Livraria da Folha

 
01/11/2009 - 11h00

Livro detalha o maior clássico do futebol paulista: Corinthians x Palmeiras

da Livraria da Folha

Neste domingo, às 16h, Corinthians e Palmeiras entram em campo juntos pela 332ª vez. Ao todo, os times acumulam 92 anos de confrontos, número que fez com que a partida se tornasse o maior clássico do futebol paulista.

Desta vez, em Presidente Prudente, o Palmeiras tem a obrigação de ganhar para se manter no topo da tabela e não ter que depender de ninguém nas últimas rodadas. Já para o Corinthians, o título não está mais em jogo. O clube, por ter vencido a Copa do Brasil, já garantiu até a vaga para a Libertadores no ano que vem. No entanto, para a torcida, o triunfo também é obrigatório. Afinal, clássico é clássico. Torcedor nenhum gosta de derrota, ainda mais quando ela acontece diante do maior rival.

Confrontos históricos

O primeiro jogo entre os clubes aconteceu no Parque Antártica, no dia 6 de maio de 1917. Na ocasião, a torcida alviverde voltou pra casa feliz, depois de uma vitória de 3 a 0 sobre o time do Parque São Jorge. De lá pra cá, os números favorecem o Palmeiras: são 120 vitórias contra 112 do Timão.

Divulgação
Saiba mais sobre a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras
Saiba mais sobre a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras

Em 2009, o derby já aconteceu duas vezes. O empate de 1 a 1 no jogo pelo Paulistão teve sabor de vitória para a Fiel e ficou marcado pelo primeiro gol de Ronaldo no clube, de cabeça, aos 47 minutos do 2º tempo. Já no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, quem reinou em campo foi Obina. O atacante balançou três vezes a rede do gol de Felipe, enquanto o "Fenômeno" deixou o gramado ainda no primeiro tempo com uma fratura na mão.

No livro Corinthians X Palmeiras, Antonio Carlos Napoleão reúne depoimentos e informações completas das partidas até o ano de 2001, trazendo resultados, artilheiros e as grandes conquistas.

Para oferecer ao leitor a estatística completa dos jogos entre as duas equipes mais amadas e odiadas de São Paulo, o autor, além de recorrer ao acervo dos clubes e às redações de jornais e revistas especializadas, colheu depoimentos de jogadores, jornalistas, técnicos e torcedores.

Napoleão define essas eletrizantes batalhas como algo "muito maior do que poderiam desejar todos os deuses do futebol. O sucesso de cada um diante dos seus torcedores não é suficiente, é necessário curtir a dor da derrota e humilhação do adversário a cada confronto."

*

Corinthians X Palmeiras
Autor: Antonio Carlos Napoleão
Editora: Mauad
Páginas: 128
Quanto: R$ 28,30
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página