Livraria da Folha

 
13/09/2009 - 18h30

Escritora Meg Cabot causa alvoroço na Bienal do Livro

MARIANA PASTORE
colaboração para a Livraria da Folha, da Bienal do Rio

Gingafotos
A autora da série "Diário da Princesa", durante palestra na Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Meg Cabot, autora da série "Diário da Princesa", fala sobre o início da carreira e sobre suas obras durante palestra na Bienal do Rio

Uma gritaria de fãs no Pavilhão Azul chamou a atenção das pessoas que visitam a Bienal do Livro do Rio de Janeiro neste domingo de sol. Um grupo de garotas não se conteve quando viu a escritora norte-americana Meg Cabot --a presença mais esperada do dia-- na janela da Sala de Autores, que acenou em retribuição, causando ainda mais alvoroço. A autora é conhecida pela série de livros "O Diário da Princesa", que ganhou as telonas com as atrizes Anne Hathaway e Julie Andrews.

A palestra programada para as 15h teve que ser dividida em duas devido à grande procura, as senhas acabaram às 11h30. Na primeira apresentação, Cabot foi recebida com muitos gritos e flashes de adolescentes que dominavam os concorridos lugares no auditório Euclides da Cunha.

Sob olhares atentos e largos sorrisos, a escritora celebridade iniciou a palestra saudando a plateia em português. Em seguida, falou sobre sua trajetória e como se tornou escritora, enquanto um telão projetava fotos relacionadas às histórias. Bem-humorada, contou sobre o difícil começo de carreira, arrancando muitas risadas e gritos do público, e apresentou seu novo livro "As Leis de Allie Finkle para Meninas", indicado para garotinhas de 9 anos.

Revelou segredos, como o fato de nunca ter visto o segundo filme que conta a história da princesa Mia. "Eles já haviam mudado alguns detalhes no primeiro filme, como a morte do pai da princesa para dar mais falas a Julie Andrews. Eu era uma autora no começo da carreira. Agradeci o dinheiro, nunca vi o segundo filme e sou feliz."

Questionada sobre sua identificação com a escritora britânica Jane Austen, Cabot citou o humor como uma das características em comum, além da forma de contar histórias. "Jane Austen cria personagens que você pode facilmente associar a pessoas reais. Eu escrevo sobre meus amigos e minha família. Eles pedem para eu parar de escrever sobre eles", disse.

Também confessou que algumas de suas protagonistas, como a princesa Mia, têm um pouco de sua personalidade e um pouco do que ela gostaria de ser.

Autores brasileiros

A escritora está lendo "Laços de Família", de Clarice Lispector, como declarou em entrevista à Folha Online, e logo depois pretende começar "A Hora da Estrela".

Cabot também falou sobre outra brasileira, a carioca Thalita Rebouças, da série juvenil "Fala Sério". "Acabei de conhecer a Thalita. Quero ler os livros porque ela é muito popular, mas são em português. Preciso de um tradutor. Ela é a escritora brasileira que mais quero ler no momento."

 
Voltar ao topo da página