Belo Horizonte, de Portugal à Holanda e aos Estados Unidos, músicos como Arnaldo Antunes e Zélia Duncan, professores, editores e o ensaísta e poeta Francisco Bosco fazem perguntas ao músico. Saiba mais sobre o livro e leia trecho sobre as cantoras brasileiras.

Divulgação
Livro reúne ensaios de José Miguel Wisnik, letras, entrevista e CD

"Sem Receita", de José Miguel Wisnik

Um dos nomes de ponta da música popular brasileira hoje, criador de canções gravadas por Caetano Veloso e Zizi Possi, entre outros, compositor de trilhas para o Grupo Corpo e o Teatro Oficina e para filmes de diretores como o Walter Salles, José Miguel Wisnik é também um dos mais respeitados ensaístas do país. "Sem Receita" (Publifolha, 2004) tem mais de 20 ensaios de autoria de Wisnik, todas as letras compostas por ele, uma entrevista inédita e o CD com a trilha sonora do espetáculo Nazareth do Grupo Corpo.

Divulgação
Ensaístas discutem 10 canções brasileiras e seus significados para a nossa cultura

A canção é uma de nossas verdades, traduzindo de modo único as contradições e felicidades da cultura. Dez ensaios sobre dez grandes canções da música popular brasileira compõe o livro "Lendo Música" (Publifolha, 2007). Mais que estudos sobre as canções, o livro abre uma discussão sobre a cultura brasileira da atualidade, seus diferentes períodos e estilos, despertando o interesse de todos que têm na canção popular uma fonte de conhecimento e prazer, além de uma referência sobre o que, como e por que se vive no Brasil. Leia ensaio sobre a música "Cidade de Deus".

Reprodução
Capa do livro "Ilha Deserta - Discos"

Imagine se você fosse obrigado a escolher apenas dez discos para levar a uma ilha deserta. A clássica questão foi proposta pela Publifolha a sete apaixonados por música. O resultado está no livro "Ilha Deserta - Discos" (Publifolha, 2003), que traz os melhores discos de todos os tempos de acordo com Tom Zé, Marcelo Coelho, Luiz Tatit, Arnaldo Cohen, Eduardo Giannetti, Céline Imbert e Lia Rodrigues. Quem sai ganhando é o leitor, com sugestões de 70 grandes discos e as melhores razões possíveis para ouvir todos eles. Leia mais sobre o livro e veja qual foi o disco de João Gilberto escolhido pelo economista Eduardo Giannetti.

Divulgação
Arnaldo Antunes selecionou os textos publicados no livro Antologia

O tamanho pode assustar --são quase 400 páginas--, mas basta folhear as primeiras para descobrir um conteúdo leve, explicativo e inteiramente ilustrado. Trata-se de "Como É que Chama o Nome Disso" (Publifolha, 2006), que exibe o trabalho de um dos principais nomes da música popular brasileira da atualidade, Arnaldo Antunes. O livro reúne os melhores poemas, ensaios, letras de música, desenhos e caligrafias de Arnaldo, selecionados pelo próprio músico, e tem ainda um livro inédito de poemas ("Nada de DNA"), uma longa entrevista (com Arthur Nestrovski, Francisco Bosco e José Miguel Wisnik) e um ensaio introdutório (de Antonio Medina Rodrigues). Saiba mais sobre o título.

*

COLEÇÃO FOLHA EXPLICA: NOMES DA MPB

Os livros da série Folha Explica são escritos, em geral, por autores reconhecidos em suas áreas de atuação e ideias para quem quer conhecer melhor um determinado assunto e se atualizar. Na categoria "Música" da série, o leitor encontra títulos que esclarecem a trajetória e analisam a obra de grandes artistas da nossa música.

"São volumes de referência, com informação factual atualizada, mas que vão além disso, abrangendo esforços de interpretação e análise da obra de artistas como João Gilberto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim e Dorival Caymmi", afirma Arthur Nestrovski, editor da Publifolha e colunista da Folha de S.Paulo.

Os títulos têm como característica a linguagem clara e objetiva, que facilita a interpretação da criação musical e da influência do artista na música brasileira. Além disso, os livros são meios contundentes de informar e completar o repertório bibliográfico sobre cada um deles.

"Vários volumes da série "Folha Explica" vêm enfocando nomes centrais da nossa música popular -- em muitos desses casos, suprindo surpreendentes deficiências bibliográficas da área", declara Nestrovski.

Conheça os títulos disponíveis:

Reprodução
Obra analisa a criação musical de Tom Jobim e narra a trajetória do músico

Autor de canções como "Eu Sei Que Vou te Amar", "Águas de Março" e "Só Tinha de Ser com Você", Tom Jobim é tido por muitos como o maior compositor de todos os tempos. Em sua obra misturam-se o popular e o erudito, a canção e a sinfonia, o samba e o jazz, a seriedade e o prazer. O livro "Tom Jobim" (Publifolha, 2008), lançamento da série Folha Explica, narra a trajetória e analisa a criação musical de Tom Jobim, assim como sua influência sobre a música produzida no Brasil. Cacá Machado, compositor e doutor em história pela USP, articula comentários musicais, literários e históricos parra investigar e interpretar sinteticamente o artista e suas criações. O título traz ainda a discografia do compositor e indicações de filmes e DVDs sobre o músico. Veja vídeo em que Cacá Machado comenta o impacto de Tom Jobim na cena musical brasileira.

