Livraria da Folha

 
02/01/2010 - 16h33

Autora de "Comer, Rezar, Amar" lança livro sobre casamento nos EUA

da Folha Online

Depois do sucesso de vendas de "Comer, Rezar, Amar", Elizabeth Gilbert volta às prateleiras das livrarias norte-americanas com o livro "Commited: A Skeptic Makes Peace with Marriage" ("Comprometida: Uma Cética Faz as Pazes com o Casamento", em tradução livre).

Divulgação/Divulgação
Novo livro de Elizabeth Gilbert fala sobre seu casamento
Novo livro de Elizabeth Gilbert fala sobre seu casamento

Nesta nova obra, a autora conta sobre sua vida a dois com o brasileiro José Nunes, que em "Comer, Rezar, Amar" aparece com o nome de Felipe. Elizabeth mescla estudos históricos e sociológicos sobre o matrimônio com a sua própria experiência, além de trazer entrevistas com familiares, amigos e pessoas que conviveram com o casal na Indonésia.

Segundo o jornal "The New York Times", a decisão de se casar demorou para sair. Em 2006, Nunes teve um problema para entrar nos Estados Unidos, e os oficiais da imigração disseram que ele só poderia entrar no país novamente se eles se casassem. Os dois tinham um pé atrás com relação a casamento, pois ambos já haviam se divorciado, mas queriam construir uma vida nos Estados Unidos. Depois de passar 10 meses viajando pelo mundo - esperando que a papelada de Nunes se resolvesse - os dois voltaram para os EUA em 2007 e se casaram neste mesmo ano.

Em entrevista ao "The Wall Street Journal", Elizabeth afirmou que "o casamento tem uma habilidade darwiniana para durar. Esta é a coisa mais impressionante que eu descobri sobre casamento. Ele vai se adaptando conforme o necessário para que continue sendo útil e importante na vida das pessoas. É como as baratas e os jacarés. O casamento vai existir até a humanidade acabar. (...) As pessoas sempre vão querer ter intimidade com uma pessoa escolhida e você não pode ter intimidade sem privacidade, e é este o motivo pelo qual as pessoas 'desenham' círculos de privacidade em torno delas. Eles querem que a família, os vizinhos e lei respeitem a sua união, e é por isso que temos o casamento".

Nesta mesma entrevista, a autora cita Britney Spears. "Uma lição que a Britney pode ensinar é: não se case aos 20 anos, por razões que certamente eu não preciso explicar. A maturidade traz, entre outras coisas, a habilidade de sustentar e sobreviver a enormes contradições e desapontamentos. O casamento é, entre outras coisas, um estudo em contradições e desapontamentos, e dentro desta realidade há um espaço para realmente aprendermos a amar. Mas é preciso pensar sobre os nossos sonhos juvenis mais idealistas antes de entrar nessa", disse Gilbert.

Comer, Rezar, Amar X Commited

A autora afirmou ao jornal "The New York Times" que o novo livro não é uma sequência. "São os mesmos personagens, mas com um pano de fundo emocional bem diferente. O segundo livro tem mais informações acadêmicas e mais sobre a minha família", disse Elizabeth.

Uma das grandes dificuldades da autora foi acertar o tom do livro. Quando ela terminou de escrever a prévia, ela não conseguiu ler até o final e achou que o problema era a diferença de "vozes" entre as suas duas obras. Elizabeth achou que o seu novo livro estava muito sério e pediu ao editor para postergar o seu prazo de entrega. Ela ganhou mais um ano para terminá-lo e depois de seis meses decidiu que poderia voltar a escrever. O editor, Paul Slovak, disse ao "The New York Times" que, sem sombra de dúvidas o novo livro tinha a voz de Elizabeth Gilbert.

No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

 
Voltar ao topo da página