Livraria da Folha

 
31/12/2009 - 16h08

Há dez anos, Boris Ieltsin renunciava à presidência da Rússia

da Folha Online

A União Soviética teve seu fim oficializado com a queda do Muro de Berlim em 1989. A partir de então, os países que se viram independentes necessitavam organizar-se politicamente, não sendo diferente com a Rússia. No mesmo ano, Boris Ieltsin foi eleito para o Congresso dos Deputados de Povo com apoio popular.

arquivo/AP
Ex-presidente russo Boris Ieltsin morre aos 76 anos de insuficiência cardiovascular
Há 10 anos, Boris Ieltsin renunciava à presidencia e Vladmir Putin assumia o cargo

Ieltsin era conhecido por sua posição contra a lenta abertura política de Gorbachov, e as suas contestações fizeram sua popularidade com o povo russo. Em 1990 foi então eleito presidente pelo congresso e, um ano depois, eleito pelo voto popular assumindo as responsabilidades pela ex-potência.

Durante os nove anos de governo, o político enfrentou polêmicas como a crise econômica, a revolta na Chechênia e os seus problemas com a bebida. Em 31 de dezembro de 1999 inesperadamente anunciou a sua renúncia ao cargo.

Vladimir Putin, ex-agente da KGB que subiu rapidamente na hierarquia, era então primeiro-ministro de Ieltsin e assumiu como presidente interino. Em março de 2000 foi eleito presidente pela primeira vez, sendo reeleito em 2004.

Tanto Boris Ieltsin quanto Putin marcaram a história recente por enfrentarem a transição para o capitalismo e a crise econômica em que a Rússia estava mergulhada. O primeiro teve sua ascensão política narrada em biografia. "Boris Ieltsin: Uma Biografia Política narra suas participações nas mudanças ocorridas no fim da União Soviética até a sua chegada à presidência.

Seu sucessor enfrentou duras críticas, especialmente pelo seu caráter centralizador e a morte de jornalistas. Seus defensores, entretanto, elogiam a retirada da estagnação econômica e o progresso que a Rússia enfrentou sobre seu domínio. David Remnick, jornalista e editor da revista "The New Yorker", traçou um perfil de Vladimir Putin no livro "Dentro da Floresta". Em 2007, o político elegeu seu sucessor e atual presidente russo Dmitri Medvedev.

*

Divulgação
A liderança política na Rússia ao longo dos últimos 16 anos
A liderança política na Rússia ao longo dos últimos 16 anos

O livro "Gorbachev, Yeltsin e Putin: A Liderança Política na Transição Russa" analisa a liderança política na Rússia ao longo dos últimos 16 anos. Seus autores expõem as diferenças cruciais da atuação desses novos líderes, num grande sistema que tanto antes como após a falência do comunismo concentrou grande poder e autoridade no mais alto escalão da hieraquia política. Focando a atenção nesses três líderes russos desde 1985, os autores os examinam à luz de seus objetivos, idéias subjacentes, estilo de governo, configuração de instituições e o impacot de sua atuação em diferentes esferas políticas. Este fascinante e informativo livro oferece aos leitores a oportunidade de vivenciar toda a tensão e o drama internos de uma Rússia em transformação, sob o comando de três líderes muito diferentes.

*

"Boris Yeltsin Biografia Política"
Autor: Elena Klepikova, Vladimir Solovyov
Editora: Rocco
Páginas: 308
Quanto: R$ 31,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

"Gorbachev, Yeltsin e Putin: A Liderança Política na Transição Russa"
Autor: Archie Brown, Lilia Shevtsova
Editora: UNB
Páginas: 236
Quanto: R$ 33,66
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página