Livraria da Folha

 
16/10/2009 - 21h30

Biografias revelam intimidade, manias e traumas de famosos

da Folha Online

A Livraria da Folha oferece biografias e memórias que revelam a trajetória, a intimidade, as manias, os traumas, os conflitos e as loucuras de ídolos, campeões, líderes, empreendedores e personalidades do Brasil e do mundo. Conheça trajetórias vitoriosas, conturbadas, desregradas e também trágicas. Veja sugestões abaixo.

*

Divulgação
Obra relata os principais fatos da vida pessoal e artística do cantor
Obra relata os principais fatos da vida pessoal e artística do cantor

A trajetória do rei do pop é descritas em "Michael Jackson: A Magia e a Loucura", do biógrafo J. Randy Taraborrelli. Com informações e histórias obtidas em mais de 30 anos de pesquisa, o livro detalha a fantasia em que o cantor vivia, reunindo centenas de entrevistas.

Com lançamentos virtualmente inexpressivos desde o álbum "Dangerous", de 1991, Michael Jackson viu-se nos últimos anos envolvido em dívidas, tendo de apelar para a reedição de "Thriller", em 2008.

Neste ano de 2009, voltou aos noticiários ao anunciar sua volta aos palcos. O brilho dos 300 mil cristais que ele pretendia vestir na turnê, no entanto, não chegaria aos pés daquele com que a maior estrela da música pop um dia deslumbrou o mundo. A sua morte, nesta quinta-feira (25) em Los Angeles, pôs fim a uma das mais bem-sucedidas carreiras musicais da indústria fonográfica, que deixa, entre outras preciosidades, os álbuns "Thriller", de 1982, e "Bad", de 1987.

Divulgação

Biografia que serviu de base para a minissérie da TV Globo, "Maysa - Só Numa Multidão de Amores" (editora Globo) percorre minuciosamente a rica e conturbada trajetória da cantora, marcada por dramas em suas relações amorosas, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas. O autor Lira Neto teve acesso aos arquivos pessoais de Maysa e recupera os detalhes de sua vida, incluindo o convívio com o pai notívago e hedonista, o casamento com o magnata André Matarazzo (que impunha o recato a Maysa) e a identificação visceral da cantora com a música romântica.

Leia trecho: Maysa teria cortado os pulsos aos 22.

Divulgação

Barack Obama iniciou a campanha presidencial dos EUA como azarão. Com retórica impressionante e o carisma dos grandes líderes, atraiu a atenção dos americanos e do mundo para si, conquistando a admiração global. Em "A Audácia da Esperança - Reflexões Sobre a Reconquista do Sonho Americano" (Larousse, 2007), ensaio autobiográfico escrito de próprio punho, Obama oferece sua visão de mundo e seus valores em texto recheado de observações pessoais. Analisa Bush, a vida nos EUA, o Congresso americano, as tensões raciais e religiosas, o Iraque, o papel da mídia, o comércio global e as energias renováveis. Leia trecho: Obama foi confundido com manobrista e seguido por seguranças.

Divulgação

"Marilyn e JFK", de François Forestier

Marilyn Monroe --a estrela das estrelas, a mulher mais sexy de todos os tempos-- viveu um relacionamento proibido com John F. Kennedy, um dos mais carismáticos presidentes da história dos Estados Unidos. O livro "Marilyn e JFK" (Objetiva, 2009) oferece pela primeira vez um relato revelador do envolvimento secreto --e trágico-- da atriz com o político. Com base em documentos e relatos de testemunhas, mostra que por trás dessa paixão havia voyeurismo de Estado, chantagens, manipulações, eleições compradas e dinheiro ilícito. Leia trecho de abertura e resenha.

Divulgação
Vencedora do Prêmio Pulitzer explica fênomeno Michael Jackson
Vencedora do Prêmio Pulitzer explica fênomeno Michael Jackson

De sua infância traumatizante à fama meteórica, o cantor teve sua vida registrada por diversos autores, como em "Para Entender Michael Jackson", da jornalista Margo Jefferson, vencedora do Prêmio Pulitzer de 1995 e crítica de teatro do jornal "The New York Times". A obra relata, entre outras coisas, a conturbada infância do astro, repleta de violência e estímulos sexuais precoces.

Fora dos palcos
Na década de 1990, no entanto, é que o foco das reportagens a seu respeito deixou de ser a sua música e passou a se concentrar em sua vida pessoal. As bizarras cirurgias plásticas a que se submeteu e o evidente clareamento de sua pele davam margem às mais maliciosas especulações, assim como os boatos que cercavam o misterioso e fantástico rancho de Neverland (a mesma expressão, em inglês, para a "Terra do Nunca", de Peter Pan).

