Livraria da Folha

 
19/04/2009 - 05h40

Biografia do papa Bento 16 narra trajetória da infância ao trono papal

da Folha Online

O caminho para tornar-se papa é percorrido por pouquíssimos homens. O livro "Bento XVI - O Guardião da Fé" (Record) oferece um relato revelador da trajetória de Joseph Ratzinger, desde sua juventude na Alemanha até a eleição como líder máximo da Igreja Católica.

Reprodução
Vaticanista apresenta uma impecável biografia sobre Bento 16

O livro é escrito pelo italiano Andrea Tornielli, vaticanista que segue a trajetória de Joseph Ratzinger desde sua chegada a Roma, há mais de duas décadas. Na introdução do livro, o autor relata seu primeiro encontro com o futuro papa na fila de embarque de um aeroporto na Itália. Ratzinger já era um "figurão" do Vaticano e poderia ter optado pelas facilidades de um embarque vip. Mas, de mala na mão, enfrentou a fila como qualquer outro mortal.

Andrea Tornielli tinha uma imagem dura de Ratzinger, que liderava a Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano (nome atual do Santo Ofício da Inquisição) e era conhecido como "Panzerkardinal" (o "cardeal tanque"), capaz de passar por cima de todos --inclusive fiéis e padres menos ortodoxos-- para resguardar os fundamentos da doutrina católica.

O encontro no aeroporto desmanchou a imagem. O autor impressionou-se com a "extraordinária simplicidade e delicadeza" do cardeal alemão. "Tudo, literalmente tudo aparecia em estridente contraste com a imagem de rígido e inflexível inquisidor", conta no livro.

A partir daquele encontro, Tornielli passou a acompanhar ainda mais de perto a atuação --e a ascensão-- do cardeal alemão Joseph Ratzinger dentro dos muros do Vaticano. No livro "Bento XVI", o jornalista reconstrói essa trajetória através de testemunhos, recordações pessoais e da análise do pensamento teológico e da produção intelectual do atual papa.

Da Alemanha ao trono papal

O livro revela que Bento 16 é um intelectual de peso. Tem sete doutorados, é capaz de se comunicar em dez idiomas e fala fluentemente alemão, inglês e italiano. É também um ótimo pianista e admirador das obras de Beethoven.

Tornielli inicia o relato sobre a vida de Ratzinger a partir de sua infância na Alemanha pré-nazista. Filho de pai policial e mãe dona de casa, ele estuda latim, grego e ingressa no seminário aos 12 anos. Na guerra, é obrigado a alistar-se no exército alemão. Deserta em 1945 e é tomado como prisioneiro de guerra.

Após a guerra, Ratzinger é libertado e retorna ao seminário. O livro acompanha o início de seus estudos teológicos, sua ordenação como padre (ao lado do irmão) em 1951, o doutorado em teologia pela universidade de Munique em 1953 e mostra como ele se empenhou na redação de seu primeiro estudo teológico importante, sobre Santo Agostinho.

Em 1966, com apoio do polêmico teólogo suíço Hans Küng, Ratzinger assume uma cadeira em teologia na Universidade de Tübingen. Em 1972, ajuda a fundar o jornal "Communio", um dos mais importantes do pensamento católico. Em 1977, é escolhido pelo papa Paulo 6º como arcebispo de Munique e Freising.

Em 1981, o papa João Paulo 2º nomeia Ratzinger para liderar a Congregação para a Doutrina da Fé, posto que ocupa por mais de duas décadas. O livro descreve detalhadamente esse período, no qual Ratzinger atua como o "braço direito" do papa João Paulo 2º para as questões doutrinárias e entra em conflito com teólogos "liberais" de diversas partes do mundo, inclusive o brasileiro Leonardo Boff.

O relato destes embates revela a formidável capacidade intelectual do atual papa e oferece chaves para a melhor compreensão de sua figura, tida por muitos como um teólogo progressista e por tantos outros como um inquisidor severo e guardião inflexível do catolicismo ortodoxo.

A trajetória segue até a eleição de Ratzinger com o 265º papa da Igreja Católica, após um dos conclaves mais rápidos da história.

Sobre o autor

Andréa Tornielli é um "vaticanista", jornalista especializado em cobrir assuntos do Vaticano. Trabalha para o jornal "Il Giornale" desde 1997, colabora com diversas revistas italianas e internacionais e assina o blog Sacri Palazzi. É autor de "Quando La Madonna Piange" (1995), "Fátima - Il Segreto Svelato" (2000), "Pio XII - O Papa dos Hebreus" (2001); "Escrivá fondatore dell' Opus Dei" (2002), "Papa Luciani - Il Sorriso del Santo" (2003); "La Passione - I Vangeli e il film di Mel Gibson" (2004).

"Bento XVI - O Guardião da Fé"
Autor: Andréa Tornielli
Editora: Record
Páginas: 238
Quanto: R$ 41,00
Como comprar: pelo telefone 0800-140090 ou no site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página