Livraria da Folha

 
16/11/2009 - 22h25

Crime contado no best-seller "A Sangue Frio" completa meio século

da Livraria da Folha

Efe
Ao saber de chacina em Holcomb, Capote cruza EUA para investigar
Ao saber de chacina em Holcomb, Capote cruza EUA para investigar

Era 15 de novembro de 1959 e uma religiosa e honesta família estava em sua fazenda, chamada River Valley, na pacata cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos. Até que dois homens resolveram invadir o local naquela noite em busca de uma fortuna escondida em um cofre --que não existia-- e deram notoriedade à região ao matarem os quatro membros de uma família que ali morava: o casal Bonnie e Herb Clutter e seus filhos caçulas Nancy e Kenyon.

Além de chocar os moradores do lugar, a história chamou a atenção de um jornalista perspicaz e atento: Truman Capote. Ao ler sobre o crime em uma nota de jornal, Capote deixou Nova York, onde vivia, e foi até Holcomb para saber mais daquele terrível ocorrido.

Após seis anos de muitas investigações, pesquisas, visitas a River Valley e entrevistas --inclusive com Perry Smith e Dick Hickock, os assassinos--, o escritor lançou "A Sangue Frio", um livro que virou best-seller em todo o mundo, ganhou traduções em 30 idiomas e se tornou precursor do chamado jornalismo literário.

Na obra, Capote conta detalhes dos últimos dias da vida dos Clutter, desde as visitas à igreja local às brigas entre os irmãos e até mesmo as crises depressivas da matriarca, até o dia da cruel chacina.

O jornalista relata ainda a investigação da polícia, os suspeitos, o impacto do crime na pequena comunidade e a fuga, o histórico, a prisão e condenação dos assassinos. Ele visitava Dick e Perry na prisão com frequência e há quem afirme até que tenha se envolvido com este último.

O genial escritor costumava dizer que registrava em sua mente 95% de tudo o que ouvia e, por isso, não usava gravadores em suas entrevistas. Essa peculiaridade deixa algumas dúvidas quanto a veracidade do que é contado, já que não há registros para comprovar as conversas.

Divulgação
Best-seller sobre crime é precursor do chamado jornalismo literário
Best-seller sobre crime é precursor do chamado jornalismo literário

Mas o estilo elegante e primoroso de Capote de contar a história de uma forma envolvente, fazem "A Sangue Frio" ser um daqueles livros que o leitor não se desgruda das páginas até terminar a leitura.

*

"A Sangue Frio"
Autor: Truman Capote
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 440
Quanto: R$ 54,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página