Livraria da Folha

 
04/11/2009 - 11h16

Marcelo Tas diz que Lula é "gênio do ilusionismo" e publica livro com frases do presidente

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Caio Guatelli/Folha Imagem
Marcelo Tas (foto) publica livro com frases "filosóficas" do presidente
Marcelo Tas (foto) publica livro com frases "filosóficas" do presidente

"A política é como uma boa cachaça: você toma a primeira dose e não tem como parar mais. Só quando termina a garrafa." Essa é uma das "filosóficas" frases ditas pelo presidente Lula e reunidas pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas no livro "Nunca Antes na História Deste País" (Panda Books, 2009), que mistura humor e ironia ao lembrar de momentos marcantes da história do nosso país.

"Após receber a faixa presidencial, Lula virou um expert em qualquer tipo de assunto, principalmente naqueles onde não tem o menor domínio", afirma Tas, em entrevista à Livraria da Folha, além de dizer que "Lula é um gênio do ilusionismo" e que "sabe muito bem transformar uma derrota vergonhosa numa vitória retumbante".

Garimpadas de jornais, revistas, documentários e de "Lula, o Filho do Brasil", as declarações são divididas em dez capítulos, onde cada um deles é dedicado a uma "profissão" adotada pelo ex-metalúrgico: advogado, animal político, comediante stand-up, economista, filósofo, marqueteiro, metamorfose ambulante, ser humano, técnico de futebol e turista.

Veja, abaixo, qual a frase mais "revoltante" e a mais engraçada, de acordo com Marcelo Tas, e saiba mais detalhes do projeto do livro.

*

"Se disputasse uma eleição, os votos do Sarney não dariam para encher um penico"

Divulgação
Tas reuniu as frases mais engraçadas e polêmicas do presidente Lula
Tas reuniu frases engraçadas e polêmicas do presidente Lula

(disse Lula, em 1983, ao lado de Hélio Bicudo e Ulisses Guimarães, no primeiro comício pelas Eleições Diretas)

"Eu vi tudo bem de perto, vestido de Ernesto Varela, em frente ao pequeno palanque na Praça Charles Muller. Naquela tarde, com Fernando Meirelles na câmera, tinha gravado minha primeira entrevista com o futuro presidente. Ver Luis Inácio hoje, elogiando insetos do naipe de Sarney, Renan, Jader Barbalho... revela melancolicamente a deterioração ética do líder petista."

"Minha mãe era uma mulher que nasceu analfabeta"

"Sem dúvida, esta é a mais engraçada, e revela duas coisas importantes sobre a personalidade do presidente: a importância de dona Lindu na sua formação e a importância que Lula dá a si mesmo. Até o fato da mãe dele nascer analfabeta, como a mãe de todos nós, ele nos vende como algo muito especial."

*

Livraria da Folha- De quem partiu a ideia do projeto do livro?
Marcelo Tas - O Marcelo Duarte [criador da Panda Books] me chamou para um cafezinho, jogou uma pastinha com frases do Lula na minha frente e perguntou: você acha que isso dá um livro? Dormi com a ideia por uns dois meses. De cara, me chamou a atenção o fato de que, após receber a faixa presidencial, Lula virou um expert em qualquer tipo de assunto. Principalmente naquelas onde não tem o menor domínio. De tecnologia de perfuração marítima em águas profundas à performance do Ronaldo no Corinthians, o cara chuta certezas inabaláveis.

Ricardo Gimenes/Divulgação
Ilustrações mostram o presidente Lula em suas diversas "profissões"; livro de Marcelo Tas reúne frases polêmicas
Ilustrações mostram o presidente Lula em suas diversas "profissões"; livro de Marcelo Tas reúne frases polêmicas

Livraria - Quanto tempo você levou para garimpar todas as frases?
Tas - Foi quase um ano. O cafezinho com o Marcelo aconteceu antes do Natal de 2008. Prometi entregar o livro no meio do ano, para comemorar os dez anos da Panda, que aconteceu em setembro. Mas aí veio a crise do Senado e eu convenci a Panda de adiar o lançamento. A história estava acontecendo diante dos nossos narizes. Não podia fechar o livro sem a participação de Lula no mergulho do Congresso para o fundo do mar de lama. Também ampliei minha pesquisa para além dos jornais e revistas. Encontrei em trechos pouco comentados de documentários como "Entreatos" e programas da Radiobrás, frases preciosas do presidente. Também foi de extremo valor o material publicado no livro "Lula, o Filho do Brasil" de Denise Paraná. Ali estão passagens completamente desconhecidas da vida do atual presidente. Foi um material riquíssimo que serviu para confirmar e completar as frases dos dez personagens que inventei para o presidente.

Livraria - Você acha que todas estas coisas ele fala sem pensar ou arquiteta a maioria delas, com alguma intenção?
Tas - Como eu digo no capítulo "Lula Marketeiro": Luis Inácio é o Duda Mendonça de si mesmo! Como todo grande político, Lula é um gênio do ilusionismo. Sabe muito bem transformar uma derrota vergonhosa numa vitória retumbante. Se as obras do PAC empacam, inventa uma frase sobre o sapo que impediu o andamento das obras, enfurecendo ambientalistas mas incendiando a plateia da arquibancada.

Livraria - Na sua opinião, ele é o presidente brasileiro que mais falou "bobagem"?
Tas - Não sejamos injustos com Lula! Ele apenas fala mais e é mais corajoso para o improviso que seus antecessores. Na média, penso que as bobagens ditas por FHC, Itamar e Collor se equivalem ou até mesmo superam as de Luis Inácio.

 
Voltar ao topo da página