Divulgação
Conheça a história do maior vencedor de todos os tempos na F-1

A biografia "A Máquina - Michael Schumacher, o Melhor de Todos os Tempos" (Best Seller, 2008) conta a história do maior vencedor da história da F-1. De origem humilde e jeito introspectivo, o alemão Michael Schumacher tornou-se um fenômeno sem paralelos no automobilismo, conquistando sete títulos mundiais da F-1 e batendo todos os recordes relevantes da categoria, chegando onde nenhum outro piloto jamais chegou. O livro faz uma retrospectiva detalhada dos momentos mais importantes da trajetória de Schumacher, do nascimento à aposentadoria. Mostra como o alemão ajudou a reconstruir o mito da Ferrari e relembra suas vitórias mais polêmicas, quando foi acusado de jogar o carro em cima dos adversários para ser campeão na F-1.

Divulgação

"Fascinado pela Beleza - Alfred Hitchcock e Suas Atrizes"

Poder, obsessão, assédio e belas mulheres. A biografia "Fascinado pela Beleza - Alfred Hitchcock e Suas Atrizes" (Larousse 2009) examina a vida e os filmes do cineasta Alfred Hitchcock a partir de suas relações --frequentemente chocantes-- com as estrelas de seus filmes. Aqui está a verdade dramática e fascinante sobre como Hitchcock tratava lendárias atrizes como Ingrid Bergman, Grace Kelly, Kim Novak e Tippi Hedren. O explosivo livro acompanha a ascensão de Hitchcock até atingir o poder e a fama internacional, seu gênio extraordinário, seu casamento não-convencional e suas obsessões. Mostra como ele lidava com os negócios e o poder corporativo e revela sua representação incomum de sexo e romance.

Divulgação

A biografia "A Era Chanel" retrata a trajetória singular de Gabrielle "Coco" Chanel (1883-1971), a estilista que revolucionou a moda no século 20 e defendeu a liberdade feminina com suas roupas. Com mais de 400 fotografias, retratos e desenhos, o álbum biográfico conta a extraordinária história desta mulher que saiu da mais baixa escala da sociedade e se tornou imperatriz mundial da moda. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época. Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável.

Divulgação

"Quase Tudo - Memórias", de Danuza Leão

Aos 15, ela frequentava a casa do pintor Di Cavalcanti. Aos 18, foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior. Aos 20, casou-se com um dono de jornal com o dobro de sua idade. Depois, com três filhos, separou-se para viver um grande amor com um cronista sem um tostão no bolso. Foi jornalista, dona de butique, jurada de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela, cronista social, "dama da noite" do Rio de Janeiro e até escritora best-seller de um livro de etiqueta moderna. Sua vida é daquelas que dão um livro. E deu. No delicioso livro de memórias "Quase Tudo" (Companhia das Letras), Danuza Leão conta (quase) tudo de sua vida extraordinária: histórias alegres e picantes de uma mulher que sempre prezou sua independência, mas também episódios tristes de quem sofreu perdas dolorosas. Sem fazer pregações, sem dar receitas, sem propor panacéias, Danuza Leão oferece com simplicidade e franqueza uma bela e imensa história de vida.

Divulgação

"Carmen: Uma Biografia", de Ruy Castro

Vencedora do prêmio Jabuti de "melhor biografia" e "melhor livro de não-ficção", a obra "Carmen: Uma Biografia" (Companhia das Letras, 2005) apresenta a fascinante história de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século 20. Com texto envolvente, riquíssimo em detalhes e histórias de bastidores, o jornalista e escritor Ruy Castro reconstrói a meteórica e conturbada trajetória da estrela, revelando a história de sua intimidade e de sua vida pública, desde seu nascimento até a morte precoce aos 46 anos, vítima do abuso de substâncias que massacraram seu organismo. Saiba mais sobre o livro e leia trecho: Relato da estréia de Carmen Miranda em Nova York é de arrepiar

Divulgação

"Charles Darwin", de Rebecca Stefoff

A biografia ilustrada "Charles Darwin - A Revolução da Evolução" (Companhia das Letras, 2007) é uma obra de introdução à vida de Charles Darwin e suas revolucionárias ideias sobre a evolução e a seleção natural. Descreve a formação de Darwin como cientista; reconstrói sua épica viagem ao redor do globo; a jornada intelectual que conduziu para conceber "A Origem das Espécies"; como lidou com a oposição ferrenha às suas ideias e por que elas seguem sendo debatidas até hoje. Com ilustrações, desenhos e fotos de arquivo, o livro é um ponto de partida para conhecer a história do naturalista britânico e entender como e por que suas ideias transformaram para sempre nosso modo de ver o mundo.

