Livraria da Folha

 
05/01/2010 - 13h49

Jornalista João Pereira Coutinho discute "The Humbling", de Philip Roth

da Livraria da Folha

Em coluna da Ilustrada desta terça-feira, o jornalista João Pereira Coutinho discutiu o novo livro do escritor norte-americano Philip Roth, "The Humbling", classificando-o de "a história banal de um homem extraordinário". O livro tem previsão de lançamento no Brasil em Março de 2010 pela editora Companhia das Letras, com o nome "A Humilhação".

O colunista compara o protagonista do romance, Simon Axler, com o personagem teatral Konstantin Gavrilovich, da peça "A Gaivota", de Anton Tchécov. Segundo o jornalista, ambos os personagens possuem uma inexorável necessidade de viver da atenção, afeto e influências de terceiros, sendo incapazes da felicidade por seus próprios méritos ou escolhas.

Coutinho afirma também que as grandes obras de Roth são atualmente as "pequenas narrativas despojadas de qualquer ornamento literário", diferente de grande obras anteriores do autor como "Fantasma Sai de Cena" ou "Complô contra a América".

"The Humbling", ainda sem edição no Brasil, conta a história de um ator veterano que perde inexplicavelmente o seu talento de uma hora para a outra e ao mesmo tempo inicia um relacionamento com uma jovem atriz.

A coluna está disponível na íntegra para assinantes UOL ou da Folha de S.Paulo.

 
Voltar ao topo da página