Livraria da Folha

 
01/11/2009 - 07h00

Jornada de Literatura de Passo Fundo (RS) premia contistas

da Livraria da Folha

Com os contos "Quando o desejo passou por aqui", "Primeira Página" e "Último domingo ao mar", Éder Rodrigues (pseudônimo Zarodri), de Belo Horizonte, venceu o Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.

Ele recebeu R$ 5.000 e um estágio de dez dias na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com direito a passagem aérea, hospedagem, participação em seminários de literatura e encontros com professores e críticos literários.

Paulo de Tarso Ricordi, de Porto Alegre, ficou em segundo lugar com os contos "Na linha de rebentação", "Ouvindo a chuva" e "O jumento", e recebeu R$ 3.000. Os dois primeiros colocados também receberam o troféu Vasco Prado. Receberam Menção Honrosa Zulmar José Lopes de Vasconcelos (Rio de Janeiro, RJ), Guido Edmundo Callegari (Porto Alegre, RS), Tojali Leite (Rio de Janeiro, RJ), Anna Soledade Vieira (Ipanema, Minas Gerais), Henrique Bom (Rio de Janeiro, RJ) e Carlos de Fraia (São Paulo, SP).

Os nomes dos vencedores foram divulgados na 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), que começou na última segunda (26). A 11ª edição recebeu 1.887 trabalhos inéditos, com participação de escritores de 20 Estados do país. Rio Grande do Sul, com 148 contos, São Paulo, com 145, e Rio de Janeiro, com 128, foram os Estados com o maior número de participantes. A comissão julgadora foi formada por Carlos Urbim, Jaime Cimenti e Zilá Bernd.

 
Voltar ao topo da página