Divulgação

A autobiografia best-seller "Adeus, China - O Último Bailarino de Mao" (Fundamento, 2008) traz a história de coragem e determinação do chinês Li Cunxin. Aos 11 anos, ele é obrigado a deixar sua família após ser escolhido pelo governo de Mao Tse-tung para ser bailarino. Filho de camponeses pobres, é levado a Pequim, onde, sozinho, passa por severos testes e repressão. Em 1979, o jovem dançarino viaja aos EUA e se apaixona pelo país e por uma mulher norte-americana. A partir daí sucedem-se em sua vida um turbilhão de acontecimentos, narrados aqui de forma inspiradora. A história de Lin Cuxin já encantou leitores no mundo todo e foi, inclusive, inspiração para a medalha de ouro da seleção feminina de vôlei na Olimpíada de Pequim.

Divulgação
As Aventuras da Blitz Rodrigo Rodrigues

"As Aventuras da Blitz", de Rodrigo Rodrigues

A banda que embalou uma geração inteira ao som de "Você Não Soube Me Amar" tem a sua história completa finalmente revelada. A biografia ilustrada "As Aventuras da Blitz" (Ediouro, 2009) conta tudo: o surgimento com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão na formação inicial; o sucesso e as grandes músicas que agitaram o país; as polêmicas com os críticos, os grandes shows, as brigas entre os integrantes e toda a verdade sobre o fim da Blitz. Com 300 páginas, a biografia tem 200 imagens raras e históricas --fotos, capas de revista, recortes de jornais, ingressos de shows-- e projeto gráfico caprichado do designer Luiz Stein, responsável pela programação visual da banda e pelas capas dos seus discos. É escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, apresentador do programa "Vitrine", da TV Cultura.

Divulgação

"O Rio e seu Segredo", de Zhu Xiao-Mei

"O Rio e seu Segredo - A Pianista que Desafiou Mao" (Objetiva, 2009) é o livro de memórias da pianista chinesa Zhu Xiao-Mei, uma virtuose do piano que enfrentou a opressão do regime comunista da China. Após estudar piano a vida toda, Xiao-Mei é enviada contra sua vontade para um campo de trabalhos agrícolas em 1969 (no auge da Revolução Cultural chinesa). Lá, é proibida de tocar qualquer música ocidental. Xiao-Mei conta como enfrentou e venceu a opressão do regime comunista de Mao Tsé-tung com a ajuda da mãe e de amigos. A história real e inspiradora --que revela muito sobre como os chineses foram afetados pela Revolução Cultural-- foi premiada na França (onde a autora vive há mais de duas décadas) com o Grand Prix des Muses, que agracia livros relacionados à música.

Divulgação

"Persépolis", de Marjane Satrapi

Ela era uma menina quando estourou a Revolução Islâmica no Irã. Viu-se obrigada a vestir véus que não lhe agradavam e estudar numa classe só de meninas. Mas essa era a parte fácil. Difícil foi crescer vendo a casa de seus vizinhos ser bombardeada e seus amiguinhos e conhecidos serem mortos. Com arte altamente expressiva e narrativa tocante, a celebrada história em quadrinhos "Persépolis" (Completo) (Companhia das Letras) traz o relato autobiográfico da iraniana Marjane Satrapi. Com o olhar da menina que um dia foi e a consciência política da adulta que se tornou, a iraniana oferece um relato tocante e chocante, no qual o oriente toca o ocidente, o pop encontra o épico, o humor se infiltra no drama e o Irã se torna muito mais próximo do que o leitor poderia suspeitar.

Divulgação
Biografia de Tim Maia revela as melhores histórias de um personagem único da música

Finalista da categoria "Biografias" do Prêmio Jabuti 2008, "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia" (Objetiva, 2007) conta a incrível história do cantor transgressor, desregrado, amoroso e debochado que se consagrou como um dos mais queridos e respeitados artistas da música brasileira. O jornalista e produtor musical Nelson Motta acompanhou a carreira de Tim Maia de perto e foi seu amigo por mais de duas décadas e meia. No livro, ele narra histórias das gravações dos discos, conta como foram os melhores e piores shows de Tim, revela as confusões do artista com gravadoras, empresários e colegas de banda, e abre o jogo sobre as noitadas movidas a substâncias não recomendadas. É uma história de grandes amores e perdições, que merece ser lida por todos que amam a música do cantor.

Divulgação

"Leila Diniz", de Joaquim Ferreira dos Santos

Desbocada e transgressora, a atriz Leila Diniz (1945-1972) viveu pouco. Mas seus 27 anos foram suficientes para escandalizar o Brasil e deixá-lo de joelhos, apaixonado. A biografia "Leila Diniz" revive a trajetória meteórica e fascinante de uma brasileira que viveu em liberdade, movida pela convicção de ser feliz. O livro mostra como Leila ajudou a definir um novo papel para a mulher na sociedade brasileira e como ela sofreu pencas por isso: foi abandonada pelas feministas, tachada de alienada e vagabunda, afastada da TV Globo e condenada como "nociva à sociedade".

