Livraria da Folha

 
26/11/2009 - 08h00

Corintiano, maloqueiro e sofredor; saiba mais sobre o presidente da República

da Folha Online

Sergio Lima/Folha Imagem
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 24-11-2009 12h00: Presidente Luiz Inacio Lula da Silva no Palacio do Itamaraty, aguardando a chegada do presidente da República Tcheca, Václav Klaus. Politica. Foto: Sergio Lima / Folha imagem.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palacio do Itamaraty, em Brasília

O time do coração de Luiz Inácio Lula da Silva não é segredo algum. Que ele passou fome, por três derrotas eleitorais antes de entrar no Palácio do Planalto e acabou envolvido em diversos escândalos --sabendo ou não-- também é de conhecimento público.

Porém, apesar do sofrimento, o presidente está entre os homens mais influentes do planeta, sua vida ganhou uma versão cinematográfica dirigida por Fabio Barreto e a cada dia surgem novos livros sobre ele, nos mais variados temas.

Em tom cômico, por exemplo, o livro "Nunca Antes na História Deste País", de Marcelo Tas, analisa as falas do presidente para apresentar as dez "profissões" ocultas de Lula: turista, economista, ser humano, filósofo, comediante stand-up, metamorfose ambulante, marqueteiro, advogado, técnico de futebol e animal político.

Na mesma linha, escrito por José Simão, colunista da Folha de S.Paulo, "No País da Piada Pronta Dicionários Lulês, Tucanês e Antitucanês". Talvez mais relevantes para a leitura da história contemporânea brasileira do que muitos compêndios de sociologia tupiniquim.

Divulgação
Por conta do filme, jornalista relança livro que foi tese de doutorado
Por conta do filme, jornalista relança livro que foi tese de doutorado

"A História de Lula: O Filho do Brasil" revela a importância da mãe para a formação do líder e mostra como um menino tímido se transformou, nos anos 70, no principal sindicalista brasileiro. O livro narra ainda alguns dos episódios mais dramáticos da vida de Lula, como os maus tratos sofridos na mão do pai alcoólatra, o acidente que lhe custou um dedo e a morte de sua primeira esposa e do filho que ela estava esperando.

Além de intrigas, curiosidades e histórias inéditas, "Viagens com o Presidente" apresenta um encarte com dezenas de fotos a bordo do avião presidencial, de Lula em banquetes de reis ou nos galpões de fábricas.

Após dois anos de análise dos discursos e entrevistas do presidente, Ali Kamel traça o perfil do político ao expor a trajetória de suas ideias desde sua posse em 2003. O resultado de "Dicionário Lula" é surpreendente, tanto para os partidários quanto aos opositores. Aqui, o militante sindicalista dos anos 80 emerge como um homem que valoriza a família e deus, desejoso em compartilhar os benefícios capitalistas com a população pobre. Para conciliar os extremos sociais criados pelo sistema, utiliza o assistencialismo como ferramenta fundamental para diminuir o distanciamento das classes.

"As C@rtas Ácidas da Campanha de Lula de 1998" é uma curiosa compilação dos e-mails que o jornalista Bernardo Kucinski, assessor de imprensa de Lula em 98, enviava diariamente para o candidato comentando as notícias dos jornais e TV, e indicando os caminhos a serem tomados pela campanha.

O presidente pode não ser maloqueiro --evidente pela foto que abre a matéria--, porém a enxurrada de livros sobre sua vida e carreira política está muito longe de ter fim.

Conheça outros livros sobre o presidente

 
Voltar ao topo da página