Reprodução
Compositor Dorival Caymmi morreu aos 94 anos; veja mais fotos

O volume da série Folha Explica dedicado a "Dorival Caymmi" (Publifolha, 2006) explica a originalidade do compositor e a força de sua obra. O ensaísta e escritor Francisco Bosco conta como Caymmi criou os sambas "sacudidos", as canções praieiras e os sambas-canção, músicas ao mesmo tempo originais e familiares que moram na memória coletiva e ajudaram a construir a identidade brasileira. O livro inclui discografia e cronologia de Caymmi. Leia capítulo do livro e saiba como Caymmi criou um novo gênero musical com suas canções praieiras.

Divulgação
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto

A música de João Gilberto exige uma capacidade de atenção absoluta. Quem afirma é o jornalista e crítico especializado Zuza Homem de Mello, autor do livro "João Gilberto" (Publifolha, 2001), da coleção Folha Explica. O livro apresenta a vida e a obra de João Gilberto, mostrando como ele inventou uma nova cultura musical com seu jeito diferente de cantar e harmonizar o samba. Saiba mais sobre o livro e entenda a obsessão de João Gilberto pela perfeição.

Divulgação
Livro investiga vida e obra do cantor e compositor Caetano Veloso

No livro "Caetano Veloso" (Publifolha, 2005), da série Folha Explica, o ensaísta e colaborador da Folha de S.Paulo Guilherme Wisnik aborda as questões essenciais que atravessam toda a vida e a obra de Caetano. O livro analisa os pontos altos da carreira do artista e os momentos de ruptura, quando Caetano buscou reinventar-se --como no caso do exílio, em Londres, e da fase recente na qual privilegiou o lado intérprete. O livro traz também uma criteriosa discografia e cronologia do compositor. Saiba mais sobre o livro e leia trecho: Caetano anunciou que ele e Gil estavam "mortos" em 1969.

Divulgação
"Vinicius de Moraes", de Eucanaã Ferraz, da série Folha Explica

Leitura obrigatória para quem quer entender mais de música popular brasileira, "Vinicius de Moraes" (Publifolha, 2006) é o título da série Folha Explica dedicado a um dos maiores artistas do país. No livro, o poeta e professor de literatura da UFRJ Eucanaã Ferraz conta a história da vida de Vinícius e abrange com equilíbrio a "poesia escrita" e a "poesia cantada", formada pelas letras de música vinicianas. O livro lista ainda discografia e bibliografia do artista e as parceria com Tom Jobim, com quem criou alguns clássicos da bossa-nova, e com Baden Powell, com quem criou os afro-sambas. Leia introdução do livro.

Divulgação
Livro interpreta biografia, canções e carreira de Chico Buarque

Compositor, intérprete, poeta e escritor, Chico Buarque é referência obrigatória na cultura brasileira desde os anos 60. Pode-se mesmo dizer que nenhum outro compositor ou escritor contemporâneo resume como ele a trajetória do Brasil nesse período. Sua obra não apenas registra e comenta nossa história, como a revela sob ângulos insuspeitados, amarrando e comunicando a experiência coletiva às verdades mais íntimas de cada um de nós. Combinando traços biográficos com análises de canções e leituras dos romances, "Chico Buarque" (Publifolha, 2004), da série Folha Explica, interpreta o artista e revela as complexidades e sutilezas de sua obra. Leia introdução do livro e veja a resenha "Ensaio capta a utopia e a dor do Brasil que não somos".

*

POP, ROCK E REGGAE

Reprodução
Divulgação
Biografia de Tim Maia revela as melhores histórias de um personagem único da música

Finalista da categoria "Biografias" do Prêmio Jabuti 2008, "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia" (Objetiva, 2007) conta a incrível história do cantor transgressor, desregrado, amoroso e debochado que se consagrou como um dos mais queridos e respeitados artistas da música brasileira. O jornalista e produtor musical Nelson Motta acompanhou a carreira de Tim Maia de perto e foi seu amigo por mais de duas décadas e meia. No livro, ele narra histórias das gravações dos discos, conta como foram os melhores e piores shows de Tim, revela as confusões do artista com gravadoras, empresários e colegas de banda, e abre o jogo sobre as noitadas movidas a substâncias não recomendadas. É uma história de grandes amores e perdições, que merece ser lida por todos que amam a música do cantor.

Reprodução
Livro conta toda a trajetória da banda "Os Paralamas do Sucesso"

Com sua infusão de guitarras calibradas, pulso de reggae e poesia cortante, os Paralamas do Sucesso respondem por alguns dos momentos mais criativos da música brasileira. A biografia "Os Paralamas do Sucesso - Vamo Batê Lata" (Editora 34, 2003) narra a trajetória completa desta banda em seus mais de vinte anos de estrada, desde suas primeiras formações até o show de retorno em 2002, após o trágico acidente de Herbert Vianna.

