Livraria da Folha

 
29/10/2009 - 12h01

Série Asterix comemora 50 anos com lançamento de "livro de ouro"

da Livraria da Folha

Quando os franceses René Goscinny e Albert Uderzo desenharam pela primeira vez um curioso gaulês de baixa estatura, fartos bigodes loiros e um característico capacete alado, não imaginaram que estavam criando uma série que se tornaria um sucesso em todo o mundo. Asterix, que teve sua primeira história lançada em uma revista francesa em 29 de outubro de 1959, se tornou um fenômeno mundial e 50 anos após a sua criação as aventuras do gaulês e seus amigos frente às hordas de César foram traduzidas para 83 idiomas e 29 dialetos --até mesmo para línguas mortas como o latim-- passando da marca dos 350 milhões de exemplares vendidos, além de levarem à criação de 33 livros e 3 longas-metragens.

Divulgação
"Livro de Ouro" traz 12 histórias inéditas do gaulês e seus amigos
"Livro de Ouro" traz 12 histórias inéditas do gaulês e seus amigos

Chefiados por Abraracourcix, os habitantes desta pequena aldeia à beira mar, eram a única resistência ao Império Romano de Júlio César no ano 50 antes de Cristo. A aldeia, rodeada por quatro guarnições romanas, era um local perfeito para os seus habitantes, de um lado tinham o mar, fonte de peixe e de novos mundos, do outro uma floresta, repleta de javalis (iguaria muito apreciada pelos habitantes), romanos para espancar e ingredientes para a poção que lhes garantia a invencibilidade: a Poção Mágica, confinada pelo druida Panoramix, conferia temporariamente força e invulnerabilidade a quem a bebia.

Para comemorar meio século de Asterix, está sendo lançado simultaneamente na Europa e Estados Unidos "O Aniversário de Asterix e Obelix: Livro de Ouro", contendo 12 histórias inéditas. A tiragem inicial na França, onde o gaulês é sucesso absoluto, será de 3 milhões de exemplares. O livro será lançado em novembro no Brasil pela editora Record.

História, liberdade e bom-humor

O personagem Asterix acabou se tornando um símbolo da França, e um exemplo da luta de culturas locais para a sobrevivência de sua forma de vida. Tema muito presente no ideário francês em tempos de globalização.

A série, no entanto, trata desse assunto politicamente carregado de uma forma leve e bem-humorada, com diálogos e roteiros afiados, que deram vida a personagens que até então estavam aprisionados em áridos livros de história. Os próprios nomes dos protagonistas são referências a símbolos tipográficos, Asterix (asterisco) e Obelix (obelisco), encontrados muitas vezes em notas e observações de edições francesas. Uma brincadeira com o fato dos povos bárbaros se tornarem meras notas de rodapé dos livros de história.

E a Gália antiga se tornou surpreendentemente grande, pois ao longo dos anos mais de cem personagens foram criados, muitos deles com grande profundidade e efeito cômico. Temos, por exemplo, o bardo Chatonix, que precisa ser amarrado ao comer para parar de cantar por um minuto. Obelix, o amante de um bom javali assado e fiel companheiro de Asterix que caiu em um balde de poção fortalecedora quando criança, adquirindo seu efeito permanentemente. Além do treinador de gladiadores Caio Obtuso; o cão Idéiafix, animal de Obelix; o druida-psicanalista Amnesix; o governador romano Façanhudus; Júlio César, Cleópatra e muitos outros.

A Livraria da Folha selecionou algumas das histórias mais divertidas de Asterix e sua turma para que você possa comemorar o aniversário de Asterix da melhor forma: com muitas risadas.

-

Divulgação
Obra traz a história original que deu início à série que virou fenômeno
Obra traz a história original que deu início à série que virou fenômeno

Asterix: O Gaulês

A história que começou tudo. Nela, os romanos tentam desvendar o segredo da força dos irredutíveis gauleses e acabam descobrindo que além de músculos, eles têm muita inteligência. E uma ajudinha mágica também.

Será apenas a sova inicial de 50 anos de pancadas que os romanos receberiam de Asterix, nesta narrativa que mostra o centurião Caius Bonus enviando um pobre espião para roubar a poção dos gauleses para dar um golpe de estado em César. Mas tudo vai por água abaixo quando o espião que é descoberto quando seu bigode falso cai no meio da vila, com consequências bem previsíveis.

Esse volume permite ao leitor acompanhar o desenvolvimento dos personagens, que a partir desse início simples ganharam vida própria, complexidade e se espalharam pelo mundo.

-

Divulgação
Homenagem na qual 34 desenhistas reimaginam o universo de Asterix.
Homenagem na qual 34 desenhistas reimaginam o universo de Asterix

Asterix e Seus Amigos

Esta obra mostra a admiração que a série criou, não apenas entre público em geral, mas também nos profissionais dos quadrinhos.

