Livraria da Folha

 
10/12/2009 - 22h21

Conheça o clássico de Júlio Verne que escola de SP jogou no lixo

da Livraria da Folha

Divulgação
"A Escola dos Robinsons" foi publicado pela primeira vez em 1882
"A Escola dos Robinsons" foi publicado pela primeira vez em 1882

"Um país se faz com homens e livros" é o que dizia Monteiro Lobato (1882-1948). Será? "A Escola dos Robinsons", clássico do francês Júlio Verne (1828-1905), era um dos livros que funcionários da Escola Estadual Ernesto Monte, em Bauru (345 km de SP), jogaram no lixo.

O fotógrafo João Roberto Alcará viu os exemplares jogados na calçada da escola, na pça. das Cerejeiras, e em uma caçamba de entulho. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo prometeu investigar o caso.

"A Escola dos Robinsons", publicado pela primeira vez em 1882, tinha sido uma doação para a escola.

O livro conta a história do jovem Godfrey Morgan, 22, que terá de aprender a sobreviver em uma ilha. Ele é sobrinho do lord William W Kolderup e está prestes a se casar com a jovem Phina.

Antes de subir ao altar, ele decide fazer uma viagem durante dois anos. O tio o manda para a Nova Zelândia, a bordo do navio comandado pelo capitão Thurotte e em companhia de seu mentor, o professor Tartelett.

O navio afunda, e Godfrey terá de enfrentar selvagens na ilha. A experiência funciona como uma "escola da vida", em que o jovem terá de descobrir o valor do esforço e adquirir sangue frio e coragem.

Mestre da ficção científica, Verne é autor também de clássicos da literatura mundial como "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Viagem ao Centro da Terra" e "20.000 Léguas Submarinas".

*

"A Escola dos Robinsons"
Autor: Júlio Verne
Editora: Hemus
Páginas: 148
Quanto: R$ 34
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página