Livraria da Folha

 
09/12/2009 - 18h32

Danusia Barbara revela os destaques da gastronomia carioca em novo guia

da Livraria da Folha

Divulgação
Guia elenca cerca de 600 pontos gastronômicos do Rio e arredores
Guia elenca cerca de 600 pontos gastronômicos do Rio e arredores

Com festa e uma pequena homenagem a Tom Jobim, foi lançado ontem (08), no Rio de Janeiro, o "Guia Danusia Barbara de Restaurantes do Rio 2010". Quando a jornalista foi convidada para escrever um guia de restaurantes cariocas, não imaginava que mais de duas décadas depois o projeto ainda seria uma referência gastronômica na cidade.

A 24ª edição do volume elenca cerca de 600 lugares, entre restaurantes, botequins, pousadas, bufês, cursos, fornecedores e pontos gastronômicos do Rio de Janeiro e arredores, como Petrópolis, Itaipava, Búzios, Niterói e Paraty, por exemplo.

Com textos em português e inglês, o guia organiza os estabelecimentos em ordem alfabética, mas os leitores também podem escolher opções entre as categorias criadas pela autora: "Onde estão", "A cozinha de cada um" e "O jeito de cada um". O livro conta ainda com a seção "Onde estão no mundo virtual", que reúne mais de 400 sites de estabelecimentos, entre restaurantes, bares, fornecedores e associações.

Como nas edições anteriores, Danusia Barbara escolhe os restaurantes estrelados (de uma a cinco estrelas) e avalia a comida, o serviço, o ambiente e o preço de todos os estabelecimentos.

Conheça abaixo os nomes e locais eleitos por Danusia como os principais destaques do ano na área gastronômica e os restaurantes que ganharam cinco estrelas no guia.

*

Chefs hors-concours
Recheado de bons almoços, jantares, degustações e festivais, o Rio de Janeiro continua lindo, com uma plêiade de chefs fora de série. Em ordem alfabética: Christophe Lidy; Claude Troisgros; Danio Braga; Flávia Quaresma; Francesco Carli; Frédéric de Maeyer; Luiz Incao; Miro Leopardi; Nao Hara; Paolo Neroni; Pietro Neroni; Pascal Jolly; Roberta Sudbrack; Rogério Siqueira; Roland Villard; Rosa Herz; Silvana Bianchi; Teresa Corção e Volkmar Wendlinger.

Chefs revelação

Damien Montecer, do Térèze
Damien veio da Provence e pratica a cozinha do mundo. Trabalhou com chefs importantes como Daniel Boulud, Le Berardin (3 estrelas Michelin), Claridge's, de Gordon Ramsay, e Moulin Mougins, de Roger Verge. Isso já mostra que ele não é somente um chef revelação. Ainda tem muito a dizer aqui no Rio.

Thiago Sodré, do Sawasdee
Começou a cozinhar com o pai aos 12 anos de idade, no restaurante que a família tem em Búzios. Logo percebeu que era seu destino. Fez vários cursos, formou-se e, hoje, trabalha ao lado do pai, como subchef de um restaurante e rapidamente está se desenvolvendo sob aplausos.

Maître: Antonio Luciano Fernandez de Lima, do Antiquarius
Paraibano de Serra Branca, veio ao Rio conquistar a vida. Há 22 anos está no Antiquarius, onde faz boa parceria com Carlos Perico e Manoelzinho. O que mais gosta: servir e conversar com os clientes. Casado, pai de Matheus e Tainá, mora num sítio em Pedra de Guaratiba.

Sommelier: Éder Heck, do Mr. Lam
Eder Heck nem chegou aos 30 anos e já conseguiu um lugar no rol dos melhores sommeliers da cidade. No Mr. Lam, exercita o lema "desarmonizar para harmonizar com o gosto do cliente". Sempre bem--humorado tem o dom de deixar o cliente bem à vontade para escolher o vinho. Estudioso, é craque no serviço e na simpatia. Costuma dizer que o vinho mudou sua vida. Para melhor.

Garçom: José de Oliveira Paiva, do Mr. Lam
Toppo. É assim que José de Oliveira Paiva é chamado pelos colegas do Mr. Lam. Para os frequentadores do restaurante, ele é simples?mente o Oliveira. Atencioso, é querido por todos os clientes. Leal e sério, é respeitado e admirado pelos que trabalham com ele. O ano de 2009 foi especial para Oliveira. Comprou a primeira casa e foi promovido a maître depois de 25 anos como garçom. De notícia ruim, só mesmo a péssima fase do Fortaleza, time do Oliveira.

Restaurante: Gourmet Praia
À beira da praia de Ipanema, um restaurante com a cara do Rio. Comida inteligente, sensível, gostosa, sob a maestria de José Hugo Celidônio.

Bom, Bonito e Barato: Bistrô do Paço
Centro da cidade, Paço Imperial, no histórico lugar onde morou a Família Real. Ali Maria Nauer, suíça, médica e confeiteira, deixa-nos feliz: boa comida, preços viáveis e um clima de tranquilidade, amigos conversando. As quiches de espinafre e alho-poró; as sopas de erva--doce e cobertura de massa; os muitos doces e tortas, como a incrível de cenoura, a macia de chocolate, a crocante de nozes, a doçura do brownie, o strudel à alemã. Imperdível. Saio contente, sem rombos
no orçamento.

Restaurantes 5 estrelas

Antiquarius
Cipriani
Eça
Fasano al Mare
Le Pré Catelan
Locanda della Mimosa
Olympe
Roberta Sudbrack
Satyricon

*

"Guia Danusia Barbara de Restaurantes do Rio 2010"
Autor: Danusia Barbara
Editora: Senac Rio
Páginas: 356
Quanto: R$ 55,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página