Divulgação
Livro traz relato de mulher condenada a estupro coletivo no Paquistão

"Desonrada", de Mukhtar Mai e Marie-Thérèse Cuny

O livro de memórias "Desonrada" (Best Seller) oferece o relato real, brutal e inspirador de Mukhtar Mai, paquistanesa que se tornou símbolo internacional da luta pelos direitos femininos em países onde ainda vigora a "lei da honra" e a justiça tribal. Numa decisão absurda para os parâmetros do mundo ocidental, mas ainda recorrente nas tribos do Paquistão, Mukhtar Mai foi condenada a sofrer estupro coletivo por determinação do conselho do povoado de Meerwala. Mukhtar Mai nem chegou a cometer qualquer crime. Seu erro foi levantar a voz no tribunal local para tentar defender o irmão, ainda adolescente, acusado ter se relacionado com uma mulher de casta superior.

Divulgação
Livro "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", de Engel Paschoal

"A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira" - O livro conta a história do publisher da Folha de S.Paulo, um dos mais importantes personagens da imprensa brasileira da segunda metade do século 20 e início do 21, desde o nascimento, em 1912, aos dias de hoje. O livro mostra como, aos 50 anos de idade, ele reinventou sua carreira ao ingressar, quase que por acaso, no setor da comunicação, quando adquire, em agosto de 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho, o jornal Folha de S.Paulo, que viria se transformar, anos depois, no maior e mais influente jornal do país. Leia introdução de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira"

Reprodução
Vaticanista apresenta uma impecável biografia sobre Bento 16

"Bento XVI", de Andrea Tornielli

O papa Bento 16 é um teólogo progressista ou, como dizem seus detratores, um inquisidor severo e guardião inflexível do catolicismo? O livro "Bento XVI - O Guardião da Fé" (Record) revela a trajetória de Joseph Ratzinger desde sua juventude na Alemanha até a eleição como líder máximo da Igreja Católica. O leitor descobrirá que o atual papa serviu no exército de Hitler quando jovem, desertou e foi feito prisioneiro de guerra; que Ratzinger é um apaixonado por estudos teológicos e que sua capacidade intelectual foi decisiva para sua ascensão na igreja; saberá também que Ratzinger liderou por duas décadas a Congregação para a Doutrina da Fé (atual nome do Santo Ofício da Inquisição) e entenderá como ele tomou a decisão de afastar o brasileiro Leonardo Boff da Igreja. Saiba mais sobre o livro

Reprodução

Gênio ou louco? Tarado ou santo? Reacionário ou revolucionário? Nenhum outro escritor brasileiro foi tão polêmico em seu tempo como Nelson Rodrigues. E poucos permanecem tão atuais e relevantes. Na biografia "O Anjo Pornográfico" (Companhia das Letras), Ruy Castro recupera a trajetória de Nelson Rodrigues e mostra que a sua vida --assim como a de sua trágica família-- foi mais espantosa do que qualquer uma das histórias que ele criou. A partir de entrevistas com pessoas que conheceram intimamente Nelson Rodrigues e sua família, Castro reconstitui a trajetória de Nelson como jornalista, cronista de futebol, dramaturgo, personagem do Rio de Janeiro e do Brasil, um homem obcecado por sexo e morte que conheceu e iluminou como poucos os desejos, as fraquezas e as perdições humanas.

Divulgação
O Caminho de Nostradamus Dominique e Jèrôme Nobécourt

"O Caminho de Nostradamus", de Dominique e Jèrôme Nobécourt

A vida do ocultista francês Michel de Nostredame (1503-1566) é cercada de lendas e especulações. Suas famosas profecias -- que até hoje despertam fascínio-- seriam realmente visões do futuro? O romance histórico-biográfico "O Caminho de Nostradamus" (Suma das Letras) reconstitui a fascinante trajetória do lendário profeta desde sua formação como médico e astrólogo. Já renomado em sua profissão, Nostradamus é considerado herege pela Igreja Católica e passa a ser perseguido pela Santa Inquisição. Refugia-se ao lado do avô Jean, mestre em ciências ocultas, que é morto pela Igreja. Muda-se então para Paris, torna-se perfumista, aperfeiçoa seu conhecimento sobre ciências ocultas e legais, ganha intimidade com os poderosos --entre eles a jovem Catarina de Médici--, tranforma-se em notório conquistador de damas da sociedade e passa a ser conhecido na cidade como Nostradamus.