Divulgação
Livro traz uma biografia alucinada da rainha do rock, de Henrique Bartsch

Rita Lee queria ser atriz de cinema. Mas toparia numa boa ser veterinária. Acabou deixando isso tudo de lado para ajudar a criar e dar forma ao rock brasileiro. No livro "Rita Lee Mora ao Lado - Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock" (Panda Books, 2006), finalmente suas dores, amores e loucuras são reveladas --de forma nada convencional, diga-se. O músico paulista Henrique Bartsch, autor do livro, deixa a narração a cargo de Bárbara Farniente --uma vizinha que tem acesso privilegiado às loucuras da roqueira e revela, sem censura, suas melhores histórias. Participam dessa viagem Os Mutantes, Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso e muitos outros personagens da colorida vida da rainha do rock brasileiro.

Divulgação
Livro traz os melhores endereços de São Paulo para quem não vive sem o rock

Nenhuma cidade no país --e poucas no mundo-- tem tanto a oferecer quanto São Paulo para quem gosta de ouvir, tocar e respirar rock n' roll. O livro "São Paulo Para Roqueiros" (Panda Books, 2004) reúne uma seleção de mais de 200 endereços da capital paulista para atender todas as vontades de quem tem o rock na veia: lojas de CDs e DVDs, bares e casas de shows, profissionais que consertam e fazem instrumentos sob encomenda, estúdios para ensaiar e gravar, cursos gratuitos e muito mais.

Divulgação
Livro conta a trajetória do reggae, de Bob Marley ao Cidade Negra e Skank

Hoje, o reggae é --e possivelmente continuará sendo por um bom tempo-- o único gênero musical do Terceiro Mundo a quebrar a barreira do estabilishment pop. Das origens de Bob Marley ao raggamuffin, chegando a São Luís do Maranhão, da Tribo de Jah, e às praias brasileiras de Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Cidade Negra e Skank, o livro "O Eterno Verão do Reggae" (Editora 34, 1997) conta a trajetória desse som fascinante que se espalhou pelo mundo a partir dos anos 1970. O autor é o jornalista Carlos Albuquerque, colaborador da revista Show Bizz e especializado em reggae.

*

MÚSICA CLÁSSICA

Divulgação
Biografia desfaz mitos sobre Mozart e revela como ele criou sua obra fascinante

Quanto há de verdade na história do menino prodígio que antes de completar oito anos compunha sonatas perfeitas? E nos relatos do pai incentivador do talento do filho, mas, ao mesmo tempo, ansioso por controlar cada gesto seu? Em "Mozart" (Objetiva, 1999), o biógrafo e historiador Peter Gay desfaz muitos mitos sobre Mozart. A figura que emerge nessa biografia francamente realista é a de um homem excepcional em todos os sentidos, um criador que apontou novas dimensões para a música, brindando a humanidade com uma obra de inigualável beleza.

Divulgação
Livro narra a conturbada vida de Beethoven e desvenda sua genialidade

Ludwig van Beethoven foi um gênio tão universal que sua popularidade nunca parou de crescer. Edmund Morris, autor de três biografias best-sellers e admirador eterno de Beethoven, retrata-o como um homem de extrema complexidade na biografia "Beethoven" (Objetiva, 2007). A obra revela que o compositor de inteligência brilhante tinha personalidade desmesurada, compulsivamente criativa e era incapaz de tolerar repressões. Mostra ainda como o alemão criou grande parte de sua obra em meio à surdez progressiva e a problemas pessoais, como a dificuldade em relacionar-se com mulheres que desejava ardentemente --mas das quais mantinha distância. Leia Biografia revela músico talentoso e atormentado.

Divulgação
Livro faz análise minuciosa de todas as peças do músico

O volume da série Folha Explica dedicado a "Carlos Gomes" (Publifolha, 2001) é uma obra abrangente e de fácil leitura sobre um dos mais importantes compositores brasileiros de música erudita de todos os tempos. O professor de história da música Lorenzo Mammi faz uma análise minuciosa de todas as peças compostas pelo músico e analisa a ligação entre a ópera "Il Guarany" e o romance "O Guarani", de José de Alencar. O livro traz ainda a biografia de Carlos Gomes. Leia o capítulo de introdução do livro.

*

Veja também outros livros relacionados à música:

  • "Hinos de Todos os Países do Mundo" - Reúne as letras no idioma original e as traduções para o português dos hinos nacionais de todos os 194 países do mundo, assim como as histórias sobre cada um deles.
  • "Como Ouvir Música no seu PC" - O livro ensina como encontrar na internet os sites que oferecem arquivos MP3 para download e como ouvir músicas no computador.
  • "Em Branco e Preto" - Antologia de textos publicados no jornal Folha de São Paulo sobre as artes brasileiras do início de 1990 a 2003. Tem textos sobre música erudita, música popular e também artes plásticas, cinema, dança, literatura e teatro.
 
Voltar ao topo da página