Livraria da Folha

 
13/09/2009 - 11h27

Livro mostra a importância de resgatar a antiga arte de brincar

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

Em uma época na qual as crianças se grudam nos televisores desde a idade mais jovem, com pais sem tempo devido ao trabalho e no qual meninos e meninas se atiram desde cedo no mundo virtual dos computadores e da internet, um livro tenta resgatar a antiga arte da brincadeira.

Divulgação
Obra mostra como brincadeiras ajudam o desenvolvimento infantil
Obra mostra como brincadeiras ajudam o desenvolvimento infantil

A obra "Brincar É Preciso", que foi lançada na Primavera dos Livros -- evento em São Paulo que reúne 56 editoras e traz programação infantil e adulta--, mostra que a importância dessa atividade vai muito além do bem-estar da criança, mas também está relacionada com educação, saúde e até mesmo cidadania. O livro foi escrito pela presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, Marilena Flores Martins, e traz reflexões sobre criança, seu desenvolvimento e o seu direito às brincadeiras, à alegria e à vida.

Tempo de brincar

Mesmo compreendendo as limitações de horário impostas pela correria do cotidiano, a educadora afirma que muitas vezes o pouco tempo que resta com as crianças é mal aproveitado. "Não adianta nada passar horas com os filhos, mas lavando louça, vendo novela, ou dando castigo e gritando. É preciso reservar um tempo para a brincadeira".

O livro "Brincar É Preciso" funciona como uma espécie de guia com atividades divertidas para que crianças e adultos aproveitem melhor o seu tempo juntos. Marilena conta que tentou escrever não como educadora, mas como criança, imaginando o que gostaria de fazer para se divertir. Mesmo assim, conta que vez ou outra usou seus netos como "cobaias", observando o que eles gostavam de fazer, muitas vezes coisas simples como fazer caretas um ao outro e dar risadas. "Não se trata de um livro de receitas do que fazer, mas apenas sugestões de atividades que podem servir até de ponto de partida para que pais e educadores pensem em novas possibilidades".

A publicação mostra que educar é muito mais do que apenas ter crianças que não façam barulho ou causem destruição, mas sim formar os cidadãos de amanhã. E também pode ser o primeiro passo para pais que desejam reaprender a ser criança e se aproximar dos filhos de uma forma leve e prazerosa.

Empatia

"Estudos neurológicos mostram que nós não nascemos com a capacidade de sentir empatia por nossos semelhantes, de nos compadecermos com a dor do próximo", disse a autora, que trabalha há 40 anos com educação. "Para você aprender a se tornar um ser humano você precisa do contato lúdico com outros seres humanos".

A autora se baseou em análises científicas que mostram a importância dessa estimulação para a formação do caráter não-violento e equilibrado na vida adulta, particularmente nos seis primeiros anos de vida, que são cruciais nesse processo. Se divertir com outros ensina a criança a reconhecê-las como semelhantes a si. Até mesmo brincadeiras de lutinhas entre meninos, com a devida supervisão dos pais é claro, podem ser bem-vindas, pois ensinam os garotos sobre limites e descarregam a tensão de picos hormonais com os quais eles não conseguem lidar.

"Brincar é Preciso"
Autora: Marilena Flores Martins
Editora: Evoluir
Páginas: 52
Quanto: R$ 32,00

 
Voltar ao topo da página