Livraria da Folha

 
24/10/2009 - 12h06

"Crash" de Wall Street completa 80 anos; veja livros sobre o período de crise

DENISE DE ALMEIDA
colaboração para a Livraria da Folha

Na década de 1920, os Estados Unidos viviam um clima de euforia, com a economia a pleno desenvolvimento após o término da Primeira Guerra Mundial. Mas o ano de 1929 seria diferente --e mudaria a história da economia mundial justamente por isso.

O dia 24 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Nova York enfrentou uma grande queda, ficou conhecido como a "quinta-feira negra" que deu início à chamada Grande Depressão econômica, mas o pior dia para Wall Street ainda estava por vir. No dia 29 de outubro --a "terça-feira negra"-- a cotação de milhares ações despencou: foi o "crash" (ou quebra) da Bolsa.

Diversos livros analisam esse período e as consequências da crise econômica no mundo com diferentes abordagens, trazendo desde explicações para jovens estudantes até a história do cavalo de corrida de pernas tortas que virou celebridade nos Estados Unidos no final da crise, ganhando mais atenção na mídia até do que Roosevelt, Hitler e Mussolini. Veja abaixo uma seleção de títulos feita pela Livraria da Folha ou clique aqui para ver a lista completa.

-

Divulgação
Em linguagem de fácil entendimento, explica a crise aos estudantes
Em linguagem de fácil entendimento, explica a crise aos estudantes

"1929: A Crise que Mudou o Mundo" - Voltado aos alunos do ensino médio e últimos anos do ensino fundamental, o livro traz linguagem de fácil entendimento para explicar a crise de 1929 e suas consequências para o mundo.

Entre as décadas de 20 e 30, a economia mundial saiu da euforia para a depressão. O desemprego e a fome chegaram a quase todos os cantos da terra. Depois daqueles anos trágicos, o capitalismo nunca mais seria o mesmo.

Em seu conteúdo, o livro aborda o crescimento acelerado e a euforia do consumo da economia americana nos anos 20, o problema da concentração de renda, a quebra da Bolsa de Nova York, a Grande Depressão, a crise no resto do mundo e o que houve depois da crise. Contém ainda suplemento de atividades para os estudantes.

-

"A Crise de 1929" - O crash da Bolsa de Nova York causou um racha jamais visto no mercado financeiro. A comunidade internacional entrou em choque ao ver os Estados Unidos, bastião de solidez e confiabilidade, literalmente quebrar.

Esta obra retoma a história da Grande Depressão, suas causas, seus efeitos e analisa os mecanismos econômicos que estiveram em jogo nesse episódio traumático do capitalismo contemporâneo. Mostra também como cada época relê essa crise e quais lições foram tiradas dela.

-

Divulgação
Autor traça paralelos para explorar vínculo entre economia e política
Autor traça paralelos para explorar vínculo entre economia e política

"A Lógica do Dinheiro" - A ideia de que o dinheiro faz o mundo girar é sedutora. E da luta de classes ao sonho americano, de Marx a Clinton, poucos negariam a importância da economia na política. Seja na era da indústria ou em nossos tempos de internet. Neste livro, o jovem historiador e autor britânico Niall Ferguson desafia essas suposições ao oferecer uma nova análise para o binômio economia/política. Revendo tópicos contemporâneos sob a luz de três séculos de história, ele define o nexo do dinheiro e sua ligação intrínseca com o poder.

Por meio de paralelos com obras literárias, musicais e teatrais, o autor explora o vínculo entre a economia e a política e o papel que tem sido atribuído ao dinheiro como o principal elo entre os seres humanos e o responsável por fazer o mundo girar.

-

"Salve-se Quem Puder" - Ao narrar a história da especulação financeira desde o século 17 até o presente, Edward Chancellor constata que os impulsos que caracterizam o comportamento dos especuladores são os mesmos em qualquer época. Os resultados também se repetem: o mercado financeiro é impelido por caminhos perigosos, levando todo o resto da economia a reboque.

O autor descreve episódios que soam inacreditáveis. Por exemplo, a mania das tulipas que contagiou a Holanda em 1636: os bulbos dessas flores trocavam de dono alucinadamente e podiam valer mais do que dez casas na cidade. "Salve-se Quem Puder" (Companhia das Letras, 2001) começou a ser escrito como uma análise do mercado financeiro na década de 1980, tarefa de Chancellor quando estrategista do banco de investimentos Lazard Brothers, um dos gigantes da área. O autor, entretanto, foi muito além desse objetivo inicial.

