Livraria da Folha

 
11/12/2009 - 10h11

Sobrevivente do Holocausto mentiu idade para não morrer; veja livro

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Henry Katina (foto) relata morte de parentes e amigos no Holocausto
Henry Katina (foto) relata morte de parentes e amigos no Holocausto

"O fato de eu estar vivo, hoje, deve-se a um desconhecido judeu. Quando chegamos a Auschwitz, em maio de 1944, ao abrirem nosso vagão, esse jovem aconselhou-me a colocar um sobretudo grande e me apresentar perante o oficial alemão que fazia as seleções dizendo, em alemão, que eu tinha 18 anos, quando, na realidade, tinha 13. Meus colegas da mesma idade não sobreviveram e foram mortos nas câmaras de gás."

Compre "Passagem para a Liberdade" com 15% de desconto
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Em abril de 1944, Henry Katina e seus familiares foram presos pelos homens de Hitler e deportados para a Polônia dentro de vagões de carga, com destino ao campo de concentração de Auschwitz.

Agora, 65 anos depois, e morando no Brasil, Henry descreve o período mais traumático de sua vida, e conta no livro "Passagem para a Liberdade" (Geração Editorial, 2009) como perdeu os pais, três irmãos, um cunhado e um sobrinho recém-nascido.

Divulgação
Sobrevivente do Holocausto fala sobre os dias mais traumáticos de sua vida
Sobrevivente do Holocausto fala sobre seus dias mais traumáticos

O autor relata os dias de caminhadas intensas (os prisioneiros chegavam a andar 27 quilômetros por dia) e de alimentação restrita (eram apenas 900 calorias por dia, no máximo, "para que os prisioneiros morressem aos poucos, de exaustão").

Por meio das percepções e lembranças de alguém que esteve lá e que foi vítima de todo tipo de tortura, o leitor embarca na luta indescritível e na fé de Henry Katina, que superou humilhações, sofrimentos e privações para mostrar às gerações futuras "o perigo que ainda ronda a humanidade".

"Nunca descobri como a sorte havia me reservado o destino de sobreviver e de hoje estar vivo. Com o passar do tempo, considerei 15 de abril de 1945, o dia da nossa libertação do campo de concentração em Bergen-Belsen, como a nova data do meu nascimento", afirma em uma das páginas do livro.

*

"Passagem para a Liberdade"
Autor: Henry Katina
Editora: Geração Editorial
Páginas: 208
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página