Livraria da Folha

 
25/10/2009 - 19h32

"Máquinas para os Deuses" é um livro "delicioso", diz Daniela Thomas

da Folha Online

A cenógrafa e cineasta Daniela Thomas analisa o livro "Máquina para os Deuses" (Editora Senac SP, 2009), do também cenógrafo Cyro del Nero, professor de artes cênicas na USP, em texto publicado no caderno "Mais!", na edição deste domingo (25) da Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

Divulgação
Cenógrafa Daniela Thomas fala sobre "Máquina para os Deuses"
Cenógrafa Daniela Thomas fala sobre "Máquina para os Deuses"

Nas palavras de Thomas, o livro é "delicioso" e arrisca uma teoria sobre o novo status da cenografia: "numa sociedade da performance tudo é espetáculo, quase todo e qualquer espaço é palco".

A obra investiga a evolução histórica e técnica da cenografia desde o seu aparecimento na Antiguidade, na Grécia, e sua evolução, registrando a criação e a utilização de cenários e de diversas máquinas e dispositivos mecânicos.

A cenógrafa, que fez trabalhos premiados no teatro e cinema, destaca, com base na sua leitura do livro, o fenômeno de "hibridização das artes", que vem ocorrendo desde a virada do século 19 para o 20. Na opinião de Thomas, esse processo é "irreversível". Ou seja, a figura do cenógrafo precisa dominar uma série de habilidades para servir ao clima dramático e ao conflito contidos na obra.

Thomas finaliza dizendo que o que Nero faz em seu livro é "traçar o percurso de cada elemento do repertório do cenógrafo, desde sua mais remota ou inusitada origem".

"Máquina para os Deuses"
Autor: Cyro del Nero
Editora: Senac SP
Páginas: 384
Quanto: R$ 60
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página