Divulgação

"Shakespeare", de Bill Bryson

William Shakespeare (1564-1616) talvez nem tenha existido. É o que algumas teorias afirmam: a obra shakespeariana teria sido escrita pelo filósofo Francis Bacon; ou por um grupo de sábios; ou por uma mulher misteriosa. O livro "Shakespeare - O Mundo é um Palco: uma Biografia" dedica boa parte de suas páginas a refutar uma a uma essas fantasias, limpando o terreno para que possamos começar a conhecer, ou pelo menos a intuir, quem foi de fato o extraordinário escritor. Baseado em uma extensa e rigorosa pesquisa de documentos primários e estudos sobre Shakespeare, Bill Bryson oferece um relato caloroso e cheio de humor sobre a figura de Shakespeare, ao mesmo tempo em que empreende uma formidável recriação do cotidiano da Londres elizabetana e jacobina.

Divulgação
Livro narra a conturbada vida de Beethoven e desvenda sua genialidade

Ludwig van Beethoven foi um gênio tão universal que sua popularidade nunca parou de crescer. Edmund Morris, autor de três biografias best-sellers e admirador eterno de Beethoven, retrata-o como um homem de extrema complexidade na biografia "Beethoven" (Objetiva, 2007). A obra revela que o compositor de inteligência brilhante tinha personalidade desmesurada, compulsivamente criativa e era incapaz de tolerar repressões. Mostra ainda como o alemão criou grande parte de sua obra em meio à surdez progressiva e a problemas pessoais, como a dificuldade em relacionar-se com mulheres que desejava ardentemente --mas das quais mantinha distância. Leia Biografia revela músico talentoso e atormentado.

Divulgação
Biografia desfaz mitos sobre Mozart e revela como ele criou sua obra fascinante

Quanto há de verdade na história do menino prodígio que antes de completar oito anos compunha sonatas perfeitas? E nos relatos do pai incentivador do talento do filho, mas, ao mesmo tempo, ansioso por controlar cada gesto seu? Em "Mozart" (Objetiva, 1999), o biógrafo e historiador Peter Gay desfaz muitos mitos sobre Mozart. A figura que emerge nessa biografia francamente realista é a de um homem excepcional em todos os sentidos, um criador que apontou novas dimensões para a música, brindando a humanidade com uma obra de inigualável beleza.

Reprodução
Livro conta toda a trajetória da banda "Os Paralamas do Sucesso"

Com sua infusão de guitarras calibradas, pulso de reggae e poesia cortante, os Paralamas do Sucesso respondem por alguns dos momentos mais criativos da música brasileira. A biografia "Os Paralamas do Sucesso - Vamo Batê Lata" (Editora 34, 2003) narra a trajetória completa desta banda em seus mais de vinte anos de estrada, desde suas primeiras formações até o show de retorno em 2002, após o trágico acidente de Herbert Vianna.

Divulgação
Biografia disseca a vida e a produção do comediante Oscarito

"Oscarito", de Flávio Marinho

O diretor e autor teatral Flávio Marinho disseca a vida do comediante "Oscarito" nesta biografia finalista do Prêmio Jabuti 2008 na categoria "Melhor Livro de Biografia". Com texto leve e bem-humorado, o biógrafo recupera a trajetória artística de Oscarito, apresentando suas principais peças e filmes, contextualizando as referências e listando outros artistas que marcaram época atuando ao lado do comediante. Está tudo aqui: a chegada ao Brasil com dois anos de idade; a infância no Rio de Janeiro; a influência do circo em seu jeito de atuar; as primeiras peças; a estréia no cinema; o estrelato no teatro de revista e nas chanchadas da Atlântida, e por fim, seus últimos dias, já longe dos holofotes. O livro traz ainda depoimentos de Jô Soares, Dercy Gonçalves, Daniel Filho, a viúva Margot Louro e outros artistas.

Divulgação
Livro narra a saga dos Fittipaldi nas pistas de corrida de todo o mundo

"A Saga dos Fittipaldi", de Lemyr Martins

A família Fittipaldi protagonizou momentos marcantes no automobilismo brasileiro e mundial e abriu caminhos para que pilotos como Nelson Piquet e Ayrton Senna fizessem sucesso no exterior. A biografia "família" "A Saga dos Fittipaldi" (Panda Books, 2004) conta as incríveis histórias do clã e traz mais de 100 fotos dos Fittipaldi. Tudo começa com o patriarca Wilsão, que acompanha o nascimento da F-1 e ajuda a organizar as primeiras corridas no autódromo de Interlagos. A história prossegue com Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro campeão mundial de F-1, vencedor das 500 Milhas de Indianapolis; o livro narra também a história de Wilsinho, que viveu junto com Emerson o sonho e a decepção da Copersucar, primeira equipe brasileira na F-1; e de Christian e das mulheres do clã --a matriarca Juzy, Maria Helena, Suzy e Teresa.

