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23/12/2009 - 16h31

Relembre o primeiro título mundial conquistado por Michael Schumacher

da Folha Online

A Mercedes, equipe que comprou a Brawn GP, anunciou nesta quarta-feira a volta de Michael Schumacher para a Fórmula 1. O alemão, que correu pela última vez em 2006, no GP Brasil, em Interlagos, decidiu largar a aposentadoria e retornar às pistas em 2010.

Schumacher, que completará 41 anos em 3 de janeiro, deu início a uma nova era dentro do esporte quando conquistou seu primeiro título mundial, em 1994.

AP
Piloto festeja vitória no Grande Prêmio da Espanha, em 1994
Piloto festeja vitória no Grande Prêmio da Espanha, em 1994

Na época, o piloto garantiu a temporada na última corrida, quando bateu no carro de Damon Hill. O alemão, então novato da Benetton, estava um ponto a frente do inglês e, quando os dois saíram da prova, se tornou campeão.

O livro "A Máquina", da jornalista Alicia Klein, narra essa e outras histórias.

Relato apaixonado e revelador da vida e da carreira de um dos maiores ídolos do esporte mundial, a publicação apresenta uma retrospectiva dos momentos mais importantes da trajetória de Schumacher que, contrariando todas as expectativas, tornou-se um exemplo de liderança no automobilismo.

Do nascimento à aposentadoria, a autora percorre a história do piloto que conquistou sete títulos mundiais da F-1, subiu mais de 150 vezes ao pódio e detém todos os recordes da categoria.

Leia abaixo um trecho do capítulo sete, intitulado "A Primeira Coroa", e relembre um pouco da temporada de 1994.

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Schumacher vencera oito das 14 corridas que disputara; Damon Hill, cinco das 16 em que estivera presente. Ainda assim, apenas um ponto separava o alemão do vice-líder do Mundial. O clima para o último GP da temporada de 1994, em Adelaide, estava tão quente quanto o outback australiano. Hill, que ainda trabalhava para a Williams sob seu contrato de piloto de testes, andava amargurado com os empregadores. "Estou bem enojado com algumas das coisas que vêm acontecendo. Eles não me fazem sentir que a equipe me apóia para vencer o campeonato. Eu sou muito melhor do que meu contrato diz que sou."

Nigel Mansell, enfim, cravou o melhor tempo nos treinos de classificação, Schumacher levou o segundo e Damon - precisando terminar à frente do alemão -, o terceiro lugar. Mas o Leão não conseguiu segurar os dois enérgicos postulantes ao título, que o ultrapassaram e começaram a travar o combate que definiria seus futuros na Fórmula 1. Schumi liderava até o 35o giro, quando um suposto defeito na direção da Benetton o tirou do traçado. Ele voou de encontro ao muro de proteção e foi jogado de volta à pista no momento em que Hill chegava para tomar a posição. A colisão foi inevitável. "Eu só queria fazer a curva. De repente vi o Damon do meu lado e batemos. Meu volante não estava funcionando", explicou Michael. Ele acrescentou ainda: "Foi uma grande batalha entre Damon e eu. Fiz alguns comentários este ano sobre como eu não o respeitava, mas tenho de dizer que estava errado."

Divulgação
Saiba tudo sobre a carreira do piloto alemão Michael Schumacher
Saiba tudo sobre a carreira do piloto alemão Michael Schumacher

(Nas imagens deste dia, o que se vê é o seguinte: Schumacher bate no muro e, com o carro teoricamente avariado, volta à pista, ziguezagueia da esquerda para a direita até fechar a porta no momento em que Hill passa por dentro da curva - se ele tinha ou não controle da máquina, ninguém além do próprio consegue saber. Michael e Damon se chocam, o alemão quase capota e Hill permanece na pista. Assim que sua Benetton pára, Michael sai correndo do carro e se posta atrás do pit wall, onde fica esperando para ver o que acontecerá com seu adversário. O inglês ainda tenta, se arrasta até os boxes, mas a suspensão dianteira esquerda de sua Williams já foi para a cucuia. Quatro minutos e três segundos depois da colisão, Hill finalmente deixa o carro e o título de 1994 para Michael Schumacher. Os mecânicos comemoram. Schumi continua parado atrás da grade, sem saber que Hill a esta altura já deixara o cockpit e sem saber que já era campeão mundial. Até que um fiscal se aproxima e lhe dá as boas novas ao pé do ouvido. Em primeira mão.)

O eufórico Nigel Mansell venceu o Grande Prêmio da Austrália, Gerhard Berger, da Ferrari, chegou em segundo, e Martin Brundle, da McLaren, em terceiro. O resultado garantiu à Williams o Mundial de Construtores, com 118 pontos contra 103 da Benetton e 71 da Ferrari.

Muito se discutiu sobre a manobra do alemão e alguns jamais desistirão da idéia de que ele jogou o carro propositalmente sobre o britânico - já que com ambos fora da disputa Schumacher seria campeão. Damon Hill e a Williams, porém, ao contrário da imprensa, nunca questionaram a atitude do adversário. "Não vou ser levado pela interpretação alheia do que aconteceu. Foi uma corrida fantástica, mas acabou. Eu vi uma oportunidade para ultrapassar e achei que deveria pegá-la, só não era para ser", lamentou Hill. Perguntado sobre a possibilidade de entrar com uma manifestação oficial contra a Benetton, Frank Williams esclareceu: "Vi o acidente uma vez. É obviamente controverso, por isso, prefiro não dizer nada. Não vejo propósito para um protesto". Em seguida, a FIA também inocentou o alemão.

"Ainda não caiu a ficha, parece que estou sonhando. Não sei como expressar o que estou sentindo", declarou Schumacher, alheio ao que pensavam à sua volta. Flavio Briatore completou: "Michael precisou andar até a garagem, e quando chegou, o Box parecia um cassino. Uma grande festa."

Como avaliou Pat Symonds, à época engenheiro da Benetton:

Todo piloto de F1 é capaz de dirigir em um nível além do entendimento. Mas não mais que um ou dois têm a inteligência para se tornarem campeões mundiais. Desde o primeiro dia, Michael tinha uma curiosidade e uma habilidade para aprender assombrosas; e é por isso que ele será campeão muitas vezes.

Em 13 de novembro de 1994, com oito vitórias, dez pódios, seis pole positions e oito voltas mais rápidas, Michael Schumacher tornou-se o primeiro alemão a vencer um campeonato mundial de Fórmula 1. Passavam-se três anos, dois meses e 19 dias de sua estréia e lá estava o jovem de Kerpen para receber o título inédito. Controvertido em função das punições sofridas durante a temporada e da resistência à personalidade do novato, mas inquestionável por sua habilidade e pelos 92 pontos alcançados. Schumacher dedicou a conquista a Ayrton Senna.

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"A Máquina"
Autor: Alicia Klein
Editora: Best Seller
Páginas: 272
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
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