Livraria da Folha

 
15/12/2008 - 16h10

LIVRARIA: Obra reúne pela primeira vez toda a produção poética de Machado de Assis

da Folha Online

"É um perigo para o poeta assinalar-se fortemente nos domínios da prosa. Entra ele nesse caso numa competência muito mais ingrata do que a dos seus confrades: a competência consigo próprio. (...) Machado de Assis poeta tornou-se vítima de Machado de Assis prosador" - Manuel Bandeira, em "O Poeta", Revista do Brasil, 1939.

Divulgação
Livro apresenta 180 poemas do bruxo do Cosme Velho
Livro apresenta toda a poesia criada pelo bruxo do Cosme Velho

Machado de Assis ficou conhecido por seus contos, romances e crônicas. O que nem todo mundo sabe é que, durante mais de 50 anos, ele escreveu ininterruptamente cerca de 180 poemas (o primeiro a ser publicado foi "À Ilma. Sra. D.P.A", quando ele tinha 15 anos). Em vida, publicou quatro livros de poemas: "Crisálidas" (1864), "Falenas" (1870), "Americana" (1875) e "Poesias Completas" (1901).

A totalidade da produção poética de Machado de Assis está reunida pela primeira vez nas 756 páginas do livro "Toda Poesia de Machado de Assis", da Editora Record, à venda na "Livraria da Folha".

"Em 'Toda Poesia', os livros de Machado retomam a sua formatação original, inclusive com as notas das primeiras edições. Reúnem-se os poemas dispersos, laboriosamente levantados por diversos pesquisadores e publicados em livros hoje praticamente fora do comércio, além daqueles estampados na Revista da Sociedade dos Amigos de Machado de Assis", explica o autor de Cláudio Murilo Leal no prefácio do livro.

"Toda Poesia de Machado de Assis" reúne os poemas de seus quatro livros e de outras publicações como "A Derradeira Injúria", "O Almada" e "A Carolina".

O livro resgata também importantes poemas que poderiam cair no completo esquecimento como "Menina e Moça", cortado pelo próprio Machado de "Poesias Completas", e "Ícaro", esquecido nas páginas do "Correio Mercantil".

A obra apresenta ainda 48 crônicas raras em verso que Machado escreveu em linguagem descontraída e coloquial, publicadas na "Gazeta de Holanda" entre 1886 e 1888 e reproduzidas na íntegra neste volume.

O Autor

Cláudio Murilo Leal, poeta e professor, defendeu na Academia Brasileira de Letras, em 2000, a sua tese doutoral "A Poesia de Machado de Assis". Como o livro "Caderno de Proust" recebeu o Prêmio de Literatura do Instituto Nacional do Livro. Publicou, ainda, "Módulos" e "Cinelândia".

"Toda Poesia de Machado de Assis"
Autor: Cláudio Murilo Leal
Editora: Record
Páginas: 756
Quanto: R$ 85,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página