Divulgação
Biografia de Adoniran narra trajetória completa do ícone paulistano

Ninguém expressou melhor a confluência de caipiras, italianos e malandros suburbanos em São Paulo do que João Rubinato, o genial Adoniran Barbosa (1910-1982). A biografia "Adoniran - Dá Licença de Contar..." (Editora 34, 2002) narra a trajetória completa desse ícone da cultura paulistana: os incontáveis biscates na adolescência, a iniciação no rádio, a criação de algumas de suas canções mais conhecidas e os "causos" do inesquecível compositor. O livro é escrito por Ayrton Mugnaini Jr., jornalista, compositor e pesquisador de música popular, autor de obras sobre artistas como Raul Seixas, Roberto Carlos e Elis Regina.

Divulgação

A jornalista Samantha Power, vencedora do prêmio Pulitzer, recupera a rica, pouco conhecida e tragicamente abreviada trajetória do diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello na biografia "O Homem Que Queria Salvar o Mundo" (Companhia das Letras, 2008). Primeiro brasileiro a chegar ao alto escalão da ONU, Vieira de Mello atuou como negociador pela paz em algumas das principais guerras das últimas quatro décadas: em Bangladesh, no Líbano, na Bósnia, no Kosovo, em Ruanda, no Timor Leste e, por fim, no Iraque --onde teve sua vida ceifada após um ataque suicida em 2003. O livro acompanha sua trajetória e as situações mais dramáticas --como o encontro com George W. Bush às vésperas da invasão do Iraque e as negociações com o regime assassino do Khmer Vermelho no Camboja. A biografia revela um personagem que merece ser conhecido, com disposição fora do comum para ir ao campo de ação e que sabia usar como poucos o carisma, a flexibilidade e o pragmatismo para negociar em busca da paz.

Divulgação

"A Prática da Benevolência e da Compaixão" - O livro traz uma seleção de artigos,
entrevistas e ensaios biográficos que retratam a vida pessoal do XIV Dalai Lama, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989. Atuando como trabalhador incansável pela paz, Dalai Lama é um grande mestre espiritual e um homem com o dom de apresentar grandes verdades de maneira acessível a todos.

Divulgação
Livro reúne textos e letras do músico e compositor Tom Zé

Aos 19 anos, Tom Zé cantou para sua namorada e percebeu que não levava jeito para a coisa. Que nunca seria um cantor convencional. Ele conta que "foi ao inferno" quando se deu conta de suas limitações, mas que foram elas que o guiaram para a sua trajetória singular."Tô te explicando pra te confundir", diz o músico em "Tropicalista Lenta Luta" (Publifolha, 2003), livro escrito pelo próprio cantor e compositor baiano. Tom Zé quem conta sua história desde o início de sua carreira na Bahia. O livro traz ainda textos do músico publicados na imprensa, uma carta, todas as suas letras até o disco "Imprensa Cantada" (2003) e uma longa entrevista, concedida ao músico Luiz Tatit e ao editor da Publifolha, Arthur Nestrovski. O livro traz ainda a discografia completa de Tom Zé e uma biografia musical. Leia crítica publicada à época do lançamento e saiba mais sobre o livro

Divulgação

A biografia "Charles Miller - O Pai do Futebol Brasileiro" (Panda Books, 2005) apresenta pela primeira vez a história completa de Charles Miller, homem tido como o responsável pela introdução do futebol no Brasil. Traz histórias e detalhes inéditos de sua vida pessoal e profissional, acompanhados por documentos e fotografias nunca antes publicadas, reunidas pelo historiador John Mills. O leitor vai descobrir os detalhes da primeira partida de futebol disputada no Brasil, em 1895; a história de como Miller tornou-se tricampeão paulista e artilheiro do campeonato, e como, após encerrar sua carreira, o "pai do futebol brasileiro" atuou como árbitro.

Divulgação
Capa de "A História de Minha Vida", de Helen Keller (editora José Olympio)

"A História da Minha Vida", de Helen Keller

Considerada uma das mulheres mais fascinantes da história, a americana Helen Keller (1880-1968) ficou cega e surda aos 18 meses e viveu até os sete anos sem falar nem escrever. Com a ajuda da professora Anne Sullivan, Helen aprendeu a falar, a escrever, cursou a escola, graduou-se com honras na faculdade de Filosofia e tornou-se escritora e ativista. Na autobiografia "A História da Minha Vida" (José Olympio), Helen narra sua luta árdua, obstinada e vitoriosa para se integrar na sociedade. Publicado há mais de 100 anos, o livro segue como um dos mais inspiradores relatos de superação já produzidos pelo homem, com muito a dizer para crianças, jovens e adultos de todas as idades.

