Livraria da Folha

 
06/11/2009 - 21h06

Anita Malfatti morreu há 45 anos; veja livros sobre a pintora

da Folha Online

A arista Anita Malfatti foi um dos grandes nomes da Semana de 22, ao lado de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade (com quem supostamente teria tido um romance), Oswald de Andrade e Menotti Del Pichia.

Com uma deformidade no braço direito, a artista desde pequena teve que aprender a utilizar a mão esquerda para escrever e pintar.

Em 1917, seus quadros, de cores vivas e traços fortes, chocaram a vanguarda paulistana. Monteiro Lobato criticou duramente seus trabalhos e muita gente queria destruir suas telas com bengaladas. Mas ela passou por cima disso e fez uma revolução ao lado de seus companheiros, mudando os rumos da arte no Brasil. A artista morreu no dia 6 de novembro de 1964.

A Livraria da Folha fez uma seleção de obras sobre a autora.

*

Divulgação
Autora teve acesso à casa e ao ateliê de Anita Malfatti para escrever livro
Autora teve acesso à casa e ao ateliê de Anita Malfatti

"Anita Malfatti no Tempo e no Espaço (Caixa com 2 Volumes)"

Nos anos 60, poucos anos antes de morrer, Anita Malfatti abriu as portas da sua casa e ateliê para a autora Marta Rossetti Batista, que pôde, a partir daí, pesquisar arquivos, bibliotecas e coleções, públicas e particulares, reunindo e cruzando informações, até mapear todas as etapas de sua vida.

A pesquisa, que durou mais de quatro décadas, resultou nestes dois volumes. Em 2007, a autora recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Biografia de 2007 pelas duas obras.

O primeiro volume, "Biografia e Estudo da Obra", traz ao público o mais completo estudo já feito sobre a vida da artista, de forma a compreender as condições de produção e recepção de sua obra. Abordando desde sua infância, seus estudos em Berlim e Nova York na década de 1910, as exposições individuais de 1914 e 1917, a participação-chave na Semana de 22, a estadia em Paris nos anos 20 e toda sua trajetória posterior, o volume inclui mais de 300 imagens, várias delas inéditas, um caderno com reproduções em cores de suas principais obras e uma cronologia.

O segundo, "Catálogo da Obra e Documentação", relaciona mais de 1.300 obras -- em sua maior parte reproduzidas na edição --, cada uma acompanhada por um verbete que traz não só os dados técnicos essenciais, mas também um comentário informativo e um histórico, relacionando as coleções a que pertenceu, exposições de que participou e uma oportuna crítica que assinala os textos nos quais o trabalho foi citado, reproduzido ou analisado. O volume apresenta ainda uma bibliografia completa de e sobre Anita Malfatti, num período que se estende de 1914 a 2004.

*

Divulgação
Livro mostra às crianças como foi a infância da pintora
Livro mostra às crianças a infância da pintora

"Crianças Famosas: Anita Malfatti"

Os livros da coleção "Crianças Famosas" contam episódios da infância de grandes músicos, pintores, escritores e inventores da História Universal e do Brasil, mostrando sua genialidade precocemente revelada e aproximando-os do público infantil.

Neste volume, a autora Carla Caruso fala sobre a infância de Anita, de forma leve e delicada. Conta sobre sua família, sua afeição aos desenhos e sobre o problema que tinha na mão direita, que a impedia de utilizá-la para pintar ou escrever.

*

Divulgação
Sobrinha da artista brasileira conta sobre a vida da pintora modernista
Sobrinha da artista brasileira conta sobre a vida da pintora modernista

"Minha Tia Anita Malfatti"

A sobrinha de Anita Malfatti, Dóris Maria Malfatti (1929-2009), dedicou seus últimos dias às correções do livro que escreveu sobre a tia artista, com quem conviveu intensamente. Neste volume, a autora faz um mergulho na vida da tia e conta como era o dia a dia da pintora, as casas onde ela viveu, além de falar sobre sua infância, adolescência e vida adulta.

Este relato generoso da intimidade da família enriquece com detalhes inéditos e contornos mais definidos a imagem desta grande artista, iluminando ainda mais seu retrato para a história da arte brasileira.

*

Divulgação
A vida e o colorido da pintora Anita Malfatti
A vida e o colorido da pintora Anita Malfatti

"Anita Malfatti, a Festa da Cor"

Este livro retrata a efervescência cultural da Alemanha e dos Estados Unidos das primeiras décadas do século 20 e do choque causado pela Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922.

O modo de lidar com a deficiência física, os mistérios da vida amorosa e a suposta paixão de Anita por Mário de Andrade, temas fundamentais da biografia da pintora também estão aqui presentes, iluminando ainda mais o retrato desta artista de grande importância para a história da arte brasileira.

 
Voltar ao topo da página