-

Divulgação
No fim da crise, cavalo fica famoso e conquista a mídia dos EUA
No fim da crise, cavalo fica famoso e conquista a mídia dos EUA

"Seabiscuit" - Nos Estados Unidos do final dos anos 30, um cavalo de corrida de pernas tortas e menor do que a média se transformou numa celebridade. Em 1938, o pequeno Seabiscuit venceu tantas provas e proporcionou tamanhos ganhos ao seu proprietário que conseguiu a maior cobertura do ano na imprensa, superando Roosevelt, Hitler e Mussolini.

"Seabiscuit" conta a trajetória mirabolante desse animal e dos três homens responsáveis pelo fenômeno: Charles Howard, o dono, um dos maiores comerciantes de automóveis do país; Red Pollard, o jóquei, um ex-pugilista fracassado; e Tom Smith, o treinador enigmático e carrancudo que se transformou num Midas do turfe.

Narrado em estilo ágil e aguerrido, como um empolgante páreo de grande prêmio, o livro leva os leitores ao coração de uma autêntica lenda americana. Nos fins de semana, ligar o rádio nas estações que transmitiam as corridas de Seabiscuit era um ritual em todo o país, atraindo uma audiência de até 40 milhões de pessoas.

-

"A Próxima Grande Depressão" - Livro mostra que a cada 40 anos podemos observar picos de crise na economia, como em 1929, 1968 e, mais recentemente, em 2008. Em consequência disso, a convencional sabedoria da hora de investir deixará de ser aplicável, mas há possibilidades reais de sobrevivência dentro do cenário financeiro que se mostra um dos mais graves desde o início dos anos 1930. O autor delineia as questões críticas que enfrentarão o governo e outras grandes instituições, oferecendo táticas para lidar com elas.

-

Divulgação
Jornalista registra a trajetória de gigantes do pensamento econômico
Jornalista registra a trajetória de gigantes do pensamento econômico

"Uma Breve História da Economia" - Um panorama das principais teorias econômicas do Ocidente, desde o século 15, abordando as ideias dos primeiros mercantilistas, teóricos da probabilidade, utilitaristas, positivistas, marxistas, classicistas e neoclássicos. Com uma linguagem acessível, mas sem perder o estilo informativo, o jornalista e escritor Paul Strathern registra a trajetória de Adam Smith, Marx, Keynes, Von Neumann e outros gigantes do pensamento econômico.

O autor contrapõe as biografias destes grandes pensadores com alguns dos mais turbulentos episódios da história da humanidade, como as Revoluções Francesa e Russa e a Crise de 1929. Com relatos bem fundamentados e divertidos, o autor acompanha a evolução da economia desde a criação do livro-caixa até as mais recentes teorias dos jogos.

-

"Capitalismo Global" - Com uma análise da economia, o livro escrito pelo professor da Universidade de Harvard, Jeffry Frieden, esclarece todas as conexões financeiras contemporâneas.

Explica como a crise no mercado imobiliário americano ou uma guerra no Oriente Médio pode afetar a vida dos habitantes de todo o planeta. Percorre a história, cobrindo todos os continentes, alternando micro e macrocosmo, passado e presente, de maneira acessível e equilibrada, com uma impressionante coerência e capacidade crítica.

-

Divulgação
Artigos debatem a crise financeira iniciada em setembro de 2008
Artigos debatem a crise financeira iniciada em setembro de 2008

"Desastre Global" - Reúne artigos de Fernando Canzian, repórter especial da Folha de S.Paulo nos Estados Unidos, sobre a crise financeira iniciada em setembro de 2008. O livro aborda tanto as consequências de grande escala quanto circunstâncias pontuais que esse desastre global provocou na vida de trabalhadores, poupadores e investidores.

Esclarece também as razões que definem o curso da economia global nesses tempos difíceis. Mas navegando de "bolha em bolha", o mundo desta vez parece ter escapado do pior. Os artigos foram escritos no calor dos eventos, de setembro de 2008 a agosto de 2009. Leia trecho do livro aqui.

