Livraria da Folha

 
21/12/2009 - 16h20

Alain Resnais adapta o livro "L'Incident" para o cinema

da Livraria da Folha

"Les Herbes Folles" ("Ervas Selvagens", em tradução livre), baseado no romance "L'Incident", de Christian Gailly, é o 48º longa-metragem do cineasta francês Alain Resnais. O filme foi exibido na 33ª Mostra Internacional de Cinema, e estreia dia 25 de dezembro no circuito nacional.

Reprodução
Resnais disse ter se mantido fiel aos diálogos e à cronologia do livro
Resnais disse ter se mantido fiel aos diálogos e à cronologia do livro

Como no volume, que ainda não foi traduzido para o português, Resnais recria uma história romântica e até tragicômica a partir do roubo da bolsa de Marguerite Muir. Ela recupera a carteira de documentos graças a um homem misterioso chamado Georges Palet, que encontra o artefato em um estacionamento.

Mesmo sem conhecê-la pessoalmente, Palet passa a lhe escrever e telefonar. O provável e o improvável começam a permear as relações da anti-dupla. Há situações que envolvem romance, como também há aquelas de perigo e drama.

Resnais disse ter se mantido fiel aos diálogos e à cronologia do livro. Gailly foi uma referência durante as filmagens. O autor, que possui um estilo um tanto quanto único --como o de interromper uma frase no meio do período e utilizar o afirmativo e o negativo em apenas uma sentença-- teve suas características preservadas pelo cineasta.

O espectador, assim como o leitor, são convidados a compartilhar emoções sutis e também profundas com os personagens. Como em "Amores Parisienses", também de Resnais, o filme se afirma além da suposta banalidade do roubo de uma bolsa. Pode ser considerado uma típica opereta atual, com introdução, refrão e epílogo das contradições do ser humano. O próprio título do longa refere-se àqueles personagens que seguem impulsos fora do que é considerado razoável, como Palet. Sabine Azéma, André Dussollier, Anne Consigny, Mathieu Amalric e Emmanuelle Devos estão no elenco.

 
Voltar ao topo da página