Livraria da Folha

 
26/12/2009 - 09h48

Stephenie Meyer e seus "vampiros do bem" dominaram 2009

da Folha Online

"Crepúsculo" foi publicado pela primeira vez em 2003, nos Estados Unidos. Desde então a série cresceu e angariou fãs ao redor do mundo. Sua transição para os cinemas, em 2008, expôs ainda mais a história de amor entre a humana e o vampiro.

Conheça a única livraria especializada em "Crepúsculo"; confira os melhores preços

Divulgação
Vampiros bons e "vegetarianos" tornaram-se febre mundial com a série filmes e livros
Vampiros bons e "vegetarianos" tornaram-se febre mundial com a série filmes e livros

No mercado brasileiro, 2009 foi o ano da grande invasão. Livros da série, dedicados a ela, explicando do que se trata ou apenas aproveitando o assunto do momento chegaram às livrarias. Lançado em agosto do ano passado, "Amanhecer" ganhou sua tradução para o português em junho. Em apenas uma semana, chegou ao topo da lista de mais vendidos e permanece nela ainda hoje.

Quarto e, até agora, livro que encerra a saga, traz a mortal Bella Swan tendo de enfrentar as decisões que tomou no final de "Eclipse" e seu coração divido em dois, já que está apaixonada por seu namorado (vampiro) e seu melhor amigo (lobisomem).

Com um certo atraso, "Crepúsculo - O Livro de Anotações da Diretora" foi lançado no segundo semestre. Publicado originalmente nos Estados Unidos logo após o filme "Crepúsculo" chegar aos cinemas, traz as anotações da diretora Catherine Hardwicke, os esboços, testes de figurino, storyboards, processo de adaptação, entre outras coisas.

Veja trecho do livro

Para a estreia do segundo longa, "Lua Nova - Guia Ilustrado do Filme" foi traduzido e traz os bastidores da filmagens de Lua Nova, entrevistas com os atores e fotos que o ilustram. Atingindo o primeiro lugar dos mais vendidos do New York Times logo após o lançamento, no Brasil fez com que a saga de Stephenie Meyer figurasse entre os mais vendidos de não ficção também.

Seguindo o sucesso, "Almanaque Crepúsculo" traz uma longa entrevista com a autora e detalha curiosidades da série que todos os fãs da série sabem na ponta da língua e outros que nem eles sabem. Estão lá os sonhos que levaram Meyer a começar a escrever, as ideias que foram surgindo conforme ela dava vazão à sua imaginação, sua paixão por carros esportivos e outras curiosidades.

Leia o primeiro capítulo

Os astros do longa também passaram a ganhar destaque. Intérprete do vampiro Edward, Robert Pattinson tem arrasado corações por onde passa para divulgar os filmes e ganhou um livro dedicado à sua vida e carreira. "O Álbum de Robert Pattinson" traz histórias de sua infância, de seus tempos de teatro e seu ingresso no cinema, complementadas por fotos de filmes e do ator. Taylor Lautner, que dá vida ao lobisomem Jacob, ganhará um volume dedicado a ele em 2010.

Veja fotos do livro

Com ainda mais dois livros para serem adaptados para, provavelmente, três filmes a saga e a onda de vampiros parece apenas ganhar mais fôlego.

 
Voltar ao topo da página