Divulgação
Livro traz uma biografia alucinada da rainha do rock, de Henrique Bartsch

"Rita Lee Mora ao Lado", de Henrique Bartsch

Rita Lee queria ser atriz de cinema. Mas toparia numa boa ser veterinária. Acabou deixando isso tudo de lado para ajudar a criar e dar forma ao rock brasileiro. No livro "Rita Lee Mora ao Lado - Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock"* (Panda Books, 2006), finalmente suas dores, amores e loucuras são reveladas --de forma nada convencional, diga-se. O músico paulista Henrique Bartsch, autor do livro, deixa a narração a cargo de Bárbara Farniente --uma vizinha que tem acesso privilegiado às loucuras de Rita e que revela, sem censura, suas melhores e mais tresloucadas histórias. Participam dessa viagem Os Mutantes, Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso e muitos outros personagens da colorida vida da rainha do rock brasileiro.

Divulgação
Livro acompanha toda a trajetória vitoriosa de Ayrton Senna na F-1

A reveladora biografia "Uma Estrela Chamada Senna" (Panda Books, 2001)acompanha toda a trajetória de Ayrton Senna na F-1. Traz o relato completo, um a um, dos 163 GPs que Senna disputou na categoria, de 1984 a 1994, com os detalhes de suas maiores disputas com Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansell. Depoimentos de sua família, de amigos mais chegados e de adversários nas pistas abrem detalhes insuspeitos da intimidade do piloto e dos bastidores das corridas. Ao final, o livro traz um retrospecto com todos os títulos e vitórias de Senna desde os tempos de kart, números e curiosidades de sua carreira e uma ficha técnica de todos os carros que Senna pilotou da Fórmula Ford até a F-1.

Leia trecho: Piloto brasileiro revela como quase impediu Senna de ser campeão da F-1

Divulgação

"Che - Uma Biografia", de Jon Lee Anderson

O jornalista Jon Lee Anderson, prestigiado colaborador da revista americana The New Yorker, dedicou seis anos à pesquisa e elaboração do livro "Che - Uma Biografia". Anderson entrevistou amigos, familiares e companheiros de luta de Guevara e teve acesso a diários inéditos e cartas pessoais do líder revolucionário. Em Havana, obteve autorização para examinar os arquivos secretos da revolução cubana. Em Moscou, entrevistou integrantes da cúpula da KGB, que lhe revelaram o papel de Che como articulador da aliança entre os revolucionários cubanos e a URSS. Ilustrado com 60 fotos inéditas e exclusivas, algumas delas arrebatadoras, "Che" é a obra definitiva sobre a vida de uma das figuras mais influentes, polêmicas e carismáticas de nosso século.

Divulgação

Conheça Barack Obama, o maior fenômeno da vida pública norte-americana desde John Kennedy. Sem meias palavras, Obama revela neste livro detalhes de sua vida que mostram como um adolescente revoltado se transformou na grande aposta de renovação na maior potência global. Nascido da miscigenação de raças e culturas --mãe branca norte-americana, pai negro africano e padrasto asiático--, ele é visto por muitos como um líder unificador, como alguém que consegue transpor a barreira racial. Nesta obra, Obama, que é comparado a Kennedy por sua capacidade de animar os eleitores e oferecer uma nova liderança, revela a sua história e a de sua família e a forma como ele vê e encara o mundo.

Leia trecho: Obama conta o que seu pai fez com homem que o chamou de "macaco"

Divulgação

"Gilberto Freyre: Uma Biografia Cultural" - Neste livro, Enrique Rodríguez Larreta e Guillermo Gucci analisam a maior parte dos textos escritos por Freyre no período de 1900 a 1936 e traçam a genealogia intelectual de suas principais idéias, mantendo constante diálogo com os diferentes contextos culturais e as obras produzidas. Leia mais

*

COLEÇÃO FOLHA EXPLICA: NOMES DA MPB

A coleção Folha Explica oferece títulos sobre alguns dos maiores representantes da música popular brasileira. Com linguagem acessível, os livros apresentam de forma sintética o que de mais importante se sabe hoje sobre a vida e a obra destes artistas. Veja os títulos disponíveis:

Divulgação
Folha Explica o mito, a carreira e a brasilidade do "rei" Roberto Carlos

"Roberto Carlos", de Oscar Pilagallo

O lançamento "Roberto Carlos" (Publifolha, 2008), novo volume da série Folha Explica, desvenda o mito, a carreira e a brasilidade do "rei". Em formato de "ensaio musical-biográfico", como define o autor Oscar Pilagallo, o livro traça um panorama dinâmico da vida e da obra do cantor, cobrindo toda sua trajetória desde a juventude até os dias atuais. Inclui ainda a discografia e a filmografia completa de Roberto Carlos. O volume está disponível no site da Publifolha.

Leia a introdução: Livro fala sobre a carreira e a brasilidade de Roberto Carlos.

Reprodução
Obra analisa a criação musical de Tom Jobim e narra a trajetória do músico

Autor de canções como "Eu Sei Que Vou te Amar", "Águas de Março" e "Só Tinha de Ser com Você", Tom Jobim é tido por muitos como o maior compositor de todos os tempos. Em sua obra misturam-se o popular e o erudito, a canção e a sinfonia, o samba e o jazz, a seriedade e o prazer. O livro "Tom Jobim" (Publifolha, 2008), lançamento da série Folha Explica, narra a trajetória e analisa a criação musical de Tom Jobim, assim como sua influência sobre a música produzida no Brasil. Cacá Machado, compositor e doutor em história pela USP, articula comentários musicais, literários e históricos parra investigar e interpretar sinteticamente o artista e suas criações. O título traz ainda a discografia do compositor e indicações de filmes e DVDs sobre o músico. Veja vídeo em que Cacá Machado comenta o impacto de Tom Jobim na cena musical brasileira.

Reprodução
Compositor Dorival Caymmi morreu aos 94 anos; veja mais fotos

O volume da série Folha Explica dedicado a "Dorival Caymmi" (Publifolha, 2006) explica a originalidade do compositor e a força de sua obra. O ensaísta e escritor Francisco Bosco conta como Caymmi criou os sambas "sacudidos", as canções praieiras e os sambas-canção, músicas ao mesmo tempo originais e familiares que moram na memória coletiva e ajudaram a construir a identidade brasileira. O livro inclui discografia e cronologia de Caymmi. Leia capítulo do livro e saiba como Caymmi criou um novo gênero musical com suas canções praieiras.

Divulgação
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto

A música de João Gilberto exige uma capacidade de atenção absoluta. Quem afirma é o jornalista e crítico especializado Zuza Homem de Mello, autor do livro "João Gilberto" (Publifolha, 2001), da coleção Folha Explica. O livro apresenta a vida e a obra de João Gilberto, mostrando como ele inventou uma nova cultura musical com seu jeito diferente de cantar e harmonizar o samba. Saiba mais sobre o livro e entenda a obsessão de João Gilberto pela perfeição.

Divulgação
Livro investiga vida e obra do cantor e compositor Caetano Veloso

No livro "Caetano Veloso" (Publifolha, 2005), da série Folha Explica, o ensaísta e colaborador da Folha de S.Paulo Guilherme Wisnik aborda as questões essenciais que atravessam toda a vida e a obra de Caetano. O livro analisa os pontos altos da carreira do artista e os momentos de ruptura, quando Caetano buscou reinventar-se --como no caso do exílio, em Londres, e da fase recente na qual privilegiou o lado intérprete. O livro traz também uma criteriosa discografia e cronologia do compositor. Saiba mais sobre o livro e leia trecho: Caetano anunciou que ele e Gil estavam "mortos" em 1969.

Divulgação
"Vinicius de Moraes", de Eucanaã Ferraz, da série Folha Explica

Leitura obrigatória para quem quer entender mais de música popular brasileira, "Vinicius de Moraes" (Publifolha, 2006) é o título da série Folha Explica dedicado a um dos maiores artistas do país. No livro, o poeta e professor de literatura da UFRJ Eucanaã Ferraz conta a história da vida de Vinícius e abrange com equilíbrio a "poesia escrita" e a "poesia cantada", formada pelas letras de música vinicianas. O livro lista ainda discografia e bibliografia do artista e as parceria com Tom Jobim, com quem criou alguns clássicos da bossa-nova, e com Baden Powell, com quem criou os afro-sambas. Leia introdução do livro.

Divulgação
Livro interpreta biografia, canções e carreira de Chico Buarque

Compositor, intérprete, poeta e escritor, Chico Buarque é referência obrigatória na cultura brasileira desde os anos 60. Pode-se mesmo dizer que nenhum outro compositor ou escritor contemporâneo resume como ele a trajetória do Brasil nesse período. Sua obra não apenas registra e comenta nossa história, como a revela sob ângulos insuspeitados, amarrando e comunicando a experiência coletiva às verdades mais íntimas de cada um de nós. Combinando traços biográficos com análises de canções e leituras dos romances, "Chico Buarque" (Publifolha, 2004), da série Folha Explica, interpreta o artista e revela as complexidades e sutilezas de sua obra. Leia introdução do livro e veja a resenha "Ensaio capta a utopia e a dor do Brasil que não somos".

Divulgação
Livro faz análise minuciosa de todas as peças do músico

O volume da série Folha Explica dedicado a "Carlos Gomes" (Publifolha, 2001) é uma obra abrangente e de fácil leitura sobre um dos mais importantes compositores brasileiros de música erudita de todos os tempos. O professor de história da música Lorenzo Mammi faz uma análise minuciosa de todas as peças compostas pelo músico e analisa a ligação entre a ópera "Il Guarany" e o romance "O Guarani", de José de Alencar. O livro traz ainda a biografia de Carlos Gomes. Leia o capítulo de introdução do livro.

 
Voltar ao topo da página