da Folha Online
A Mercedes, equipe que comprou a Brawn GP, anunciou nesta quarta-feira a volta de Michael Schumacher para a Fórmula 1. O alemão, que correu pela última vez em 2006, no GP Brasil, em Interlagos, decidiu largar a aposentadoria e retornar às pistas em 2010.
Schumacher, que completará 41 anos em 3 de janeiro, deu início a uma nova era dentro do esporte quando conquistou seu primeiro título mundial, em 1994.
AP |
Piloto festeja vitória no Grande Prêmio da Espanha, em 1994 |
Na época, o piloto garantiu a temporada na última corrida, quando bateu no carro de Damon Hill. O alemão, então novato da Benetton, estava um ponto a frente do inglês e, quando os dois saíram da prova, se tornou campeão.
O livro "A Máquina", da jornalista Alicia Klein, narra essa e outras histórias.
Relato apaixonado e revelador da vida e da carreira de um dos maiores ídolos do esporte mundial, a publicação apresenta uma retrospectiva dos momentos mais importantes da trajetória de Schumacher que, contrariando todas as expectativas, tornou-se um exemplo de liderança no automobilismo.
Do nascimento à aposentadoria, a autora percorre a história do piloto que conquistou sete títulos mundiais da F-1, subiu mais de 150 vezes ao pódio e detém todos os recordes da categoria.
Leia abaixo um trecho do capítulo sete, intitulado "A Primeira Coroa", e relembre um pouco da temporada de 1994.
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Schumacher vencera oito das 14 corridas que disputara; Damon Hill, cinco das 16 em que estivera presente. Ainda assim, apenas um ponto separava o alemão do vice-líder do Mundial. O clima para o último GP da temporada de 1994, em Adelaide, estava tão quente quanto o outback australiano. Hill, que ainda trabalhava para a Williams sob seu contrato de piloto de testes, andava amargurado com os empregadores. "Estou bem enojado com algumas das coisas que vêm acontecendo. Eles não me fazem sentir que a equipe me apóia para vencer o campeonato. Eu sou muito melhor do que meu contrato diz que sou."
Nigel Mansell, enfim, cravou o melhor tempo nos treinos de classificação, Schumacher levou o segundo e Damon - precisando terminar à frente do alemão -, o terceiro lugar. Mas o Leão não conseguiu segurar os dois enérgicos postulantes ao título, que o ultrapassaram e começaram a travar o combate que definiria seus futuros na Fórmula 1. Schumi liderava até o 35o giro, quando um suposto defeito na direção da Benetton o tirou do traçado. Ele voou de encontro ao muro de proteção e foi jogado de volta à pista no momento em que Hill chegava para tomar a posição. A colisão foi inevitável. "Eu só queria fazer a curva. De repente vi o Damon do meu lado e batemos. Meu volante não estava funcionando", explicou Michael. Ele acrescentou ainda: "Foi uma grande batalha entre Damon e eu. Fiz alguns comentários este ano sobre como eu não o respeitava, mas tenho de dizer que estava errado."
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Saiba tudo sobre a carreira do piloto alemão Michael Schumacher |
(Nas imagens deste dia, o que se vê é o seguinte: Schumacher bate no muro e, com o carro teoricamente avariado, volta à pista, ziguezagueia da esquerda para a direita até fechar a porta no momento em que Hill passa por dentro da curva - se ele tinha ou não controle da máquina, ninguém além do próprio consegue saber. Michael e Damon se chocam, o alemão quase capota e Hill permanece na pista. Assim que sua Benetton pára, Michael sai correndo do carro e se posta atrás do pit wall, onde fica esperando para ver o que acontecerá com seu adversário. O inglês ainda tenta, se arrasta até os boxes, mas a suspensão dianteira esquerda de sua Williams já foi para a cucuia. Quatro minutos e três segundos depois da colisão, Hill finalmente deixa o carro e o título de 1994 para Michael Schumacher. Os mecânicos comemoram. Schumi continua parado atrás da grade, sem saber que Hill a esta altura já deixara o cockpit e sem saber que já era campeão mundial. Até que um fiscal se aproxima e lhe dá as boas novas ao pé do ouvido. Em primeira mão.)
O eufórico Nigel Mansell venceu o Grande Prêmio da Austrália, Gerhard Berger, da Ferrari, chegou em segundo, e Martin Brundle, da McLaren, em terceiro. O resultado garantiu à Williams o Mundial de Construtores, com 118 pontos contra 103 da Benetton e 71 da Ferrari.
Muito se discutiu sobre a manobra do alemão e alguns jamais desistirão da idéia de que ele jogou o carro propositalmente sobre o britânico - já que com ambos fora da disputa Schumacher seria campeão. Damon Hill e a Williams, porém, ao contrário da imprensa, nunca questionaram a atitude do adversário. "Não vou ser levado pela interpretação alheia do que aconteceu. Foi uma corrida fantástica, mas acabou. Eu vi uma oportunidade para ultrapassar e achei que deveria pegá-la, só não era para ser", lamentou Hill. Perguntado sobre a possibilidade de entrar com uma manifestação oficial contra a Benetton, Frank Williams esclareceu: "Vi o acidente uma vez. É obviamente controverso, por isso, prefiro não dizer nada. Não vejo propósito para um protesto". Em seguida, a FIA também inocentou o alemão.
"Ainda não caiu a ficha, parece que estou sonhando. Não sei como expressar o que estou sentindo", declarou Schumacher, alheio ao que pensavam à sua volta. Flavio Briatore completou: "Michael precisou andar até a garagem, e quando chegou, o Box parecia um cassino. Uma grande festa."
Como avaliou Pat Symonds, à época engenheiro da Benetton:
Todo piloto de F1 é capaz de dirigir em um nível além do entendimento. Mas não mais que um ou dois têm a inteligência para se tornarem campeões mundiais. Desde o primeiro dia, Michael tinha uma curiosidade e uma habilidade para aprender assombrosas; e é por isso que ele será campeão muitas vezes.
Em 13 de novembro de 1994, com oito vitórias, dez pódios, seis pole positions e oito voltas mais rápidas, Michael Schumacher tornou-se o primeiro alemão a vencer um campeonato mundial de Fórmula 1. Passavam-se três anos, dois meses e 19 dias de sua estréia e lá estava o jovem de Kerpen para receber o título inédito. Controvertido em função das punições sofridas durante a temporada e da resistência à personalidade do novato, mas inquestionável por sua habilidade e pelos 92 pontos alcançados. Schumacher dedicou a conquista a Ayrton Senna.
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"A Máquina"
Autor: Alicia Klein
Editora: Best Seller
Páginas: 272
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha