Livraria da Folha

 
29/09/2008 - 17h59

LIVRARIA: "Almanaque Machado de Assis" descomplica leitura da obra do autor

da Folha Online

"Na prática, existe um Machado diferente para cada um de seus leitores devotados, tamanha é a capacidade desse escritor de se multiplicar, fora dos seus livros, em teses, teorias, interpretações, impressões de leitura, sacações. Sua obra se abre permanentemente e parece comportar sempre mais e mais leituras. Mas o Machado difícil de ler não existe." Luiz Antonio Aguiar - Almanaque Machado de Assis

Divulgação
Almanaque mostra que ler Machado não é difícil
Almanaque mostra que a leitura de Machado não é difícil

Machado de Assis criou uma obra clássica, que permanece poderosa e comovente. O mito de que esta obra é de difícil leitura tem pouco a ver com o autor popular de sua época --que desejava ser popular, ser lido e agradar seus leitores. Seu texto sutil e repleto de pequenas armadilhas não foi desenvolvido por exibicionismo e ele nunca se orgulharia de ser considerado "complicado".

É isso o que mostra o "Almanaque Machado de Assis", da Editora Record, à venda na Livraria da Folha. Com texto leve e descontraído, o escritor Luiz Antonio Aguiar criou um divertido manual de introdução à obra de Machado, que tem o objetivo de desmitificar o "medo" que os leitores têm de encontrar um autor difícil de ler, além de mostrar que sua obra é indispensável.

De acordo com o autor, como qualquer almanaque, este foi feito para ser folheado: "para se ir e voltar, pular e ler fora da ordem em que foi colocada - a ordem quem dá é o interesse que lhe despertarem os capítulos". A leveza com que o livro trata da obra e da vida de Machado funciona como uma ponte para levá-lo até o leitor.

O almanaque traz uma pequena biografia de Machado, dados sobre a época em que viveu e o Rio de Janeiro de então, fotos, ilustrações, frases do autor, cronologia e um "varejo de curiosidades", que mostra, por exemplo, que o cineasta Woody Allen e o escritor Salman Rushdie são admiradores da obra do brasileiro.

O autor também explica "quem é quem" no universo de personagens machadianos e elabora um "mapa da obra" para quem vai se iniciar na leitura de Machado. Como um guia de viagens, esta seção mostra por quais textos começar, os caminhos a percorrer, onde se deter e o que não se deve deixar de ler entre crônicas, contos, poemas, peças de teatro e romances.

Numa seção posterior, as "Poções Machadianas", o livro traz comentários que analisam os recursos de composição literária mais famosos e mais "diabólicos" de Machado. Por precaução --e para não estragar a surpresa--, o autor recomenda que o leitor primeiro leia os contos, crônicas e romances sugeridos para depois se aprofundar nesta "leitura avançada" da aventura machadiana.

Para finalizar, "Almanaque Machado" recomenda biografias e estudos críticos que ajudam na compreensão da obra do "bruxo do Cosme Velho".

*

"Almanaque Machado de Assis"
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Record
Páginas: 312
Quanto: R$ 50,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página