Livraria da Folha

 
14/09/2009 - 20h22

"Autor tem mais é que enlouquecer", diz Ziraldo na Bienal do Rio

MARIANA PASTORE
colaboração para a Livraria da Folha, da Bienal do Rio

Gingafotos
Ziraldo autografa livro sobre o Flamengo na Bienal do livro do Rio de Janeiro
Escritor e cartunista mineira Ziraldo autografa livro sobre o Flamengo na Bienal do livro do Rio de Janeiro, no último domingo

Após passar mais de três horas autografando livros na na última Bienal do livro do Rio de Janeiro, que aconteceu entre 10 e 20 de setembro, o escritor e cartunista mineiro Ziraldo concedeu entrevista à Livraria da Folha enquanto recebia uma massagem com pomada analgésica nas costas. Mas negou qualquer mal-estar "Enquanto estou autografando, não sinto cansaço, só quando paro."

Apesar das dores, o simpático autor contou que adora participar do evento "É uma festa! Eu sou aquele flautista de Hamelin. Aquele que sai tocando flauta e os meninos saem atrás."

Indagado sobre a relação entre literatura e educação, Ziraldo é enfático, "Quem ensina é professor, quem educa é pai, quem é responsável é o estado. Autor tem mais é que enlouquecer." Para ele, ler é mais importante do que estudar. "Eu faço livro para a criança gostar de ler. A literatura é feita para você gostar de ler porque domina o código da leitura, que é o que vai dar informação para sua vida."

Durante a conversa, também falou sobre a coleção que lançou sobre os clubes de futebol do Brasil e como nasceu o projeto. "Meu agente Mario Gasparotti montou uma firma que oferece material para merchandising aos times, porque as equipes brasileiras não estão trabalhando bem o seu marketing em comparação às europeias, como o Milan e o Barcelona."

Divulgação
"Flamengo: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos", de Ziraldo
Obra "Flamengo: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos", de Ziraldo

Segundo Ziraldo, o experiente Gasparotti resolveu conversar com os clubes para propor a oficialização dos mascotes de cada time, assim eles não seriam deformados ou copiados. Também fazem parte do projeto os primeiros livros de histórias em quadrinhos sobre futebol: "Todo-Poderoso Timão", sobre o Corinthians, e "Flamengo: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos", sobre o Flamengo, ambos da editora Globo.

"São várias histórias no livro que de maneira bastante engraçada e brincalhona contam a história do Flamengo. É uma coisa bem lúdica, original. Na primeira aventura, eu conto a história da minha infância, pois sou flamenguista desde menino. Eu sou o personagem na minha cidade natal", explicou. "

Depois dos times que têm as maiores torcidas do país, o próximo livro será sobre o Vasco da Gama, mas os torcedores das outras equipes podem esperar, "vamos fazer de todos os grandes times do Brasil."

Além de "Flamengo: O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos", Ziraldo também lançou outras obras na Bienal do livro do Rio de Janeiro. São elas "Uma Menina Chamada Julieta" e "Flicts", ambas pela editora Melhoramentos.

 
Voltar ao topo da página