-

"Capitalismo Americano" - Publicado originalmente em 1952, pelo economista norte-americano John Kenneth Galbraith, alerta sobre a visão liberal de que os mercados se autorregulam. O autor baseia os seus argumentos no princípio do Poder Compensatório, que dita que o aparecimento de grandes corporações com muito poder acaba com a lei de oferta e demanda que rege os preços e salários.

Trata-se de um texto fundamental para entender, por meio da história, o sistema econômico dos Estados Unidos, sobretudo no momento em que seus excessos têm conduzido o mundo globalizado a uma crise financeira e econômica de proporções inéditas.

-

Divulgação
Clássico, conta a história de família que abandona as terras onde vivem
Clássico, conta a história de família que abandona as terras onde vivem

"As Vinhas da Ira" - Primeiro livro de John Steinbeck, ganhador do prêmio Nobel de literatura. O clássico conta a história da família Joad, que abandona as terras onde vivia há gerações, no estado de Oklahoma, por causa de uma grande seca.

O grupo vagueia pelas estradas num velho caminhão, em busca de emprego, comida e do sonho dourado da Califórnia, mas só encontra tragédias. Ao mesmo tempo que denuncia os dramas e flagelos de um país debilitado pela Grande Depressão dos anos 30, Steinbeck mostra a felicidade do homem em contato com a natureza, descrita com grande plasticidade.

Usando fatos reais, Steinbeck criou uma epopeia moderna com as provações, lutas e desastres que a família Joad confronta. Escrito em 1939, foi adaptado para o cinema em 1940 por John Ford, com Henry Fonda no papel de Tom Joad. A obra entrou na lista dos cem melhores livros de ficção do século 20, resultado de votação organizada pelo caderno "Mais!" da Folha, em 1999.

-

"Sobre Ética e Economia" - O economista e filósofo indiano Amartya Sen ocupa um lugar único na economia moderna. Por suas contribuições à economia do bem-estar, ganhou, em 1998, o prêmio Nobel. Dentre suas obras, destacam-se estudos mostrando que as verdadeiras causas da pobreza não são eliminadas pelos booms econômicos e consequentes aumentos de renda média anual.

Existem mais coisas envolvidas no "desenvolvimento humano" do que o reducionismo do bem-estar econômico permite conceber. "Sobre Ética e Economia", seu primeiro livro publicado no Brasil, é uma síntese impressionante das linhas de pesquisa que desenvolve. Sobre ele, escreve o economista Eduardo Giannetti: "Qual a relação entre o ético e o útil? Que papel teriam virtudes como honestidade e confiabilidade no desempenho econômico de indivíduos, empresas e nações? Como definir e alcançar a justiça distributiva? O que fazer quando direitos individuais se chocam com o interesse público?".

*

"1929: A Crise que Mudou o Mundo"
Autor: Jayme Brener
Editora: Ática
Páginas: 48
Quanto: R$ 21,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"A Crise de 1929"
Autor: Bernard Gazier
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 128
Quanto: R$ 12,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"A Lógica do Dinheiro"
Autor: Niall Ferguson
Editora: Record
Páginas: 630
Quanto: R$ 74,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Salve-se Quem Puder"
Autor: Edward Chancellor
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 448
Quanto: R$63,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Seabiscuit"
Autor: Laura Hillenbrand
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 472
Quanto: R$ 59,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"A Próxima Grande Depressão"
Autor: Harry Dent
Editora: Campus-Elsevier
Páginas: 360
Quanto: R$ 89,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Uma Breve História da Economia"
Autor: Paul Strathern
Editora: Jorge Zahar Editor
Páginas: 288
Quanto: R$ 48,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Capitalismo Global"
Autor: Jeffry Frieden
Editora: Jorge Zahar Editor
Páginas: 572
Quanto: R$74,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Desastre Global"
Autor: Fernando Canzian
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 12,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Capitalismo Americano"
Autor: John Kenneth Galbraith
Editora: Novo Século
Páginas: 176
Quanto: R$39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"As Vinhas da Ira"
Autor: John Steinbeck
Editora: Record
Páginas: 574
Quanto: R$ 57,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Sobre Ética e Economia"
Autor: Amartya Sen
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144
Quanto: R$36,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página