Livraria da Folha

 
18/11/2009 - 08h00

"Selvagem da TV" quer conhecer gorilas no Congo e dragões na Indonésia

da Livraria da Folha

Richard Rasmussen ficou famoso com um quadro de aventuras no "Domingo Espetacular" (Record). Com a boa audiência do programa, ele acabou fisgado pelo SBT. Nas últimas semanas, ele viajou para lugares inóspitos para gravar seu programa semanal no canal de Silvio Santos, com previsão de estreia em 2010.

Para registrar suas aventuras durante o tempo em que trabalhou na Record, Rasmussen escreveu o livro "As Aventuras do Richard", lançado pela Ediouro, no qual descreve os detalhes das regiões pelas quais passou, o encontro com os mais variados tipos de animais, além de revelar momentos que marcaram sua vida, desde a infância, a morte da mãe, áté como chegou à TV.

Ele é formado em ciências contábeis pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de dez anos como economista, cursou biologia e iniciou suas expedições pelo mundo gravando o programa "Selvagem ao Extremo". Quando não está gravando, o aventureiro vive com os filhos e a mulher em uma chácara no interior de São Paulo, cercado de cães, antas, emas, cavalos e quatis.

Leia entrevista com Rasmussen.

*

Livraria da Folha - Há novidade sobre seu programa no SBT?

Richard Rasmussen - A principal novidade, para mim pelo menos, é a responsabilidade de entregar um programa de uma hora, somente nosso. É mais tempo de aventura e mais tempo para explorar os assuntos.

Livraria da Folha - Das aventuras narradas em seu livro, qual você considera a mais curiosa e interessante?

Rasmussen - Eu seria injusto em escolher apenas uma, já que são tão diferentes em sua essência e experiência. Um encontro com um tamanduá, uma baleia franca, um morcego hematófago, um jaú ou um lobo guará são situações completamente diferenciadas.

Sabrina Martins/Divulgação
Richard encontra o kambô, perereca de 12 cm, na terra indígena dos Katukina, no Acre
Richard encontra o kambô, perereca de 12 cm, na terra indígena dos Katukina, no Acre

Livraria da Folha - Qual é a aventura que o sr. sonha fazer? Algum lugar exótico?

Rasmussen - Existem ainda muitos lugares que eu gostaria de ir. Aliás, vou conhecer e levar nossos telespectadores para lugares como: o Congo (gorilas), Indonésia (dragões), Austrália (barreira de corais), China (panda), entre outros.

Livraria da Folha - Apresentadores como a Hebe brincam sobre seu manejo com cobras. O q o sr. acha da criação doméstica do réptil, como lojas que vendem jiboias? É favorável a esse comércio?

Rasmussen - Existe uma demanda para animais silvestres como papagaios, araras e serpentes. Eu sou favorável quando esses animais vêm do comércio legal, como acontece hoje em dia. Porém, devemos tomar cuidado, pois, se não suprirmos a demanda com animais criados legalmente, estaremos aumentando a retirada destas espécies da natureza.

Livraria da Folha - Em 2006 o apresentador Steve Irwin morreu atacado por uma arraia. Qual o acidente mais grave que o sr. sofreu e como se protege do risco de um ataque?

Rasmussen - Realizo meu trabalho dentro de um conceito de bom senso e experiência adquirida. Acidentes e riscos fazem parte do dia a dia de qualquer biólogo de campo!

Divulgação
Biólogo tenta domar um peixe capturado durante uma pescaria no rio São Benedito, no sul do Pará
Biólogo tenta domar um peixe capturado durante uma pescaria no rio São Benedito, no sul do Pará

Livraria da Folha - Quais são seus três livros de cabeceira preferidos?

Rasmussen - Sou um contumaz consumidor de livros técnicos e costumo consultá-los sempre. Para o público em geral, indico: "A Origem das Espécies", de Darwin, e "A Economia da Natureza", de Robert E. Ricklefs, que são dois livros excelentes para compreender nosso planeta. Outro livro muito legal é do Richard Rasmussen, "As Aventuras do Richard" (risos).

Livraria da Folha - Com o sr. lida com o assédio, já q se tornou uma figura de TV e a vida pessoal de famosos é sempre alvo de interesse por parte do público e da mídia?

Rasmussen - O assédio junto ao Richard é diferente do que observo com artistas tradicionais. O Richard não é ator. Eu sou exatamente do jeito que as pessoas enxergam na televisão. É claro que às vezes a gente quer intimidade e sossego, queremos estar com os filhos, podemos estar cansado ou com problemas. Porém, reconheço que devo minha escalada profissional, em parte, aos telespectadores.

Livraria da Folha - Devido a suas viagens, como o sr. faz para se manter informado? É adepto de aparelhos modernos de tecnologia? Usa smartphone? Como se manter informado em lugares inóspitos?

Rasmussen - Manter-se informado pelos meios de comunicação significa, atualmente, saber das desgraças que estão acontecendo no planeta. Estas notícias podem esperar...

*

"As Aventuras do Richard"
Autor: Richard Rasmussen
Editora: Ediouro
Páginas: 144
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página