Trata-se de uma homenagem aos 80 anos do ilustrador Albert Uderzo. O livro reúne 34 desenhistas de todo o mundo que apresentam a sua versão pessoal sobre o universo de Asterix, em histórias inéditas desenhadas no estilo particular de cada um. O prefácio é assinado por Sylvie Uderzo, filha de ALbert.

O inglês David Lloyd, autor de "V de Vingança", imagina o encontro de Asterix e Obelix com seu criador. Já o chileno Vicar, que desenha para os estúdios de Walt Disney, leva Asterix e Obelix até Patópolis, para um encontro com Tio Patinhas, Pato Donald e diversos outros personagens.

-

Divulgação
Asterix vaie ter que enfrentar um alienígena que quer invadir a aldeia
Asterix vaie ter que enfrentar um alienígena que quer invadir a aldeia

Asterix e o Dia em que o Céu Caiu

Uma das histórias mais curiosas de Asterix, que está acostumado a enfrentar os romanos e agora terá que fazer frente a invasores do espaço!

De uma hora para outra, gauleses, romanos, piratas e javalis aparecem petrificados, vítimas de uma força maligna e desconhecida. Asterix, Obelix e Idéiafix parecem ser os únicos imunes aos efeitos da petrificação.

Eles precisam agora descobrir o que aconteceu e irão encontrar uma nave espacial comandada por um alienígena semelhante a um rato que tenta invadir a aldeia.

A aventura é uma grande homenagem de Albert Uderzo a Walt Disney, mas ao mesmo tempo uma crítica à dominação cultural dos Estados Unidos e à invasão dos mangás em solo francês. Afinal de contas, na Gália moderna quem manda mesmo é o Asterix.

-

Divulgação
Cleopátra pede ajuda aos gauleses para vencer uma aposta com César
Cleopátra pede ajuda aos gauleses para vencer uma aposta com César

Asterix e Cleópatra

Cleópatra aposta com o imperador Júlio César que pode construir um magnífico palácio em apenas três meses. Para vencer a aposta, ela conta com a ajuda do arquiteto egípcio Numerobis e do druida Panoramix, um velho amigo de seu pai.

Mas a edificação do palácio em Alexandria terá muitos problemas, pois o exército romano e o invejoso arquiteto Amonbófis, rival de Numeróbis, tentarão de tudo para atrasar a construção.

Mais problemas vão aparecer devido às jogos sedutores de Cleópatra, que os autores afirmaram ter sido inspirada na atriz Elizabeth taylor, em sua inexquecível interpretação da imperatriz do Egito. A personagem é retratada de forma irrascível (seus vasos costumam ser despedaçados em acesso de mau-humor), magnânima, vaidosa e com um característico nariz empinado. Esta história já inspirou duas adaptações para o cinema.

-

Divulgação
Álbum do filme "Asterix nos Jogos Olímpicos", com Gerard Depardieu
Álbum do filme "Asterix nos Jogos Olímpicos", com Gerard Depardieu

Asterix nos Jogos Olímpicos

Este é um livro diferente das histórias em quadrinhos de Asterix.

Aqui, o fã dos astutos gauleses vai encontrar tudo sobre o filme homônimo "Asterix nos Jogos Olímpicos", incluindo cenas de bastidores.

A partir de cenas do filme, que possui uma interpretação inexquecível de Gerard Depardieu no papel de Obelix, o livro recria a aventura de Asterix, Obelix, Panoramix e Chatotorix durante os Jogos Olímpicos. Na história, os gauleses precisam vencer os jogos olímpicos para ajudar seu amigo Alafofix a casar com a princesa Irina no lugar de Brutus.

-

Divulgação
Asterix entra para a Legião para ajudar um gaulês recrutado à força
Asterix entra para a Legião para ajudar um gaulês recrutado à força

Asterix Legionário

Asterix na Legião Romana?! Como isso foi acontecer? A culpa é do Obelix.

O gigante com coração de manteiga fica apaixonado por uma mulher chamada Falbalá, mas conversando com ela descobre que seu noivo, Tragicomix, fora obrigado a servir nas legiões romanas.

Tragicomix partiu para a África e Asterix e Obelix irão salvá-lo, mas, para isso, precisam se alistar na Legião Romana. Depois de um período de intensivo treinamento dos centuriões, que os gaulêses terminam mais entediados do que cansados devido à sua superforça, eles partem de um porto do Mediterrâneo para o norte da África quando enfrentam Júlio Cesar, que comanda uma facção rival durante a guerra civil romana.

 
Voltar ao topo da página